Construir ou reformar o imóvel exige planejamento e muita paciência. Muitos aspectos devem ser levados em consideração: tamanho, número de integrantes da família, divisão de espaços, necessidade de mais andares, investimento financeiro e outros pontos devem ser supridos com essas mudanças.
Nesse momento, dúvidas começam a surgir com maior rapidez. Muitas vezes a família é grande e sente a necessidade de ter mais espaço para acomodar todas as pessoas com conforto, mesmo sem saber por onde começar a fazer isso.
Caso o terreno do seu imóvel não tenha muito espaço, a solução é retirar o telhado e construir outro andar.
Sabemos que será um longo período de espera, gastos e idas e vindas à obra para acompanhar todo o trabalho. Visitas diárias são importantes para observar o desempenho do serviço que está sendo feito pelos profissionais contratados, fiscalização do uso racional dos materiais de construção e possíveis erros de andamento.
Construir outro andar no imóvel requer alguns cuidados; portanto, o momento de alertar os profissionais sobre isso é na execução da obra. Depois do serviço pronto e entregue qualquer reparo fica bem mais difícil e oneroso.
Um lembrete importante: independentemente do tamanho da casa, jamais pense em construir ou reformar sem antes consultar um arquiteto ou engenheiro. Esses profissionais possuem preparo para avaliar a condição e os potenciais de uma obra.
Antes de pensar no projeto, o especialista deverá levantar informações sobre as fundações, estruturas e instalações da casa. Esses detalhes são importantes porque definem se a edificação é ou não capaz de suportar o peso de um segundo piso.
Erros são passíveis de acontecerem, então se atente para os mais comuns.
É preciso reforçar a estrutura do imóvel para construir mais um andar?
Para expandir sua casa para um segundo andar você pode:
- remover o telhado inteiramente e redesenhar o nível superior;
- ou estender o segundo andar apenas sobre sua garagem, ou outra estrutura do primeiro andar, sem ter que remover o telhado por inteiro.
No entanto, qualquer que seja a opção escolhida, é preciso reforçar a estrutura existente para receber esse segundo andar. Isso pode significar reforçar as fundações, colunas ou a própria laje com vigas e estruturas de metal.
Para esse reforço e cálculo estrutural é necessário contratar um engenheiro, responsável por projetar e executar o serviço.
O segundo momento é de questionar: que tipo de piso devo colocar na laje para evitar infiltração?
Se você construiu mais um andar em sua casa e optou por deixá-la descoberta, o ideal é utilizar revestimento cerâmico com assentamento de argamassa externa AC2 ou AC3, dependendo do tipo e tamanho do piso. Não se esqueça de que o rejunte e espátula devem ser apropriados para esse serviço.
Mesmo que o passo acima seja feito, pode ser que ainda tenha problemas com infiltração, porque a laje costuma empoçar em alguns pontos. Por isso, antes de aplicar a cerâmica, nivele o contrapiso e preveja uma caída mínima para escoamento da água.
Outra dica é drenar a água com um ralo para que o terraço não se transforme em uma piscina.
Qual a melhor maneira de resolver infiltrações na laje que possui revestimento de cerâmica?
Nesse caso, existem duas formas: a primeira é refazer o rejunte das cerâmicas, utilizando produto próprio para áreas frias e externas, calafetando de maneira uniforme todas as frestas do piso. E, ainda, pode ser usado o Rebotec no seu rejunte.
Se essa solução não funcionar, então parta para a outra opção.
A segunda maneira de resolver esse problema é mais trabalhosa, mas, também, mais recomendada.
Remova todo o revestimento e impermeabilize a área com o Rebotec Vedalaje. Após esse procedimento, faça o assentamento da cerâmica. Mas, atenção: antes de impermeabilizar a superfície, verifique se ela está regularizada e com caimento para água de pelo menos 1%.
E conheça as diferenças entre o Rebotec e o Vedalaje!
O mais importante é planejar bem a sua obra para não ter problemas futuros. Para qualquer dúvida no antes, durante ou depois do projeto pronto, pode contar com a gente.