fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Como escolher o aluguel de andaime?

O aluguel de andaime vem se mostrando a melhor opção em quase todos os casos nos quais existe a intenção de construir algo: um prédio ou um conjunto de prédios (quer seja um condomínio residencial, quer seja um condomínio industrial), casas, pontes, shopping centers, galpões e outras obras de engenharia.

As razões são muitas: redução de custos, manutenção (que, no caso do aluguel de andaime, é feita pelo locador do equipamento e não pelo locatário), possibilidade de escolha de andaimes mais adequados ao tipo de obra que se vai levar adiante, aumento na produtividade dentro do canteiro de obras etc.

O construtor ou empreiteiro deve ter em mente que seu negócio não é comprar, armazenar e cuidar de equipamentos como andaimes e outros. Seu negócio (ou core business, como se diz em inglês) é construir – apenas isto (e já é mais que o suficiente).

Quanto aos apetrechos para que se façam as construções, geralmente faz mais sentido alugá-los a cada obra que surge do que gastar altas quantias os comprando. E o aluguel de andaime, é claro, entra neste raciocínio.

Aluguel de andaime: experiência e assistência contam

Se o empreendedor da construção civil fizer a opção acertada de alugar um andaime para a obra, ao invés de adquiri-lo no mercado, deve partir para o próximo passo: considerar os critérios que levem à escolha correta do equipamento a ser locado.

Vamos conhecer alguns deles:

  1. Comprometimento, por parte da empresa locadora, com o transporte do andaime ao canteiro de obras e sua posterior retirada;
  2. Assistência para a manutenção de tais apetrechos e o compromisso de repará-los durante o período de uso, se isso se fizer necessário;
  3. Diversidade nos tipos de andaimes oferecidos para locação;
  4. Eventual disponibilização de profissionais qualificados para a montagem e desmontagem das estruturas;
  5. Ampla oferta do equipamento (andaime) pelo período necessário para a conclusão da obra.

Afora os elementos acima citados, deve-se sempre ter a garantia de que a empresa da qual se está alugando o andaime é idônea, com excelente reputação no mercado e reconhecida por seus clientes e por seus pares pela alta qualidade de seus produtos e serviços neste ramo específico de atuação.

Vale lembrar que, ao contrário do que geralmente se acredita, existem diferentes tipos de andaime, e não apenas um só modelo deste equipamento.

Um andaime pode ser, por exemplo, fachadeiro, xizado ou tubular. A locação da estrutura possibilita ao mestre de obras ou gestor do canteiro optar pelo gênero de andaime que melhor se adapte às necessidades exatas da obra que está sendo feita.

Mas é a redução de custos que se destaca como a grande vantagem de alugar um andaime, ao invés de comprar um. Esta redução é altamente viável, dado que a compra de maquinário visando uma construção é altamente mais onerosa do que o aluguel (somente pelo tempo necessário) deste tipo de apetrecho.

Por todas estas razões, alugar um andaime, ao invés de comprá-lo, muito provavelmente é a melhor decisão a ser tomada por um empreiteiro ou construtor.


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: