fbpx

Blog | InoveSuaObra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Martelo de borracha: quando devo utilizar

Na construção civil, os profissionais utilizam diferentes tipos de martelo de acordo com o trabalho que estão realizando. Um dos modelos de martelo mais usados atualmente é o de borracha.

Apesar de ser bastante utilizado, nem todos os profissionais sabem quando ele deve ser usado e qual é o melhor modelo de martelo de borracha para cada serviço. Por isso, a seguir, vamos explicar para que ele serve e em quais características prestar atenção antes de escolher um tipo de martelo de borracha.

Dessa maneira, você poderá realizar o seu trabalho com mais segurança e confiança!

Para que serve o martelo de borracha

Esse tipo de martelo é indicado para a fixação de peças e objetos delicados. É por essa razão que ele é muito utilizado no assentamento de revestimentos, trabalhos com vidros e até na montagem de móveis.

Geralmente, ele é mais usado no assentamento de revestimentos, porque ele é ótimo para ajustar o nivelamento das peças. Ele é tão importante nesse trabalho, que é considerado uma das ferramentas que todo azulejista deveria ter

Depois do assentamento, o recomendado é que o profissional vá batendo na peça com o martelo de borracha até que ela se ajuste às demais peças.

Todos os modelos desse martelo possuem uma face oval e outra reta. O lado oval é indicado para o assentamento de peças mais pesadas, como mármore e outras pedras, porque a área de contato com o revestimento é menor nesse caso.

Sendo assim, a força da batida acaba se concentrando apenas no centro da cabeça do martelo e peças mais frágeis podem não resistir ao baque.

Já a face reta deve ser usada nas peças mais finas e delicadas, porque a superfície de contato é maior. Assim, a força da batida se espalha pela face e não há perigo da peça se quebrar.

Tipos de martelo de borracha

Os martelos de borracha se diferenciam por 2 itens: o tamanho e a cor. Confira, agora, quando cada modelo deve ser usado:

Tamanho

Geralmente, o martelo de borracha pode ser encontrado em 3 tamanhos diferentes. O que é diferente em cada um desses exemplares é o diâmetro da cabeça de borracha, que pode ser de 40 mm, 60 mm ou 80 mm.

O primeiro tipo de martelo deve ser usado no assentamento de peças pequenas ou na fixação de objetos bastante delicados, porque ele é mais leve. Então, não há risco de quebrar o revestimento ou um objetivo decorativo, por exemplo, na hora da fixação.

Já o segundo modelo é indicado para peças médias, porque ele é um pouco mais pesado. Então, em peças médias, é possível aplicar mais força sem quebrá-las ou danificá-las.

O martelo de 80 mm tem que ser utilizado na fixação de peças ou objetos grandes, pois a força aplicada nesses casos tem que ser mais intensa. Caso contrário, o trabalho não será bem feito. No caso dos revestimentos, por exemplo, esse martelo deve ser usado somente com peças maiores que 60x60cm.

Cor

O martelo de borracha pode ser encontrado ainda na cor branca ou preta. O modelo branco é indicado para peças em que é difícil tirar manchas, como as porosas e os porcelanatos polidos, pois ele não deixa marcas.

Por outro lado, o martelo preto tem que ser usado em peças esmaltadas, porque ele pode deixar manchas e é fácil retirá-las desse material.

Antes de comprar seu martelo, verifique também se a borracha é bem macia e se o cabo do objeto não é muito fino. A borracha precisa ser macia para não estragar as peças e o cabo deve ter pelo menos um diâmetro médio para que você consiga aplicar força sem estragar pisos, revestimentos e outros acessórios.

Como você viu, para comprar seu martelo, primeiro é preciso pensar nos detalhes do trabalho. Depois, nas caraterísticas que a ferramenta deve ter para se adequar a ele e só então você consegue comprar o equipamento certo. Afinal, se adquirir um sem pensar nesses itens, você pode pegar o tipo de martelo de borracha errado e prejudicar o seu serviço.

Caso você queira adquirir já um martelo de borracha de qualidade acesse a nossa loja online

Comments

Comentários


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: