Ter a casa própria e sair do aluguel é o sonho de quase todo brasileiro. E, para realizar esse sonho, é importante ter ao seu lado um pedreiro de confiança.
Esse profissional é responsável por dar forma às ideias de outras pessoas. Ele tira do papel e materializa projetos de diversas naturezas. Além de construir casa, prédio, telhado e fazer o acabamento de construções, também se faz presente nas grandes obras de infraestrutura que vemos nas áreas públicas.
Mas, para ser um bom pedreiro, é importante trabalhar com as ferramentas certas.
Para executar bem um projeto na construção civil, além da experiência, é necessário ter ferramentas básicas para realizá-lo. Esses instrumentos podem ser facilmente encontrados em loja de material de construção, incluindo as lojas online, como a da Inove sua Obra.
Em linhas gerais, o que um bom pedreiro deve sempre dispor na hora de ir trabalhar é carrinho de mão, colher de pedreiro, desempenadeiras, balde, prumo de parede, trena, régua de alumínio, linha de pedreiro, nivelador, cruzeta, espuma e trincha.
Essas são ferramentas manuais, usadas há muito na construção civil. Porém, a tecnologia está presente também nessa área e veio para aperfeiçoar o trabalho do pedreiro, auxiliando no melhor aproveitamento de tempo e recursos, diminuindo o desperdício de material e, também, o tempo de execução da obra.
Veja algumas das ferramentas que auxiliam nesse processo: furadeira de impacto, furadeira a bateria, serra mármore, martelete, rompedor, motor vibrador, mangote vibrador, serra de concreto (Clipper), lixadeira, betoneiras, réguas vibratórias, pistola finca pino, chapiscadeira, cortadora de parede e lavadora de alta pressão, dentre outras.
Tecnologia a serviço da segurança e economia
Diferente do senso comum, que teme o uso da tecnologia com medo de que ela acabe com profissões antigas, na construção civil a tecnologia ajuda no melhor desempenho dos profissionais da área.
Escolher quais ferramentas vão ser usadas na obra depende de uma avaliação do profissional levando em conta o projeto. Esse é momento de verificar o que vai ser útil, pesquisar fornecedores, marcas e avaliar o custo-benefício. Nem todo profissional precisa investir em aparelhos e ferramentas novas para executar seus trabalhos.
Algumas podem ajudá-lo a diminuir custos e tempo, agilizando todo o processo de construção, e a escolha desses novos materiais pode ajudar, também, na segurança do trabalhador. Uma máquina de chapisco e reboco, ou uma aplicadora de argamassa em cerâmica, por exemplo, além de agilizar a tarefa, fazendo até 30 metros quadrados por hora, evita o desgaste ergonômico comum da tarefa manual.
Outro exemplo é o equipamento de pintura, feito a ar comprimido, que evita a dispersão de tinta no ar, reduzindo consideravelmente riscos à saúde das pessoas que estão executando a atividade.
Saber identificar o uso de ferramentas, manuais ou industriais, é um diferencial na hora de fechar um trabalho. O uso correto dessas ferramentas pode aumentar a qualidade do serviço, melhorar a segurança durante a execução, diminuir o tempo de obra e, consequentemente, diminuir as despesas.
Manutenção e cuidados com as ferramentas
Feitas as escolhas de em quais materiais investir, outros procedimentos devem ser tomados para garantir uma vida útil maior ao que for adquirido. É importante comprar ferramentas e equipamentos de qualidade já reconhecida no mercado.
Além disso, fique atento às seguintes precauções:
- Certifique-se da capacidade técnica de quem vai operar o equipamento. Caso a pessoa não tenha, providencie treinamento;
- Faça a manutenção adequada de acordo com o manual de instruções do fabricante e evite danos ao material por mau uso;
- Faça sempre a limpeza adequada após o uso;
- Reserve um local adequado para armazenamento do material, longe de chuva, sol e calor excessivo.
Um pedreiro que cuida de suas ferramentas de trabalho e conta com a tecnologia e inovação para escolher as melhores terá sempre uma agenda mais cheia. Se você quiser fazer parte desse grupo diferenciado, pode contar com a Inove sua Obra.