Aprenda a instalar seu Piso Vinílico

O acabamento e decoração é uma parte muito importante da obra, já que é o que confere personalidade ao ambiente. Nele, a preocupação com o piso deve ser redobrada.

Além da qualidade e durabilidade, o design também é levado em consideração e, pela união de todos esses benefícios, o piso vinílico vem se popularizando em ambientes residenciais.

black-flat-screen-tv-turned-off-210265

O piso vinílico é composto 100% de PVC e muito utilizado em ambientes residenciais internos ou corporativos, dependendo do tipo do piso. Por ser um revestimento que se assemelha à madeira, seu design pode ser liso, colorido, estampado ou mesmo ter textura amadeirada.

Quais as vantagens da aplicação do piso vinílico?

O piso vinílico de PVC apresenta diversos benefícios para o design e conforto do ambiente. Pra começar, ele tem boa absorção acústica que evita os ruídos de “tic toc” dos sapatos; não prolifera fungos e bactérias; apresenta um excelente conforto térmico, pois não aquece, como o carpete, e nem fica gelado, como o porcelanato. Essa escolha também elimina o risco de cupins.

Depositphotos_189821728_xl-2015.jpg

Pisos dessa categoria não empenam ou dilatam; são antialérgicos; resistentes e se adaptam bem a praticamente todos os tipos de superfície. Além da limpeza deles é super prática, pois apenas com uma vassoura ou pano úmido você já tem seu vinílico limpinho.

Vale lembrar que o piso vinílico é indicado para ambientes internos, já que, em ambientes externos, o sol pode desbotar com facilidade a cor do PVC. Existem também pisos vinílicos específicos para banheiro e cozinha e para ambientes comerciais; portanto, fique atento na hora de comprar.

smoked_pewter_lr_8_5b7209a1f2135_1000

O piso vinílico de PVC pode ser aplicado sobre:

  • cimento;
  • cerâmica;
  • piso de alta resistência ou com sistema de aquecimento;
  • pedra.

O piso vinílico de PVC é vendido por m² em placas, réguas ou mantas. Em caso de dúvidas, consulte um aplicador, azulejista ou peça ajuda ao seu pedreiro para entender as diferenças. Quando for visitar uma loja de material de construção para escolher seu piso vinílico, fique atento às informações na embalagem e ao método de aplicação (que pode ser por colagem ou encaixe).

Como instalar seu piso vinílico

Existem métodos diferentes para a instalação do piso vinílico, embora a preparação do ambiente seja sempre a mesma.

O piso vinílico pode ser aplicado sobre o contrapiso ou outros revestimento. Mas, primeiro, é preciso verificar se este não apresenta fissuras ou irregularidades. Caso isso aconteça, é preciso corrigi-las antes da aplicação do piso.

O piso vinílico clicado (de encaixe) necessita de uma superfície sem irregularidades e pode ser aplicado com mais facilidade. Já o piso vinílico colado demanda uma superfície totalmente lisa e nivelada.

Então, para o piso vinílico colado, primeiro é passado na superfície uma massa niveladora e, caso o contra piso seja brilhante, é usado um primer para a massa se aderir melhor à superfície. Após conferir o contrapiso, certifique-se que ele esteja limpo e aspirado para a aplicação do piso vinílico.

Antes de iniciar a aplicação, duas ações devem ser realizadas: a disposição do piso e o teste de umidade na superfície que receberá o revestimento.

O teste de umidade deve ser realizado pelo profissional que fará a aplicação do piso vinílico com 48 horas de antecedência. E o mesmo profissional deve dispor o vinílico para que ele descanse em local plano por 24 horas antes da colagem (ou encaixe), para que o piso se adapte a temperatura ambiente.

A disposição das réguas ou placas também é importante para o profissional visualizar o design da paginação.

Para começar o processo de colagem o profissional confere a superfície. Irregularidades no nivelamento são permitidas até 1mm. O piso deve ser instalado sempre começando das fileiras das paredes, deixando um espaçamento entre piso e parede de até 10 mm.

download (1)

A instalação pode durar mais de um dia, mas a utilização do cômodo é imediata. O piso vinílico exige pouca manutenção e é muito prático, mas lembre-se: seu pior inimigo é a umidade. Prefira limpar o piso vinílico com vassoura e pano úmido com detergente neutro.

Quer mais dicas de como aproveitar o conforto do seu novo ambiente? Veja as novidades da Inove sua Obra!

logo-inove-sua-obra-fundo-transp

Comments

Comentários


2 comentários sobre “Aprenda a instalar seu Piso Vinílico

Deixe uma resposta