fbpx

Blog | InoveSuaObra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Qual o tamanho ideal de cada cômodo?

Realizar uma obra do zero é um trabalho muito interessante e importante para profissionais da construção civil. Entre tantos fatores que devem ser considerados nesse serviço, o profissional não pode se esquecer de pensar no tamanho ideal de cada cômodo.

Afinal, se os ambientes forem menores que o adequado, eles não vão fornecer conforto e bem-estar aos moradores e visitantes da casa. Para ajudar você e os demais profissionais nessa questão, a seguir, vamos explicar como identificar o tamanho ideal de cada cômodo em projetos. Confira!

Como definir o tamanho ideal de cada cômodo

Não há somente um tamanho ideal para cada espaço, porque cada projeto possui suas particularidades, como a área total da casa ou apartamento, quantidade de cômodos e a preferência dos clientes.

Contudo, existem itens que sempre devem ser considerados em cada ambiente e uma metragem média que pode guiar os profissionais e os clientes na decisão do tamanho ideal. Abaixo, listamos o que você e seus clientes devem considerar na definição da dimensão dos cômodos:

Sala

A sala de estar é o espaço em que os moradores se reúnem para conversar, descansar, assistir TV, receber visitas e, em alguns casos, onde as pessoas realizam suas refeições. Sendo assim, ela deve comportar os móveis e ainda possuir espaços para que todos possam circular facilmente pelo ambiente.

Dessa forma, ela conseguirá fornecer conforto tanto para os moradores quanto para os visitantes. A área mínima da sala deve ser de 12 m², podendo ser bem maior, de acordo com o espaço disponível e o desejo do cliente.

Cozinha

É nesse cômodo que os alimentos ficam armazenados, se prepara as refeições da casa e se lava diversos utensílios domésticos. Então, a cozinha precisa ter espaço para acomodar armários, eletrodomésticos, uma pia e, ainda, para fornecer uma boa circulação.

Assim, será mais confortável realizar as ações necessárias nesse cômodo. O tamanho mínimo indicado para uma cozinha é de 6 m². Caso a construção seja de um apartamento bem pequeno, ela pode ter 4 m², mas não menos que isso.

Quarto

O quarto é o local do descanso, além de ser geralmente o lugar em que as pessoas se vestem. Para decidir o tamanho ideal dele, você e o cliente devem considerar o tamanho dos móveis, como a cama, e a quantidade de pessoas que vai utilizar o espaço.

Se ele for destinado para uma pessoa, por exemplo, o mínimo indicado é de 12 m². Já se o quarto for de mais de uma pessoa ou o cliente quiser ter um ambiente espaçoso, o cômodo pode ter 16 m².  Ainda, caso a residência tenha mais de um quarto, os ambientes devem ter no mínimo 9 m²  para fornecer bem-estar aos moradores.

Banheiro

No banheiro não há uma grande circulação de pessoas, por isso ele costuma ser bem menor que os outros cômodos. Mas, ele precisa acomodar pelo menos uma pia, um vaso sanitário e um chuveiro ou uma banheira.

O tamanho mínimo do banheiro deve ser de 3,5 m², podendo ser maior de acordo, por exemplo, com a banheira ou o tipo de pia escolhido.

Área de serviço

Esse é um cômodo pouco usado pelos moradores e que, portanto, há pouca circulação de pessoas. Por isso, ele pode ser menor que os demais ambientes. A área de serviço só precisa ter um espaço para acomodar um tanque, uma máquina de lavar e um ou mais armários. Sendo assim, 5 m² é um tamanho mínimo interessante para esse cômodo.

Com essas dicas será mais fácil saber como definir junto ao cliente o tamanho ideal para cada cômodo, não é mesmo? Leve essas medidas e lembre-se do que deve ser considerado em cada ambiente para definir o tamanho adequado para eles. Para saber mais dicas sobre construção é só continuar acompanhando a Inove Sua Obra

Comments

Comentários


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: