fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Como economizar energia na construção

Atualmente, muitas pessoas se preocupam em diminuir o consumo de energia elétrica para causar um impacto menor no meio ambiente. Então, quando esses consumidores vão fazer uma obra, construir um imóvel que não desperdice energia é uma prioridade para eles.

Por isso, é importante que os profissionais da construção civil saibam sugerir formas de economizar energia na construção. A seguir, vamos dar 5 ideias que você pode recomendar para seus clientes. Confira!

Aproveitar a iluminação natural

Aproveitar bem a iluminação natural do imóvel é uma ótima ideia para economizar energia, porque assim é possível diminuir o tempo em que as lâmpadas ficam acesas. Para conseguir aproveitá-la, você pode sugerir a colocação de diversas janelas e portas na construção.

Nas janelas, você pode sugerir a aplicação de cortinas para que os clientes possam diminuir a iluminação quando quiserem, por exemplo, ao nascer do sol.

Escolher uma cor clara para as paredes

Cores claras refletem melhor a iluminação solar e, assim, também ajudam a economizar energia em uma casa ou prédio. Afinal, os clientes conseguem deixar as luzes acesas por menos tempo. Sendo assim, explique isso a eles e dê a ideia de pintar as paredes internas e até externas em cores claras.

Utilizar sensores de desligamento

Sensores de desligamento automático acendem lâmpadas somente quando captam movimentos e as apagam quando o local fica vazio. Então, eles evitam que as luzes fiquem acesas em um ambiente vazio e, dessa forma, evitam o desperdício de energia.

Se os clientes não gostarem da ideia de colocar sensores de movimento na construção, você pode sugerir o uso de lâmpadas de LED. Elas são interessantes, porque gastam menos energia que outros modelos, como as fluorescentes e as incandescentes.

Pensar na ventilação da construção

Como no Brasil faz bastante calor, principalmente no verão, é comum que as pessoas gastem energia com ventiladores e ar-condicionado. Dependendo da região do imóvel, suspender totalmente o uso desses objetos é difícil. Mas, se os ambientes tiverem uma boa ventilação, as pessoas podem diminuir a utilização desses equipamentos.

Uma ideia que você pode sugerir para melhorar a ventilação dos espaços é fazer a ventilação cruzada. Nessa técnica, é preciso fazer vãos de abertura na obra para que o ar fresco entre e saia dos ambientes quando ela estiver pronta.

Colocar aquecedor solar

Como já diz o nome, o aquecedor solar utiliza a energia do Sol para aquecer a água do imóvel em vez da energia elétrica. Além de reduzir o consumo de energia elétrica, um aquecedor solar também tem energia sustentável, já que ele usa a energia solar para funcionar. Por isso, ele é bastante benéfico para o meio ambiente.

Seus clientes podem escolher algumas entre essas dicas ou até todas para economizar energia na construção. Dessa forma, eles vão conseguir reduzir o impacto da construção na natureza e ainda diminuir a conta de energia.

Então, lembre-se dessas 5 ideias e as apresente para as pessoas que precisarem delas. E continue acessando nosso site para conferir dicas e informações sobre o setor de construção civil!


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: