fbpx

Blog | InoveSuaObra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Sustentabilidade na Construção Civil

A sustentabilidade na construção civil é importante, porque ela traz diversos benefícios para os profissionais e clientes envolvidos em uma obra. Ao realizar um projeto sustentável, você diminui os impactos ambientais de seu trabalho, agrada os consumidores que se preocupam com a conservação da natureza, melhora sua imagem e até diminui os custos futuros da obra para os clientes.

Por isso, a sustentabilidade deve fazer parte de seus projetos. Confira, a seguir, o que é a sustentabilidade na construção civil e como colocá-la em prática!

O que é a sustentabilidade na construção civil

Para que uma obra seja sustentável, ela precisa ter um impacto ambiental baixo tanto em sua construção quanto depois de sua finalização, ser economicamente viável e socialmente aceita.

Sendo assim, você deve repensar o modo que administra o canteiro da obra e a construção do projeto em si para garantir que ambos terão um impacto ambiental menor, serão viáveis econômica e socialmente.

Além de ser ótimo para agradar clientes e diminuir custos após a finalização da obra, essa atitude é importante, porque o setor de construção costuma ter um impacto ambiental muito alto. E, com a sustentabilidade na construção, esse impacto pode reduzir bastante.

Dicas para uma construção mais sustentável

Quer saber como fazer para tornar sua construção sustentável? Veja 4 dicas que conseguem transformar sua obra e fazer com que você atinja esse objetivo!

Utilize materiais de baixo impacto ambiental

O primeiro passo para tornar sua construção sustentável é utilizar materiais de baixo impacto ambiental, ou seja, que utilizam menos recursos naturais, duram mais ou podem ser reciclados. Alguns exemplos são: tijolos ecológicos, concreto pré-moldado, tintas biodegradáveis e lâmpadas de LED.

Use soluções para reutilizar água

A reutilização da água deve ser pensada tanto para o canteiro da obra quanto para a edificação do prédio ou casa. Essa ação é importante, porque além de diminuir o desperdício de água, também reduz a quantidade de água jogada nas ruas e pode evitar enchentes.

Então, pense em alternativas e converse com seus clientes para sugerir a colocação, por exemplo, de sistemas que façam a captação de água da chuva para reutilizá-la.

Aposte na energia renovável

Na edificação, você pode sugerir o uso de painéis fotovoltaicos ou coletores solares térmicos, por exemplo, para que a energia seja gerada com o auxílio de recursos naturais renováveis. Esse tipo de energia tem um custo um pouco mais elevado para ser instalado, mas ele causa um impacto menor no ambiente e reduz os custos mensais com energia.

Já para gastar menos energia no canteiro, uma opção interessante é conferir se as máquinas estão em bom estado e não precisam passar por manutenções. Afinal de contas, se elas estiverem com a manutenção em dia, não vão desperdiçar energia.

Faça a gestão de resíduos no canteiro

É comum que haja entulho em obras e essa é uma das razões pelas quais a construção civil possui um impacto ambiental tão grande. Mas, é possível fazer uma gestão que diminua o impacto desses resíduos na natureza.

Você pode, por exemplo, separar os resíduos do canteiro para que eles possam ser reutilizados ou reciclados após o fim do projeto. Assim, seu canteiro com certeza será mais sustentável.

A sustentabilidade na construção civil se torna cada vez mais importante e é um fato que você precisa levar para seus trabalhos. Só dessa maneira, você vai ajudar na conservação do meio ambiente, agradar os consumidores que se preocupam cada vez mais com a natureza e reduzir custos.

Então, anote as dicas dadas aqui e comece a utilizá-las em seus próximos serviços. Para continuar conferindo notícias sobre o setor de construção civil, é só acessar o Inove Sua Obra!

Comments

Comentários


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: