A escolha do telhado de um imóvel é uma das ações mais importantes em uma obra, porque ele protege a construção e traz beleza para ela. Como existem diversos tipos de telhado, nem sempre é fácil e rápido definir o mais adequado para o projeto.
Por isso, listamos neste post os principais tipos de telhado e como escolher o melhor para a sua obra. Continue lendo e confira para aprimorar o seu serviço!
Tipos de telhados
Existem diversos telhados disponíveis no mercado atualmente, mas há aqueles que se destacam. Veja, agora, 5 entre os principais modelos:
Com telha aparente
O telhado com telha aparente é muito comum no Brasil, sendo visto em milhares de casas. Ele traz um visual bacana para a obra e é bem versátil, já que existem várias opções de telha para esse modelo.
Algumas telhas que podem ser usadas nesse tipo de telhado são: barro, fibrocimento, metal e concreto. A telha geralmente é escolhida de acordo com suas vantagens, as necessidades do projeto e o gosto dos clientes.
Com uma ou mais águas
As águas são as partes dos telhados inclinados responsáveis por fazerem o escoamento da água. Uma casa pequena geralmente tem apenas uma água, enquanto imóveis maiores podem ter duas, três e até quatro águas.
O modelo de quatro águas é indicado para casas grandes localizadas em regiões bastante chuvosas. Ele tem um visual bem bonito e moderno, mas lembre-se de que não é uma boa ideia colocá-lo se não for necessário, porque ele vai aumentar o custo da obra.
Sem telha
O telhado sem telha é feito de concreto e ele tem uma inclinação bem sutil. Normalmente, ele é usado em projetos modernos e se destaca no visual da casa, por ser diferente do tradicional. Contudo, se o seu cliente quiser esse modelo de telhado, avise que o item precisa passar por manutenção com uma frequência maior que o tradicional com telhas.
Embutido
Outra opção interessante para quem deseja ter um telhado com visual moderno é o embutido. Nesse caso, ele é feito de telhas, mas elas ficam escondidas em paredes localizadas no topo do imóvel. Estas são conhecidas como platibandas.
Além de dar uma cara moderna para a casa, o telhado embutido ainda permite que os clientes comprem telhas mais baratas, já que elas não ficarão expostas.
De vidro
O telhado de vidro pode ser feito com placas ou chapas desse material. Ele é indicado para ambientes em que a ideia é aproveitar a luz natural e observar a paisagem da área. Esse modelo de telhado é bastante elegante, mas também é preciso lembrar que ele demanda uma manutenção frequente para se manter sempre limpo e bonito.
Como escolher o melhor telhado para a obra
A escolha do telhado vai depender da preferência dos seus clientes e das necessidades da obra. O seu papel é mostrar para eles as vantagens e desvantagens de cada opção.
Se os clientes quiserem um telhado tradicional, por exemplo, você pode sugerir o com telha aparente e discutir com eles as vantagens de cada telha que pode ser colocada no modelo.
Já se eles desejarem um telhado moderno, você pode indicar o sem telha ou o embutido. No último caso, lembre-se de avisá-los que eles são bons, porque protegem mais as telhas. Mas, ao mesmo tempo, dificultam a instalação da parte elétrica da casa. Com essas informações em mente, os clientes devem decidir o que preferem.
Independentemente do tipo de telhado escolhido, o importante é que ele proteja a obra e tenha um visual bacana que agrade seus clientes! Para continuar conferindo dicas sobre o setor da construção civil é só acompanhar o nosso site.