fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Como fazer a medição da obra de forma eficiente

A medição de obras é uma atividade fundamental no desenvolvimento de uma construção, porque ela verifica a compatibilidade entre o que estava previsto no planejamento da obra e o que foi realizado. Então, ela ajuda no controle dos serviços do projeto e a garantir que o trabalho será bem-feito.

Para conseguir realmente auxiliar no controle é claro que a medição também precisa ser feita de forma correta. Por isso, agora ensinaremos você a fazer uma medição de obra eficiente. Vamos lá?

Passo a passo para fazer medição

1. Confira qual é o critério usado no projeto

Existem diferentes critérios que podem ser utilizados em uma medição. Sendo assim, você precisa verificar quais foram os escolhidos para o projeto antes de começar a medição para não fazer a tarefa de maneira errada.

Os critérios usados geralmente são definidos pela empresa responsável pela obra, sendo que alguns dos mais utilizados são: o TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos) e SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil).

2. Separe as ferramentas necessárias

Depois, você deve separar as ferramentas necessárias para fazer a medição, como esquadro, prumo, trenas e até a documentação obrigatória para a realização do serviço. Afinal, sem ela o serviço não pode ser desenvolvido na obra.

Quando separar as ferramentas, lembre-se de conferir se elas estão funcionando bem. Se elas não estiverem, você vai precisar consertá-las ou arranjar outras. Por isso, é importante separá-las com antecedência.

3. Registre a situação da obra

Antes de fazer a medição, você tem que se lembrar de registrar o desenvolvimento da obra. Ou seja, você tem que tirar fotos de como estão as etapas da construção e fazer a vistoria do projeto.

4. Realize a medição

Em seguida, é a hora de fazer literalmente a medição física dos avanços da obra. Isto é, conferir como está cada área e etapa da construção, como as estruturas, revestimentos e instalações, dependendo da fase que a edificação se encontra. Nessa tarefa, lembre-se ainda de anotar todas as suas observações para analisá-las mais tarde.

5. Faça o relatório da medição

Por último, você tem que fazer o relatório da medição, em que precisa colocar suas anotações sobre o desenvolvimento da obra e as ideias que teve a partir da medição. Lembre-se de que o relatório deve ser bem preciso e claro, porque ele é utilizado para auxiliar em decisões, definir mudanças e até para acertar o pagamento de profissionais.

Qual é a importância de uma medição bem feita

A medição ajuda no controle da obra, ou seja, a verificar se ela está sendo executada conforme o planejado. Mas, a tarefa não é importante somente por essa razão. Ela também é essencial, porque permite que você encontre erros rapidamente no desenvolvimento e, assim, consiga evitar que eles causem grandes problemas na obra.

Além disso, a medição ajuda a impedir que ocorram atrasos, a evitar desperdícios no projeto e garantir que o trabalho será de qualidade. Ainda, se for necessário fazer mudanças para atingir os planos iniciais, é a medição que vai identificar essa necessidade com exatidão e agilidade.

Por isso, a medição de obra precisa ser realizada da forma correta. Agora que você já sabe como fazê-la, é só aplicar os passos em seu trabalho para garantir que ela vai trazer todos esses benefícios para o projeto. Caso queira ver mais dicas sobre o setor de construção civil que vão lhe ajudar em seu serviço continue acessando o nosso site


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: