Como evitar rachaduras na construção

Rachaduras nas paredes podem aparecer por diversos motivos, como pela ação das chuvas, dos ventos, do tempo e do trabalho dos profissionais que realizaram a construção da casa ou edifício.

Apesar de serem comuns, os trabalhadores da construção civil precisam evitar ao máximo o aparecimento dessas rachaduras. Dessa forma, vão fazer um bom serviço e agradar os clientes.

Para evitar que elas apareçam, existem algumas ações que eles podem realizar durante a obra. Então, se você trabalha no ramo e quer melhorar a qualidade de seu serviço, continue lendo para descobrir como evitar rachaduras na construção!

Estude a região da construção

Antes de começar a construção, você precisa estudar a área onde a edificação está sendo feita. Isso é importante, porque as rachaduras podem aparecer devido ao solo e às vibrações nas redondezas, como as causadas por veículos, elevadores e metrôs.

Então, ao observar a região da obra, você consegue descobrir se existem fatores externos que podem provocar o aparecimento de rachaduras e se organizar para se dedicar mais a esse problema. Além disso, você pode avisar o cliente sobre essa questão.

Escolha bem os materiais que vão ser utilizados

Os materiais também podem provocar o aparecimento de rachaduras quando não são bem manipulados. A madeira, por exemplo, tem que ser seca em estufa antes de ser usada em uma construção. Caso contrário, ela pode sofrer uma retração, que causa o aparecimento de rachaduras.

Já o concreto e a argamassa podem perder volume quando ficam secos e isso também pode causar o surgimento de rachaduras nas paredes. Por isso, é importante analisar quais materiais serão usados na obra, escolher exemplares de qualidade e saber como eles devem ser manipulados para não provocarem fissuras na construção.

Molhe a superfície

Molhar a superfície da obra antes dela receber a argamassa e depois de finalizar o acabamento é muito importante, porque assim você garante que as paredes vão ter mais estabilidade. O ato de molhar a superfície também vai proteger a parede e fazer com que ela demore mais para ser danificada.

Utilize fibra de poliéster

A fibra de poliéster é um produto muito resistente, que é utilizado para evitar rachaduras no concreto e em argamassas. Ela pode ser aplicada em paredes, contrapisos, rebocos e construções em geral e deixa seu concreto 4x mais forte.

Mas, é importante lembrar que a fibra de poliéster é um complemento, ou seja, ela não substitui nenhum produto. Ela deve ser uma adição para reforçar o concreto ou a argamassa.

Dê dicas para os clientes

Depois de finalizar a obra, é importante dar dicas para os clientes para que eles possam cuidar da construção da maneira correta e evitar as rachaduras. Então, ensine a eles a importância de limpar as paredes, mas lembre-se de avisar que eles não devem fazer isso quando o tempo estiver chuvoso.

Fale também para eles umedecerem os cômodos em que as paredes recebem muito sol com toalhas úmidas ou bacias d’água. Diga que é importante deixar o ar circular pelos espaços da construção e, ainda, que eles devem chamar um profissional se virem qualquer infiltração na casa.

Seguindo essas dicas, as chances de aparecerem rachaduras em suas obras serão bem menores. Portanto, você deixará os clientes bastante satisfeitos. E, se quiser garantir a fibra de poliéster para seus próximos serviços, é só acessar nossa loja online


3 comentários sobre “Como evitar rachaduras na construção

Deixe uma resposta