fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Você sabe como fazer um gerenciamento de obra?

Fazer o gerenciamento de obra é fundamental para garantir que ela será realizada da forma planejada, ou seja, será executada no tempo previsto e não ultrapassará o orçamento.

Mesmo sendo uma tarefa muito importante para o desenvolvimento da construção, muitos profissionais não sabem como colocá-la em prática e quais benefícios ela traz para o serviço.

Pensando nisso, vamos explicar abaixo como funciona o gerenciamento de obras e quais são suas vantagens. Dessa forma, você poderá realizá-lo em seus projetos e melhorar o seu serviço!

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js new RDStationForms(‘cadastro-blog-d030b5ab30eec306c530’, ‘UA-79777551-1’).createForm();

Como funciona o gerenciamento de obras

Gerenciar uma obra é administrar todas as etapas e setores do projeto para garantir que ele se desenvolverá conforme o planejado. O responsável pela gestão da construção deve cuidar de diversos processos, mas de forma resumida ele fica encarregado de administrar o projeto, as pessoas, os custos e os documentos do serviço.

Sendo assim, ele precisa ter conhecimento sobre o andamento do projeto e os micros projetos dentro da obra, as contratações de trabalhadores, como está o orçamento e as questões burocráticas da construção.

A função de gerenciar a obra pode ficar somente com um profissional, como o engenheiro, ou ela pode ser dividida entre responsáveis pela construção, por exemplo, o engenheiro e o arquiteto. Independente da forma escolhida, é importante lembrar que a gestão da obra começa antes mesmo da construção em si.

O responsável ou os responsáveis pela administração devem primeiro estudar o projeto e o orçamento disponível para planejar a compra de materiais, contratação de equipes, a logística e o cronograma da obra.

Depois, é necessário acompanhar os trabalhos no canteiro da construção para avaliar como está o desenvolvimento do plano e fazer mudanças, caso seja necessário. Por isso, é essencial que o responsável seja organizado e saiba lidar com pessoas.

Afinal, ele precisará conferir se tudo está como o previsto, registrar o desenvolvimento da obra, conversar com os trabalhadores para cobrar os resultados, tirar dúvidas e auxiliar no melhoramento do serviço da equipe.

Benefícios de fazer esse gerenciamento

Agora que você sabe como funciona o gerenciamento, confira os benefícios que essa tarefa traz para toda a obra:

Identifica possíveis problemas

Ao fazer o acompanhamento de todos os setores da obra, o responsável é capaz de identificar possíveis problemas antes de eles se concretizarem. Sendo assim, ele pode realizar as mudanças necessárias para evitar complicações e se certificar de que a construção continuará funcionando da forma planejada.

Isso é ótimo, porque evita prejuízos, a realização de retrabalhos e faz com que a obra possa ser terminada no tempo previsto.

Reduz custos e desperdícios

Como foi dito, com o gerenciamento de obras é possível evitar problemas. Consequentemente, essa tarefa evita retrabalhos, atrasos e, por isso, ela também ajuda a reduzir os custos do projeto. Afinal, não será preciso contratar os profissionais por um tempo maior que o previsto, por exemplo, ou comprar materiais extras para refazer o serviço.

Além disso, quando a administração da construção é feita de forma adequada, também é mais difícil haver desperdícios de materiais no dia a dia e de mão-de-obra.

Garante a qualidade da obra

Uma obra que possui uma boa gestão também terá um alto nível de qualidade. Ela será melhor que uma construção que não tem administração, porque com um acompanhamento é possível verificar de maneira mais eficiente como estão sendo feitos os trabalhos no canteiro, coordenar a mão-de-obra e realizar cada etapa da forma que elas foram planejadas.

Esses são benefícios que todos os profissionais da construção civil querem em seus projetos, não é mesmo? Então, não deixe de realizar o gerenciamento de obra em seus próximos trabalhos!

E para conferir mais dicas sobre o setor da construção civil é só continuar acessando o nosso site


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: