fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

4 dicas para manter a obra dentro do orçamento

Um dos principais desafios de qualquer construção, seja uma reforma ou um imóvel que esteja começando do zero, é manter a obra dentro do orçamento. Apesar de ser difícil, os profissionais responsáveis pelo projeto precisam garantir que ela será realizada com os recursos do orçamento para evitar gastos desnecessários e, assim, deixar os clientes satisfeitos.

Pensando nisso, separamos abaixo 4 dicas para você aprender como manter uma obra dentro do orçamento!  

1. Tenha um planejamento

Um planejamento é essencial para manter uma obra dentro do orçamento, porque é nessa etapa do projeto que são definidos os materiais que devem ser comprados, equipamentos que serão utilizados, a quantidade de mão-de-obra necessária e a data de entrega.

Ou seja, sem um planejamento é impossível respeitar o orçamento, porque não há uma organização sobre o que será usado na obra, em qual quantidade e o tempo de duração da construção. Assim, com certeza haverá desperdícios e diversos imprevistos.

2. Faça uma análise de riscos

Depois de ter um planejamento sobre a obra, é a hora de fazer uma análise de riscos. Isto é, de tentar prever problemas que podem surgir durante o desenvolvimento do trabalho, como atrasos, desentendimentos com colaboradores e falta de materiais.

Conhecendo os possíveis riscos do serviço, é possível pensar em soluções para essas adversidades antes mesmo de elas acontecerem e proteger a obra, os profissionais envolvidos e os clientes.

Alguns exemplos de soluções que podem prevenir problemas no desenvolvimento da obra são usar aditivos contratuais, trabalhar com mais de um fornecedor (se o risco estiver relacionado a materiais) ou criar um plano de gestão de crises.

3. Garanta uma boa comunicação no canteiro de obra

Manter uma boa comunicação entre todos os profissionais do trabalho é essencial, porque assim não há mal-entendidos entre compras e pagamentos de materiais, equipamentos ou equipe e evita-se o desperdício de recursos.

Além disso, quando o time tem uma boa comunicação é mais fácil pensar em ideias para solucionar imprevistos e colocar as ideias em prática. Assim, os problemas são solucionados mais rapidamente e é possível manter a obra dentro do orçamento planejado.

4. Acompanhe o desenvolvimento da construção

Fazer um planejamento e uma análise de riscos é uma ótima forma de se prevenir para que a obra não ultrapasse o orçamento. Mas, depois que a construção está em andamento, ademais de garantir uma boa comunicação é necessário acompanhar o desenvolvimento da obra.

Dessa maneira, você consegue saber se tudo está saindo conforme o planejado, se a obra está dentro do prazo e ainda pode ver com antecedência se alguma atividade vai causar complicações. Sendo assim, é possível evitar que elas aconteçam e garantir que a construção continuará se desenvolvendo de forma adequada.

Essas 4 dicas vão fazer com que manter a obra dentro do orçamento seja uma atividade bem mais fácil e eficiente. Por isso, você tem que se lembrar delas e colocá-las em prática em seu dia a dia.

Se quiser mais dicas para melhorar o seu serviço, é só conferir os outros posts no blog da Inove Sua Obra


Um comentário sobre “4 dicas para manter a obra dentro do orçamento

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: