fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Quem são os profissionais da construção civil?

A construção civil é um dos principais setores do Brasil atualmente, porque emprega milhares de profissionais e movimenta bastante dinheiro no país. Ela gera muitos empregos, porque um projeto de construção precisa de vários trabalhadores específicos para ser bem-sucedido.

É importante conhecer os profissionais dessa área para descobrir áreas em que você pode se especializar e também para saber quem contratar para lhe ajudar em determinados projetos.

Por isso, listamos aqui 16 profissionais da construção civil e quais são suas responsabilidades. Continue lendo e confira!

Profissionais da construção civil

Arquiteto

O arquiteto é o profissional que inicia os projetos de construção civil, porque é ele quem faz o conceito da obra. Ou seja, ele é responsável por planejar o visual da construção, garantir que ela seja sustentável e funcional.

Esse profissional faz a planta da obra, pensa na disposição dos ambientes e nos materiais e acabamentos que vão ser usados. Além disso, o arquiteto é quem decide qual método de construção vai ser utilizado na obra. Se o cliente quiser, o profissional pode participar até da decoração do local ou imóvel.

Todas as decisões tomadas pelo arquiteto, como o material usado e a disposição de ambientes, são feitas considerando as necessidades de quem vai usar aquela obra quando ela estiver pronta.

Engenheiro Civil

Depois que o projeto é finalizado, é responsabilidade do engenheiro civil colocar a ideia em prática. É ele quem faz os cálculos estruturais, elabora o projeto hidráulico, elétrico, de fundação da obra e a análise do solo.

O engenheiro civil ainda é encarregado de supervisionar as equipes contratadas e o desenvolvimento do projeto. Isto é, de garantir que ele está dentro do prazo, do orçamento e que o trabalho está sendo bem feito pela equipe.

Como ele realiza funções fundamentais para a obra ser segura e eficiente, esse profissional é essencial para qualquer construção. Se quiser, um engenheiro civil pode se especializar em várias áreas, como em infraestrutura, recursos hídricos, mapeamento, saneamento e ambiental.

Técnico em Edificações

O técnico em edificações é um profissional que tem diversas funções em uma construção, atuando tanto na parte administrativa quanto na prática. Ele auxilia, por exemplo, no desenho do projeto, em negociações, formação das equipes e na definição dos materiais.

Já na parte prática, ele é responsável por verificar os materiais entregues no canteiro, encaminhá-los para os profissionais ou armazená-los. O técnico ainda tem que descartar os materiais da maneira mais adequada e ajudar na coordenação das equipes.

Por isso, é comum ouvir dizer que o técnico é o braço direito dos engenheiros e arquitetos. Quem realiza essa função geralmente é uma pessoa dinâmica e que se adapta bem aos dois ambientes.

Mestre de Obras

Diversos trabalhadores realizam serviços ao mesmo tempo em um canteiro de obras. Por isso, é necessário ter um profissional encarregado de fiscalizar e organizar esse ambiente. O encarregado de fazer isso é o mestre de obras.

Ele tem que fazer a gestão das equipes, ou seja, distribuir serviços para elas, fiscalizar se o trabalho feito está no padrão de qualidade e ter certeza de que as normas estão sendo respeitadas.

O mestre de obras também resolve problemas entre os profissionais para manter a disciplina e a paz no canteiro, assim como a realização de um bom trabalho. Para fazer essa gestão, o indivíduo que atua nesse cargo precisa conhecer bem todas as etapas de uma construção.

Apontador de obras

O apontador de obras é mais um profissional que ajuda na gestão das equipes. Mas, diferentemente do mestre de obras, ele tem que cuidar mais da segurança e das necessidades dos profissionais do canteiro.

É o apontador de obras, por exemplo, que verifica se os trabalhadores estão usando itens de segurança como os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), explica as normas da empresa, as técnicas e de segurança para as equipes e supervisiona os registros de ponto.

Esse profissional ainda observa as necessidades dos trabalhadores, como em relação à alimentação e ao transporte, e informa a parte administrativa do projeto. O apontador de obras é sempre significativo para um serviço, mas ele é muito importante principalmente nos projetos de grande e médio porte.

Pedreiro

O pedreiro é com certeza um dos profissionais mais conhecidos da construção civil. Ele pode realizar diferentes trabalhos em uma obra, por exemplo, em alvenaria, concreto, fazer a colocação de azulejos, revestimentos, pisos e acabamentos.

Todas as suas ações são feitas com base nos desenhos e indicações do arquiteto e do engenheiro civil. Sendo assim, um bom pedreiro tem que ter conhecimentos sobre todas as etapas e conceitos de uma obra.

Esse profissional também deve saber trabalhar com unidades de medida, alinhamento, prumo, níveis, enquadro e conhecer bem as ferramentas utilizadas no meio. Geralmente, ele ainda sabe indicar para clientes em reformas e pequenas obras quais são os materiais e métodos mais adequados para o projeto.

Apesar de poder realizar vários serviços em uma obra, o pedreiro também pode se especializar em uma área. Ele é capaz de se profissionalizar especificamente, por exemplo, na área de reparos, trabalhos com concreto, alvenaria, aplicação de azulejo e gesso.

Servente

Também conhecido como ajudante de pedreiro, o servente é o profissional que ajuda o pedreiro na realização das tarefas do dia a dia. Algumas das responsabilidades do servente são:

·         Preparar a argamassa e o cimento;

·         Limpar e compactar o solo;

·         Transportar materiais no canteiro de obras;

·         Montar e desmontar as armações;

·         Verificar os equipamentos;

·         Abrir sulcos nas paredes e pisos;

·         Limpar e remover o entulho do local.

Ou seja, o servente faz diversas atividades essenciais para a realização do trabalho dos demais profissionais que estão no canteiro. É por essa razão que ele tem que estar presente desde o início de uma obra até sua finalização.

Armador

No início de uma construção, o trabalho do armador é muito importante, porque ele é responsável pelas ferragens. Isto é, ele é quem analisa os dados da obra, como a posição e o tamanho das armações, para montá-las.

Esse profissional ainda é responsável pela montagem de estruturas de concreto, fundações, vigas, pilares e as ferragens de lajes. Antes de começar uma montagem, o armador precisa conferir os materiais para ter certeza de que tem o que é necessário para fazer o serviço.

Gesseiro

Como já diz o nome, o gesseiro trabalha com o gesso na etapa dos acabamentos e revestimentos. Ele pode fazer diferentes serviços com esse material, como revestir paredes, tetos, criar molduras e montar divisórias inteiras com o gesso.

Esse profissional também pode se especializar na instalação de drywall (gesso acartonado), que é um tipo de material que está em alta e é usado para fazer paredes e divisórias em determinados projetos.

A função de gesseiro é uma das que o pedreiro pode se especializar, se desejar. Nesse caso, ele não precisa trabalhar em toda a obra, como acontece com os pedreiros. Afinal, o especialista em gesso é chamado somente na etapa dos acabamentos e revestimentos.

Eletricista

O eletricista planeja e faz as instalações elétricas da edificação, ou seja, ele é responsável pela aplicação das tubulações, de conduítes, fiação, tomadas e interruptores.

Muitas pessoas acreditam que ele só começa a trabalhar em uma obra quando ela já está quase pronta. Contudo, na realidade, o serviço do eletricista se inicia quando as lajes estão sendo construídas, porque ele precisa instalar as tubulações.

Quando as paredes estão finalizadas, o profissional tem que colocar a fiação no imóvel. E, quando a construção está quase pronta, aí sim ele instala tomadas e interruptores.

Encanador

Mais um trabalhador fundamental do setor da construção civil é o encanador. Afinal, sem ele o projeto hidráulico da obra não sai do papel. Chamado também de bombeiro hidráulico, o encanador faz a instalação de tubulações para que o imóvel tenha acesso à água potável e à rede de esgoto.

Ele é encarregado ainda de colocar pias, chuveiros, tanques e demais itens sanitários na construção. O encanador tem que estar presente no começo da obra para analisar os pontos de água no projeto e garantir que eles vão funcionar. Mas, o profissional coloca a mão na massa mesmo somente quando a edificação já está quase pronta.

Carpinteiro

O carpinteiro é aquele que trabalha com serviços que envolvem madeira em uma obra. Ele faz, por exemplo, escadas, janelas, portas, divisórias e rodapés se esses tiverem que ser feitos em madeira. O profissional ainda realiza serviços com a fração do material que é usado no próprio canteiro para ajudar no desenvolvimento da obra. 

Alguns exemplos de aplicações de madeira no canteiro são: em andaimes, estruturas de suporte para montar vigas, pilares, armações de telhado e até barracões que servem de alojamento para materiais ou para o descanso das equipes.

Pintor

Esse é outro profissional bastante conhecido da construção, já que seu trabalho influencia muito na beleza do local. As principais funções do pintor são: escolher bem os produtos que serão usados na pintura dos ambientes, calcular a quantidade do produto que vai ser usada, preparar a superfície, a tinta e fazer a aplicação dela nas paredes, tetos ou fachadas.

Normalmente, um pintor também aplica papéis de parede na obra ou gesso, quando esse é usado para acabamento. O profissional pode realizar essa função em diversos espaços, como internos ou externos, mas ele ainda pode se especializar.

Algumas opções são, por exemplo, trabalhar especificamente com pinturas de prédio, ambientes internos ou comerciais.

Vidraceiro

O vidraceiro, como já deixa claro o nome, é o profissional que lida com os vidros em uma construção ou reforma. Ele é responsável por preparar o vidro e fazer sua instalação em janelas, portas, sacadas e demais locais que contenham esse material.

Em uma reforma, o vidraceiro é importante, porque consegue identificar falhas e ameaças nos vidros do imóvel, fazer as manutenções necessárias ou trocá-los. Ele atua somente quase no final da obra, pois nessa fase as chances de os vidros serem danificados são menores.

Azulejista

O acabamento de uma obra tem que ser muito bem feito, pois ele interfere na beleza do projeto. E para ter uma construção com boa aparência é necessário ter um ótimo azulejista. Isso porque é ele quem faz a instalação de azulejos, pastilhas, ladrilhos e cerâmicas em pisos, paredes e em demais locais que o cliente quiser.

A profissão de azulejista é uma em que um pedreiro pode se especializar. Mas, antes de seguir por esse caminho, é importante ressaltar uma curiosidade sobre o azulejista: ele tem que ser detalhista. Se não, ele não vai conseguir fazer um bom serviço.

Perito

O perito em engenharia civil é muito importante para resolver conflitos no setor da construção civil, já que ele é quem analisa os dados levantados e faz o laudo de uma máquina, imóvel ou equipamento que está sob ação judicial.

Após analisar as informações obtidas, esse profissional tem o poder de afirmar se houve um acidente causado, por exemplo, por erro humano na execução, no projeto ou devido aos equipamentos e materiais utilizados.

Como é um trabalho que demanda uma análise bastante profissional, o engenheiro civil tem que fazer especializações na área, conhecer bem o ramo e até um pouco de direito para atuar nos processos.

Áreas de atuação dos profissionais

Todos os trabalhadores listados acima são fundamentais para o setor da construção civil, porque sem eles não há como fazer uma obra que seja bonita, sustentável e funcional.

Boa parte desses profissionais trabalham na área de construção residencial, tanto de casas quanto prédios, fazendo reformas e iniciando projetos do zero. Entretanto, cada um desses indivíduos pode se especializar em um campo da construção.

É possível se especializar, por exemplo, na área de construção industrial, comercial ou até mesmo na residencial. Essa decisão deve ser tomada de acordo com a preferência do profissional e principalmente com seus objetivos.

Agora que você sabe quem são os profissionais da construção civil e a função de cada um deles, vai ser mais fácil contratar ajudantes para seus projetos e fazer um bom trabalho.

E para saber mais sobre esse setor, como as novidades, boas técnicas e ferramentas, é só continuar acompanhando os posts do blog do Inove Sua Obra!


Um comentário sobre “Quem são os profissionais da construção civil?

  1. Eles são todos que2 estão na lida do dia a dia .pedreiro eletrcista armador encanador ajudantes em geral são todos eles .OBRIGADO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: