Como melhorar a produtividade na obra

Ter uma boa produtividade em uma obra é essencial para que o projeto seja bem-sucedido. Apesar de ser bastante importante, muitos profissionais da construção civil não sabem exatamente o que é e como melhorar sua produtividade no dia a dia de trabalho.

Vamos explicar a seguir o que é e o que fazer para aumentar a produtividade em seu serviço. Continue lendo o nosso post e confira!

O que é a produtividade?

Muitas pessoas acreditam que a produtividade está relacionada com o aumento na produção de uma obra. Entretanto, isso é um engano. Na realidade, ter uma boa produtividade na construção civil significa utilizar os recursos que estão disponíveis no canteiro da melhor forma possível.

Ou seja, a produtividade é aproveitar, da maneira mais adequada, a mão de obra, as ferramentas, o transporte de materiais, os insumos e o próprio espaço da obra para que não haja custos extras e desperdícios no projeto.

É por essa razão que ter uma boa produtividade é o desejo de praticamente todos os envolvidos em uma obra. Mas, como fazer para utilizar todos os recursos da melhor forma possível? É o que veremos a seguir!

Como aumentar a produtividade?

Para usufruir dos recursos de uma construção da melhor maneira possível, é preciso ter planejamento. Esse é muito importante, porque é o que define tudo sobre o projeto, como o objetivo, os processos de construção, os insumos e equipamentos necessários, a mão de obra, os prazos e a entrega da obra.

Com um bom planejamento, os profissionais envolvidos sabem como vai funcionar o canteiro e o que devem fazer durante a construção. Isso evita os retrabalhos, isto é, os serviços que têm que ser refeitos por algum erro de cálculo ou execução, e que atrasam o desenvolvimento da obra.

Além disso, um planejamento de qualidade possui o orçamento do projeto, o que faz com que os responsáveis saibam o quanto de recurso financeiro pode ser destinado a cada setor e tenham certeza de que não falta nada na obra.

Quando a construção já está em andamento, além de seguir o planejamento, é essencial manter o canteiro da obra organizado e uma boa comunicação entre os trabalhadores. Parece pouco, mas essas duas tarefas ajudam bastante na produtividade.

Manter o local de trabalho limpo e organizado possibilita que os profissionais se atentem somente as suas atividades, enquanto ter uma comunicação eficiente permite que todos saibam rapidamente se o projeto está sendo desenvolvido conforme o planejado ou se é necessário fazer alguma mudança.

Padronizar as atividades também é uma ótima maneira de aumentar a produtividade da obra. Ao manter um padrão, por exemplo, do que deve ser feito por cada trabalhador, como cada serviço tem que ser realizado, de quando os insumos serão entregues e em que local do canteiro, ganha-se tempo e os trabalhos são mais eficientes.

Além disso, é fundamental controlar bem o estoque e garantir a segurança dos trabalhadores. A primeira atividade assegura que a obra não ficará parada por falta de insumos ou equipamentos, e a segunda faz com que o colaborador se sinta mais protegido e confiante para realizar seu trabalho.

Se você seguir essas dicas, será muito mais fácil melhorar a produtividade em seus projetos. Para saber mais dicas sobre obras e equipamentos de construção, ace


Deixe uma resposta