Quer inovar na sua obra e ainda ter rapidez e qualidade? Preste atenção aos detalhes. Uma das fases mais importantes da construção civil, por exemplo, é a montagem da estrutura. Afinal, se ela não for bem-feita, em pouco tempo os pilares podem ter problemas e abalar todo o imóvel.
Para evitar gastos desnecessários com materiais e mão de obra no conserto das estruturas de armações de ferro, apresentamos um produto que vai melhorar o rendimento no canteiro de obra, deixando o seu projeto ainda mais lucrativo: o Molfix.
O que é o Molfix?
Molfix é um sistema inovador para aplicação em colunas e vigas. O objetivo desse produto é amarrar o estribo ao vergalhão dando um espaçamento adequado à caixaria. Composto de peças plásticas de altíssima resistência, ele substitui o arame recozido.
Com esse método, não são mais necessários os espaçadores, feitos no canteiro de obra ou outros comprados separadamente.
Além disso, o Molfix é 2 em 1, pois funciona como grampo e, também, como espaçador, solucionando dois problemas de uma só vez.
O grampo Molfix substitui o arame recozido no processo convencional de amarração. Age com eficiência, pois, devido à resistência das peças, não deixa a armadura se deslocar durante o processo de concretagem.
Ele também pode atuar como espaçador, garantindo o correto cobrimento das barras de aço, aumentando, assim, a vida útil da estrutura.
Vale lembrar que o espaçamento de estrutura de concreto é descrito na NBR 6118 e deve ser respeitado, garantindo que a armadura não seja exposta diretamente à atmosfera, evitando a corrosão do aço.
Esta tecnologia permite melhor centralização dos ferros na caixaria, diminuindo o risco de infiltrações, rachaduras e ferros expostos. Além disso, traz a vantagem da padronização, diferente do método antigo, em que cada profissional tinha o seu próprio modo de fazer as amarrações.
Como usar Molfix
A instalação se inicia com a montagem da coluna em local apropriado, parecido com o que é feito com o arame recozido. Utilize o espaçamento entre os estribos conforme necessário.
Em seguida, encaixe com as mãos os produtos Molfix simples e/ou duplos nos estribos, que devem ser fixados utilizando um alicate próprio Molfix.
Após um lado da coluna estar totalmente fixado com as peças é necessário repetir o processo com o outro lado. Continue até completar todos os lados da coluna. Se for preciso refazer costelas, utilize os grampos centrais, repetindo, assim, o processo de encaixe e fixação do produto.
Para retirar ou colocar alguma peça do Molfix no estribo, vire o alicate ao contrário do procedimento de fixação, utilizando a parte desenvolvida para remoção – e leve sempre em consideração o tamanho da estrutura.
O Molfix é indicado para estruturas de até 6 metros lineares. Para as maiores, com mais de 6 metros, é recomendável o uso do arame recozido.
Rendimento
O produto Molfix tem o seguinte rendimento:
Espaçamento entre estribos | Quantidade por metro linear |
10 x 10 cm | 40 unidades |
15 x 15 cm | 27 unidades |
20 x 20 cm | 20 unidades |
25 x 25 cm | 16 unidades |
Especificações técnicas
O Molfix é encontrado em dois tipos de peças:
- Grampo espaçador central – Indicado para fixação do estribo no vergalhão na montagem da armação de ferro para vigas e colunas de concreto armado.
- Grampo espaçador lateral – Indicado para fixação do estribo no vergalhão na montagem da armação de ferro para vigas e colunas de concreto armado
Outras características:
- Produto encontrado somente na cor cinza;
- Medida informada na peça indica o diâmetro do vergalhão x o diâmetro do estribo;
- Fácil manuseio;
- Agilidade de mais de 70% comparado ao método tradicional;
- Elimina a possibilidade de rachaduras e infiltrações na estrutura.
- A aplicação precisa ser feita com o Alicate especial Molfix.
Esse produto é comercializado em pacotes com 100 peças, sendo 25 duplas para o fechamento do estribo e 75 simples para as laterais. Quando for necessário fazer um reforço, mais conhecido como costela, deve-se usar a presilha central, vendido em pacote com 50 peças. O produto tem alta qualidade e vai tornar sua obra muita mais ágil.
Gostou da novidade? Se quiser saber mais sobre o Molfix, entre em contato com a gente.
2 comentários sobre “Molfix: Como usar, rendimento e especificações técnicas”