Vazamento de canos em paredes: como identificar e consertar

Quem já não passou por situações de vazamento na parede? Se ele for visível, começa com mancha de água bem pequena e vai aumentando até tomar conta da parede. Agora, se não for, você vai notar a diferença na conta de água.

Saber identificar e consertar esse tipo de problema pode ser bem oportuno; afinal, o cano não escolhe o dia que vai furar. Se acontecer no final de semana ou feriado, por exemplo, fica difícil de encontrar encanador profissional para fazer o conserto. Resultado? O dano pode ser bem maior.

Muitas vezes esse tipo de acidente acontece pela falta de cuidado ao fazer a instalação hidráulica. Quando não há seriedade nessa parte do serviço, é questão de tempo até o problema aparecer. Começar a tratá-lo pela compra dos materiais de qualidade para o encanamento é o primeiro passo para ter paredes sem vazamentos.

Como saber se há vazamento no encanamento

A maneira mais simples de determinar se há vazamento no encanamento é fazer o teste de sucção. Ele é simples:

–       Feche o registro no hidrômetro – por onde a água chega até o imóvel;

–       Abra a torneira diretamente ligada à rua, e mais afastada do registro (geralmente da lavanderia), e deixe sair toda a água que estiver no cano;

–       Pegue um copo cheio de água e coloque-o na boca da torneira aberta;

–       Se a torneira sugar a água, há vazamento na tubulação.

Outra forma de identificar vazamento no cano é fechando todas as torneiras do imóvel e verificando se o registro ainda faz algum tipo de medição. Se isso acontecer, muito provavelmente há um vazamento.

Pode ser, também, que o problema esteja na caixa d’água. Nesse caso, identificar potenciais vazamentos é uma questão de observação. Para facilitar, feche o registro no hidrômetro e marque o nível atual da água. Espere, aproximadamente, duas horas, sem utilizar torneiras ou descarga. Após esse tempo, veja se o nível de água diminuiu. Caso positivo, há um vazamento.

Como você pode perceber, identificar se há vazamento é fácil: o problema real é descobrir onde ele está. Se estiver no cano, provavelmente estará escondido – e isso prejudica bastante a determinação do local exato do problema.

Porém, há outros indicadores que podem ser observados no local do vazamento que provocam alterações nas paredes e terrenos. São eles:

  • Tinta descansando;
  • Parede com cimento úmido ou soltando facilmente;
  • Mofo na parede;
  • Cerâmica soltando.

Tem algum desses itens tirando seu sono? Melhor cuidar rápido deles antes que o estrago fique ainda maior.

Consertando vazamento de água em canos

Depois localizar onde está o vazamento, desligue o registro geral da sua casa e abra as torneiras para escoar a água que já está no cano.

Se os canos estiverem rachados, é possível acabar com o vazamento trocando a peça com defeito. Você pode utilizar, também, um bom kit de vedar, como a Fitadura, um dos itens mais vendidos do nosso site.

Este kit, feito com resina de vidro ou cola plástica, veda o vazamento completamente. Para o bom resultado, aplique o produto de acordo com a especificação do fabricante.

Quando o vazamento for localizado em uma junção de canos, seque bem a região, aplique massa de vidraceiro ao redor do vazamento e deixe secar.

Se o vazamento for muito grande, ou você não sabe onde está localizado, chame um encanador profissional para resolver o problema.

Outra dica é manusear o encanamento com cuidado, pois ele é, geralmente, muito sensível, e um mau reparo pode resultar em problemas ainda maiores do que o inicial.

Sabemos que vazamentos em canos causam grandes transtornos, principalmente se não há encanador profissional disponível para esse momento. A sugestão para evitar vazamentos é escolher tubulação de qualidade antes de iniciar a obra.

No entanto, se o problema já aconteceu, utilize um bom produto de vedação para que o vazamento não volte a te chatear. E, se precisar de inovação na sua construção, conte com a gente.

3 respostas para “Vazamento de canos em paredes: como identificar e consertar”

  1. Arrumei o cano que estava vazando na parede do segundo andar, mas as paredes abaixo continua húmida, quanto tempo demora pra secar a parede ou ainda deve ter outro vazamento, já faz duas semana na era para a parede estar seca.

    1. inovesuaobra

      Olá Jackson, infelizmente não consigo te ajudar com essa dúvida. Se fosse referente ao uso de algum produto nosso acredito que te ajudaria, mas essa informação que você precisa infelizmente não temos. Obrigado pelo seu contato.

  2. […] enorme transtorno e com esse serviço você consegue facilmente achar profissionais. Por exemplo, canos vazando na parede precisam ser consertados muito rapidamente e com esse serviço você consegue encontrar ótimos […]

Deixe uma respostaCancelar resposta

Descubra mais sobre Blog da Inove Sua Obra

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Sair da versão mobile