fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Construção civil em 2021

O ano de 2020 não foi fácil para nenhum setor devido à pandemia de Covid-19. Até mesmo a construção civil, que é um dos setores mais importantes do Brasil, sofreu com a diminuição de demandas e enfrentou dificuldades para encontrar insumos e matérias-primas no mercado.

A recuperação do setor começou ainda em 2020, sendo mais significativa no terceiro trimestre do ano. Agora, é preciso saber como fica essa área em 2021 para se preparar para os serviços. Por isso, separamos neste post as principais projeções e tendências para a construção civil em 2021. Confira!

Como estará o setor da construção civil em 2021

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o Produto Interno Bruto (PIB) do setor da construção deve crescer 4% em 2021. Caso essa projeção se realize, será o maior crescimento do segmento desde 2013.

Se esse avanço se confirmar, o campo da construção civil ainda terá um desempenho melhor que as outras áreas do Brasil, já que é estimado um crescimento de 3,2% para o PIB brasileiro.

Outra mudança benéfica que deve acontecer em 2021 é a volta do equilíbrio entre a oferta e demanda de materiais e insumos, segundo especialistas. Isso é esperado devido ao aquecimento do mercado e é muito bom por 2 motivos.

Primeiro, porque os profissionais da área encontrarão os itens que precisam para realizar seus serviços. E, segundo, pois os preços dos itens tendem a baixar quando há esse equilíbrio no mercado.

Tendências da área

Além das projeções sobre o desempenho da construção civil, é importante saber quais são as tendências da área para se preparar e realizar bons serviços. Aqui, listamos as 3 principais tendências:

Sustentabilidade

A sustentabilidade em obras é algo que já vem sendo destacado no ramo e vai continuar em alta em 2021. Isso significa que você precisa pensar em formas de evitar desperdícios na construção, utilizar materiais menos poluentes, na reciclagem de itens e economizar energia e água.

Dessa maneira, a obra terá um impacto menor no meio ambiente. Uma boa gestão de obras pode, por exemplo, te ajudar a evitar desperdícios e economizar recursos.

Além do canteiro de obras, o comportamento dos consumidores também indica que os projetos de construção serão cada vez mais sustentáveis.

Pré-moldados

Apesar de não serem novas, as peças pré-moldadas se tornaram mais populares na construção brasileira apenas nos últimos anos, já que o custo delas ficou mais acessível.

Elas são interessantes, porque como só precisam ser encaixadas na obra, elas diminuem a duração da construção. Sendo assim, reduzem custos, trazem agilidade e fazem com que seja mais fácil cumprir os prazos da obra.

Maior uso da tecnologia

Outra tendência que deve continuar no ano de 2021 é o uso da tecnologia no campo da construção. Ela será mais utilizada tanto antes da obra quanto durante o desenvolvimento do projeto.

A realidade aumentada, por exemplo, que dá aos clientes uma ideia melhor sobre como ficará a obra será cada vez mais usada pelos profissionais da área. Dessa forma, os clientes poderão ver mais detalhes e compreender como será o resultado da construção.

As máquinas tecnológicas também estarão mais presentes no canteiro, como as de 3D. Elas já podem ser usadas para diversas atividades, como realizar construções modulares, pavimentações e imprimir peças de concreto, e tudo indica que elas serão mais utilizadas no ano de 2021.

Essas são as principais projeções e tendências para a construção civil em 2021. Se as projeções se realizarem, será um bom ano para o setor. E para acompanhar esse crescimento, você precisa estar preparado para as tendências. Assim, fará um bom trabalho!

Além de se atualizar em relação às tendências, o que acha de ler mais posts do Inove Sua Obra para saber mais sobre o setor? 


Um comentário sobre “Construção civil em 2021

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: