fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Hora da pintura: qual cor escolher?

Fazer a pintura do interior e exterior de uma obra é um dos momentos mais importantes do serviço, porque as cores escolhidas influenciam muito no resultado da construção. Elas podem trazer beleza para os ambientes, transmitir diversas sensações para os moradores ou visitantes e ainda agem sobre a satisfação dos clientes.

Por isso, escolher as cores certas para cada ambiente é fundamental. Como existem diversas possibilidades no mercado, é normal que seus clientes não saibam qual cor vai ficar boa em cada espaço.

Então, é parte do seu trabalho ajudá-los nessa seleção. Pensando nisso, separamos 4 dicas para que você saiba como escolher as cores na hora da pintura e, assim, possa ajudar seus clientes. Confira!

Pense no gosto dos clientes

O primeiro passo para escolher as cores certas para a obra é pensar no gosto dos clientes. Afinal, se você não considerar esse fator, dificilmente eles vão gostar do resultado.

Então, converse com eles para saber o que eles preferem, por exemplo, cores fortes, sóbrias ou tons pastéis. Além disso, pergunte para eles qual é o estilo que desejam transmitir com esse projeto, como um ar moderno ou aconchegante.

Observe a cor do piso

Em seguida, observe a cor dos pisos de cada ambiente da obra para descobrir qual tipo de tom vai ficar bom em cada um dos espaços. Em locais em que o piso é claro, por exemplo, o indicado é não escolher uma cor muito clara para parede. Assim, o ambiente vai ficar mais equilibrado e não claro demais.

Já em lugares em que o piso é mais escuro, é preciso pensar em cores que façam novamente um equilíbrio e não deixem o espaço muito pesado. Uma boa maneira de testar o que pode combinar com o piso é colocar o leque das cores sobre ele e observar as misturas.

Analise quais sentimentos cada ambiente deve transmitir

As cores são capazes de transmitir sentimentos para as pessoas, como tranquilidade ou alegria. Sendo assim, você precisa conversar com os clientes para saber quais sensações eles querem transmitir em cada espaço para poder escolher a cor adequada.

O azul e o off-white, por exemplo, são boas opções para um local em que a ideia é transmitir tranquilidade. Azul e outras cores mais sóbrias, como o cinza, também são boas para quartos em que os moradores precisam de uma ajuda para dormir, já que elas podem auxiliar na regulação do sono.

Já o amarelo transmite alegria e estimula a criatividade, então pode ser uma boa para um escritório em casa. O verde relaxa, renova as energias e, por isso, pode ser usado em ambientes de descanso.

O branco dá a sensação de limpeza, portanto, é frequentemente visto em cozinhas. Mas, ele também pode ser utilizado em outros espaços em que a ideia é passar a sensação de limpeza e clareza.

Apresente o estilo do projeto na fachada

A fachada é o primeiro local que as pessoas veem da obra. Então, ela precisa apresentar o estilo do projeto e causar uma boa primeira impressão. Os tons sóbrios e terrosos, como cinza e marrom, são elegantes e comuns em fachadas. Por isso, são bons para projetos tradicionais e sofisticados.

Por outro lado, cores vivas em tons mais suaves, como o rosa ou amarelo, são interessantes para projetos que desejam se destacar de maneira delicada. Cores fortes, como azul ou vermelho, combinam com projetos modernos. Porém, é preciso tomar cuidado para não exagerar no ponto da cor. Já o branco é interessante para destacar outro ponto da fachada, como uma porta.

Realizando esses passos, escolher a cor certa na hora da pintura vai ser uma atividade mais fácil e eficiente. Então, converse com os clientes, analise a obra, separe suas ferramentas e prepare-se para fazer a pintura com as melhores cores!

Para continuar acompanhando dicas sobre projetos de construção, não deixe de acessar o nosso site


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: