fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Cortador de piso: Guia completo

Realizar um serviço excelente é a vontade de praticamente todo pedreiro, afinal, assim é mais fácil atrair clientes e fazer com que eles se lembrem do profissional quando precisarem da ajuda de um especialista da construção civil no futuro.

Para realizar um bom serviço é necessário conhecer o ramo, mas também é fundamental ter ferramentas adequadas e de qualidade. O ideal é que todas as ferramentas sejam boas, desde as usadas para grandes serviços até as utilizadas em pequenas atividades, porque dessa maneira o resultado final da obra não será prejudicado.

Como um pedreiro utiliza diversos equipamentos no dia a dia, é comum que alguns instrumentos que são essenciais para exercer essa função sejam desprezados. Um grande exemplo de material que é ignorado pelos profissionais da área é o cortador de piso.

Mas, ignorá-lo é um grande erro, porque ele faz toda a diferença em reformas e construções iniciadas do zero. Por isso, decidimos fazer um guia completo sobre ele para que você conheça o equipamento e entenda como ele é importante para o resultado final de seu trabalho. Continue lendo e confira!

Tipos de cortador de piso

O cortador de piso, que também é conhecido como riscadeira, é uma máquina usada para cortar pisos e fazer com que eles se encaixem perfeitamente no espaço. Isso é necessário, pois como qualquer pedreiro sabe, os pisos vêm em medidas pré-definidas. Então, perto de paredes e rodapés, eles geralmente precisam ser cortados para que cubram todo o solo do ambiente.

Atualmente, existem mais de um tipo de cortador de piso disponível no mercado e os profissionais precisam conhecer os modelos para saber qual é mais indicado para cada projeto.

De forma geral, os cortadores se dividem em dois tipos principais:

Manual

O cortador manual é bastante comum e sua principal vantagem é a precisão com que ele realiza os cortes. Por isso, ele é muito indicado para serviços em que a beleza é importante e o resultado do projeto tem que ser impecável.

Esse modelo também é recomendado em trabalhos pequenos e de médio porte, que não exigem o corte de muitas peças. Isso acontece, porque como ele é manual, a velocidade dele não é tão alta como a de exemplares motorizados.

Outra vantagem do cortador manual é que ele é leve, portanto, pode ser transportado facilmente. Além disso, seu custo é mais baixo que o do motorizado, já que ele é mais simples.

Motorizado

O cortador motorizado pode ser elétrico ou a gasolina. Independente do tipo de motor, o modelo motorizado tem como principais vantagens a sua velocidade e potência. Elas agilizam bastante o serviço e, assim, permitem que o profissional ganhe tempo no trabalho.

Dessa forma, os exemplares motorizados costumam ser indicados para serviços de porte grande, em que os cortes são mais difíceis e a demanda é bem mais alta.

Como tem motor, esse tipo de cortador é mais pesado e tem um custo maior que o manual. Os modelos elétricos ainda podem ser portáteis ou fixos, sendo que os últimos são indicados para o corte de peças grandes.

Por que escolher um bom cortador de piso

Além de haver modelos diferentes de cortadores, essas ferramentas ainda são fabricadas por diversas marcas. E, como acontece em vários setores, existem aquelas empresas que produzem mercadorias de qualidade superior às suas concorrentes.

Uma ferramenta de excelente qualidade faz diferença no resultado do trabalho e, por isso, o ideal é sempre tentar trabalhar com esse tipo de equipamento.

Para que você confira as vantagens que uma ótima ferramenta pode trazer, listamos 5 motivos para você escolher um bom cortador de piso entre as opções disponíveis no mercado:

É versátil

Uma boa riscadeira de piso sempre é versátil, ou seja, ela consegue cortar diferentes tipos de pisos. O produto costuma ser usado para cortar pisos de cerâmica, porcelanato e azulejos.

Essa é uma grande vantagem, porque permite que você use o mesmo cortador em diferentes projetos. Dessa forma, você não precisa ter diversos modelos e investir muito dinheiro para realizar um bom corte.

Melhora a qualidade do corte

Cortes de pisos podem ser feitos sem um cortador, porém quando os profissionais realizam essa atividade sem uma ferramenta apropriada as chances de as peças se quebrarem são muito grandes. Então, essa não é uma boa ideia, porque ao tentar economizar dinheiro, os pedreiros acabam tendo mais prejuízos financeiros.

Já com um bom cortador de piso, as peças dificilmente serão quebradas. Esse equipamento ainda consegue melhorar a qualidade do corte, porque os exemplares costumam vir com uma régua embutida.

Com ela, é possível gerar as dimensões exatas das peças, cortá-las no tamanho perfeito e aplicá-las no ambiente. Os cortadores são muito indicados para profissionais que fazem serviços para o setor de construção civil, inclusive, porque essa precisão no corte permite que o resultado da obra fique bem bonito.

Dá agilidade para o trabalho

Outra vantagem que o cortador traz para o seu serviço é a agilidade. Com ele, você consegue cortar muito mais peças em menos tempo. Consequentemente, você é capaz de fazer mais atividades no mesmo dia e, assim, pode acelerar a obra. 

Isso é ótimo para os clientes, que terão o imóvel pronto rapidamente, e é benéfico também para você que poderá pegar mais projetos.

É seguro e fácil de utilizar

Além de melhorar o serviço e trazer agilidade para o dia a dia, um bom cortador é fácil de usar e muito seguro. É muito raro que ele cause acidentes, então você pode ficar tranquilo quanto a imprevistos no trabalho. Como é fácil de usar, o tempo de adaptação à ferramenta é curto e não prejudica os projetos.

Tem um bom custo benefício

Como foi dito, os cortadores manuais são encontrados no mercado com valores mais acessíveis que os motorizados. Afinal, a produção deles é mais simples que a dos elétricos ou a gasolina.

Mas, tanto os cortadores manuais quanto os elétricos de qualidade possuem um bom custo-benefício. Eles conseguem oferecer essa vantagem, porque melhoram bastante o seu serviço e de todos os pedreiros que os utilizam.

Além disso, eles são muito usados em reformas e, principalmente, em construções iniciadas do zero em que todos os pisos ainda precisam ser colocados. Ou seja, os cortadores são utilizados em diversos trabalhos.

E, como eles são versáteis e podem ser usados para cortar diferentes pisos, você não precisa comprar diversos modelos de uma vez.

Boas marcas de cortadores de piso

Hoje, existem duas marcas no mercado brasileiro que produzem ótimos cortadores de pisos: a Dimaestro e a Rubi. Abaixo, vamos explicar as características dos produtos de cada uma delas para que você as conheça e saiba qual escolher.

Dimaestro

O cortador de piso Dimaestro é um produto que já conquistou diversos profissionais do ramo da construção civil devido aos benefícios que ele traz para o trabalho no dia a dia. Ele é manual e pode ser adquirido em três tamanhos diferentes: 50 centímetros, 75 ou 90 cm.

O modelo de 50 centímetros suporta cortes de até 36×36 cm, já o de 75 corta peças de até 53×53 cm e a máquina de 90 cm pode cortar pisos de no máximo 64×64 cm. Já a espessura máxima de corte de todos os exemplares é de 10 milímetros.

Todos os modelos da Dimaestro foram inspirados em ferramentas italianas e têm um alto desempenho. Como eles são manuais, são mais acessíveis e apresentam um ótimo custo benefício.

As ferramentas são compostas por:

·         Guias;

·         Alavanca;

·         Disco de corte removível;

·         Carro em alumínio injetado sob pressão;

·         Quebra inferior e superior;

·         Esquadro regulável (de 90º a 45º);

·         Base de corte;

·         Adesivo emborrachado;

·         Régua de esquadro;

·         Haste de aço trefilado;

·         Parafuso de fixação do esquadro.

Todos esses itens têm uma função no corte e ajudam a melhorar a qualidade do serviço. A quebra inferior do cortador, por exemplo, foi feita para ajudar o profissional a diminuir o tempo gasto com a retirada da peça da base. Já a quebra superior é indicada para cortes em peças pequenas.

O adesivo na base diminui o impacto do corte e, assim, evita que os pisos sejam danificados nesse momento. Mas, o grande diferencial do Dimaestro é a haste de aço trefilado, que é maciça, mais resistente e, por isso, não entorta facilmente.

O modelo da Dimaestro ainda possibilita que você faça vários cortes do mesmo tamanho rapidamente, porque ele foi desenvolvido justamente para dar agilidade ao profissional sem prejudicar a qualidade do trabalho.

Esse cortador tem um design simples e é fácil de usar. Dessa forma, a adaptação do profissional a ele é bem rápida. Isso é excelente, porque não provoca atrasos nas obras.

Rubi

A Rubi é uma marca espanhola que fabrica diversos modelos de cortadores de piso com o objetivo de acelerar e facilitar o serviço dos profissionais da construção. Entre os modelos que se destacam dessa marca estão: o TX-1020 MAX, TX-1250 MAX, o Fast-85, HIT-1200N e o SPEED-92 MAGNET.

Eles são todos manuais e excelentes ferramentas, mas possuem diferenças entre si e são indicados para certos tipos de trabalho. Os modelos TX-MAX, por exemplo, são perfeitos para cortar peças de cerâmica. Mas, o exemplar 1020 faz cortes de até 70×70 cm, enquanto o 1250 faz de 85×85 cm.

O Fast-85, que pode ser usado em pisos de cerâmica e porcelanato, tem como principal vantagem a rapidez no corte. Ele ainda possui uma base de alumínio extrudado bem rígida e guias reforçadas que aprimoram a resistência do produto.

O HIT-1200 N também possui a base de alumínio extrudado, mas ele ainda tem outros benefícios, como a melhor visibilidade da área de riscos e cortes e o sistema magnet. Com esta funcionalidade, o travamento e o destravamento do traçador que risca e separa são feitos com uma mão só. Assim, você ganha velocidade na tarefa.

Ele pode ser usado em peças de cerâmica e porcelanato e é indicado especialmente para serviços bem exigentes. A riscadeira SPEED-92 MAGNET tem uma excelente precisão de corte, pode ser usada em pisos de cerâmica, porcelanato e faz tanto cortes diagonais quanto retos. Por isso, ela é indicada para quem precisa de versatilidade e rapidez no corte das peças.

A espessura máxima de corte varia bastante de acordo com o cortador escolhido, sendo que ela pode ir de 3 até 21 centímetros. Isso é ótimo, porque garante que você conseguirá cortar desde pisos mais finos até os mais grossos se escolher a ferramenta adequada da Rubi.

Como você pode perceber, essa marca oferece mais opções para os profissionais. Então, você precisa analisar bem suas necessidades e as funcionalidades de cada modelo antes de escolher um.

Qual das duas marcas é a melhor?

A Dimaestro e a Rubi são duas das melhores marcas de cortadores de piso disponíveis no mercado brasileiro. Entretanto, como saber qual das duas é a melhor para você?

Na realidade, não há resposta para essa pergunta, porque não existe uma marca que será sempre a melhor para os seus trabalhos. O que há é o cortador que é o mais adequado para cada obra.

Em muitos momentos, como foi dito, o mesmo cortador vai servir para mais de um projeto. Uma ferramenta que corta pisos de cerâmica e porcelanato, por exemplo, pode ser usada em mais de um serviço.

Contudo, às vezes, pode ser que você precise de um equipamento que tenha uma espessura máxima de corte maior ou que realize um corte mais extenso. Quando houver esses casos especiais, você terá que procurar as opções de ambas as marcas e ver qual é a mais adequada, se o seu cortador não for o ideal para a tarefa.

Já para escolher o cortador de piso que usará com mais frequência, você deve analisar bem as características que listamos acima e como são os seus trabalhos mais recorrentes.

O modelo que atender melhor às exigências de seus projetos frequentes será o mais adequado para o seu dia a dia. No site da Inove Sua Obra, nós temos os melhores exemplares de cortadores da Dimaestro e da Rubi. 

Acesse nosso site, veja as características de cada opção e escolha o cortador de piso ideal para aprimorar seus serviços! 


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: