Toda obra precisa seguir algumas diretrizes ou preceitos para que seja cumprida de forma correta. Quando elas são seguidas, a saúde econômica da empresa agradece. Porém, não podemos atrelar economia com baixo investimento.
Seguindo essa linha, o tempo perdido será reduzido e o tempo é dinheiro, não é mesmo?
Leia mais: Como evitar rachaduras na construção
Confira nossa lista com cinco dicas super importantes para deixar a sua obra mais produtiva.
Boa leitura!
Primeiro: Faça um planejamento
Não se faz qualquer tipo de trabalho sem um planejamento, porém, em obras esse trabalho é primordial.
Planejar consiste desde a compra dos materiais que serão necessários para a produção até mesmo a parte de construção, o trabalho final.
Seguindo esse planejamento, sua obra e sua empresa conseguirão atingir os objetivos traçados, o que melhora até mesmo a produtividade dos envolvidos. Essa é a primeira dica de obra que você deve anotar no seu caderno.
Segundo: Siga o cronograma
Os imprevistos acontecem e, portanto, temos que ter consciência disso desde o primeiro segundo em que a obra será idealizada. Porém, um cronograma de atividades e ações deve ser traçado antes mesmo dela começar.
Seguindo o seu cronograma e seu planejamento, os imprevistos até podem ocorrer, porém, você e sua empresa estarão preparados e com tempo hábil para superá-los.
Terceiro: Contrate bons fornecedores
Os equipamentos são a parte mais importante de uma obra, se você não escolher um bom fornecedor, e que tenha credibilidade no mercado, será difícil seguir as duas dicas iniciais e, desse modo, mais imprevistos acontecerão.
Um bom fornecedor também é aquele que cumpre os seus prazos após você solicitar um equipamento ou material. Ele será um dos seus braços para que sua obra não sofra com atrasos ou outros problemas.
Um pós-venda de qualidade também é um diferencial de um bom fornecedor. Por meio desse canal, ele garante um retorno imediato em qualquer imprevisto.
Quarto: Faça bom uso dos equipamentos
Como já dito na dica de obra número três, ter um bom fornecedor e que entregue equipamentos e materiais de qualidade é de suma importância. Porém, você e sua equipe precisam cuidar desses produtos.
É comum que em algumas obras os equipamentos sejam alugados, ou seja, você deve cuidar ainda mais deles, por estarem apenas emprestados. Mas, mesmo que eles sejam seus, manter um bom uso deles é primordial para que durem mais tempo.
Quinto: Segurança é prioridade
Não se faz nenhuma obra sem seguir à risca das quatro dicas anteriores, porém, destacamos a segurança como uma das mais importantes, se não a mais.
Você, como o gestor da obra, deve tomar todos os cuidados possíveis para que sua equipe se mantenha segura no ambiente de trabalho. Seja por meio de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou por diversas outras ações.
Além do mais, contrate profissionais que sigam essas normas de qualidade e proteção.
Conclusão
Planejamento, cronograma, bons fornecedores, cuidado com os equipamentos e segurança devem estar na pauta de qualquer obra diariamente.
Uma construção é a sua marca e, certamente, você quer deixar um registro positivo, não é mesmo? Seguindo as cinco dicas que indicamos por aqui, sua obra será ainda melhor.