Você já deve ter ouvido falar nas populares lâmpadas de LED, cada vez mais presentes em construções empresariais e residenciais. As queridinhas caíram no gosto dos brasileiros e não dá nenhum sinal de ser, apenas, moda passageira.
Mas você sabe quais motivos envolvem essa popularidade?
A sigla LED significa Light Emitting Diode ou, em tradução livre, Diodo Emissor de Luz, um componente emissor de luz. As lâmpadas de LED são econômicas e eficientes, se tornando ideais para o ambiente residencial, já que as luzes residenciais podem representar até 20% do valor da energia elétrica.
Trocando em miúdos, o LED é o que há de mais avançado no mercado de iluminação.
6 Vantagens das lâmpadas de LED
Se você ainda não se convenceu de que vale a pena investir nas lâmpadas de LED, continue nesse post. Listamos, abaixo, as principais vantagens do uso desse material que promete inovar sua obra.
Economia elétrica
A principal vantagem do uso de lâmpadas de LED em casa é, sem dúvidas, a economia de energia que elas proporcionam. Essas lâmpadas geram economia de energia de até 80%, isso porque o componente utilizado no LED consegue produzir mais luz, utilizando menos energia elétrica do que as lâmpadas comuns.
Vida útil
O LED possui uma vida útil maior do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, representando, a longo prazo, uma economia substancial. Devido à grande capacidade luminosa, lâmpadas de LED podem durar até 25x mais do que uma lâmpada incandescente. O LED é resistente a vibrações, dificilmente queimam e não perdem sua capacidade luminosa com o tempo.
Iluminação de qualidade
A iluminação de LED é muito confortável. Com ela, você pode escolher diversas cores e criar ambientes diferenciados. Por outro lado, as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes podem deixar a desejar no quesito qualidade de iluminação.
Não gera calor
A eficiência da lâmpada de LED se dá devido aos componentes criados para transformar a energia absorvida em luz, ao invés de calor. Em dias quentes as lâmpadas comuns podem aumentar a sensação térmica do ambiente. Isso não acontece com as lâmpadas de LED, já que elas praticamente não esquentam e não emitem calor.
Menos radiação
Além de eficiente e econômica, a lâmpada de LED não emite raios ultravioletas e, por isso, não emana calor a ponto de intensificar a sensação térmica do ambiente. O LED também produz pouquíssima luz infravermelha, proporcionando, além de conforto, mais segurança a diversos ambientes.
É sustentável
As lâmpadas de LED não possuem filamentos metálicos ou substâncias tóxicas, como o mercúrio, em sua composição. Por isso, não emite poluentes e pode ser reciclada – caracterizando-se como ambientalmente sustentável.
Como utilizar o LED em obras residenciais
É importante conhecer as informações do produto antes da compra e verificar se a casa possui um soquete compatível com a lâmpada de LED. Geralmente elas possuem o mesmo encaixe das lâmpadas tradicionais, mas é sempre bom conferir.
Mesmo quando falamos de lâmpadas de alta qualidade, é importante verificar esse fator no ato da compra. Existem diversas marcas produzindo lâmpadas de LED, por isso, verifique se o produto escolhido possui selo do Inmetro, garantia de que ele cumpre o que promete sua embalagem.
O próximo passo é escolher os tons adequados para cada ambiente, já que a iluminação é parte da decoração, refletindo-se no conforto do ambiente e pode produzir sensações e criar atmosferas.
Viu como essa inovação vale a pena? Agora, cabe a você, e sua equipe de construção, fazer um planejamento e começar a economizar, trocando suas lâmpadas antigas pelas lâmpadas de LED. E a melhor notícia? Você encontra as melhores marcas na loja online da Inove Sua Obra. Pode contar com a gente!