Não adianta pagar caro em uma casa ou apartamento novo se o acabamento não fica do jeito que a gente quer. E transformar o monte de concreto em um lar é trabalho para pedreiros e azulejistas.
Mas, apesar de ser uma profissão superimportante, os azulejistas ainda não recebem todo o reconhecimento que merecem. É por isso que, hoje, vamos te contar algumas curiosidades sobre esses profissionais que, através do acabamento impecável, podem deixar a casa um brinco!
O conceito que muitos tem sobre os azulejistas podem vir do desconhecimento sobre o que, de fato, esse especialista faz. Por isso, separamos algumas curiosidades sobre azulejistas e pedreiros que vão tornar cada vez mais fácil a relação entre fornecedor e cliente.
#1 Azulejista é detalhista
Não é possível ter sucesso na profissão caso o azulejista não tenha atenção aos detalhes, além de capricho e atenção global. Só quem faz um excelente trabalho recebe a indicação de ex-clientes. Por isso, se a pessoa tiver as habilidades necessárias, pode se tornar um profissional de acabamento de qualidade mais fácil e rapidamente.
#2 Azulejista é organizado
Embora muitos profissionais da construção civil tenham origem humilde, eles são, em sua maioria, educados e inteligentes. Além disso, são muito organizados, principalmente com sua mala de ferramentas. Pode reparar: um azulejista ou pedreiro nunca fica sem saber onde determinado instrumento está.
Além disso, eles fazem o possível para atender aos clientes nos horários marcados e seguir a agenda conforme a demanda. Planejamento e preparação são palavras-chave para quem quer brilhar na profissão.
#3 Azulejista se adapta a vários ambientes
Existem os profissionais que gostam de conversar e gastar tempo de trabalho com outras prioridades, que não o próprio trabalho. Isso ocorre em todas as profissões. Mas, na maior parte das vezes, pedreiros e azulejistas se adaptam a qualquer ambiente de trabalho, respeitando as regras da casa.
Assim, se o cliente quiser conversar, ele vai conversar; se não, ele vai seguir sua rotina de serviços com seriedade. Além disso, ele não vai fumar, se não puder, ou andar sem camisa. Grande parte dos azulejistas e pedreiros tem uma postura discreta, o que lhes dá alto poder de produção.
Para completar, esses profissionais também sabem ser flexíveis quando algum imprevisto ocorre. O melhor azulejista é aquele que, ao ver um problema, encontra rapidamente a solução.
#4 Azulejista estuda pra caramba!
Não é só de ensino superior que vivem as mentes pensantes do país. Mesmo sem existir uma faculdade para azulejistas e pedreiros, esses profissionais se dedicam a melhorar cada vez mais suas habilidades para a prestação de serviço.
Por isso, não se assuste se você encontrar algum azulejista ligado em vários canais de YouTube ou marcando presença nos eventos de construção civil. Tudo o que é fonte de aprendizado – incluindo nosso blog, claro! – pode servir aos melhores profissionais do ramo.
#5 Azulejista é pacífico
Já reparou que não existe briga em canteiro de obras? Pedreiros e azulejistas conhecem bem do seu serviço e não caçam confusão com outras pessoas. Muito pelo contrário: eles, várias vezes, são apaziguadores, e fazem amizade com muita facilidade.
Quanto mais à vontade um azulejista se sente em seu local de trabalho – no sentido de receber confiança e autonomia por parte do cliente –, mais ele consegue produzir com precisão e criatividade.
Essas são apenas cinco das muitas curiosidades da profissão de azulejista, que é bem parecida com a de pedreiro, mas tem o acabamento como especialidade. Se você quer descobrir mais sobre esses trabalhadores, contrate azulejistas da sua região e aposte no trabalho digno que eles têm a oferecer.
E, para deixar a obra cada vez mais sustentável, conte com as ferramentas à venda na loja da Inove sua Obra. Seu pedreiro ou azulejista vai te agradecer por isso!