Site icon Blog da Inove Sua Obra

Casas pré-fabricadas: vantagens e desvantagens

As casas pré-fabricadas, em que as peças estruturais são produzidas industrialmente, estão se tornando cada vez mais conhecidas no Brasil graças às suas vantagens. Um dos benefícios desse modelo é, por exemplo, a agilidade que ele traz para a obra.

Porém, essas residências também apresentam desvantagens para as pessoas que escolhem esse tipo de construção. É muito importante que você conheça as vantagens e desvantagens da casa pré-fabricada, porque assim pode explicar tudo para seus clientes.

Ainda, você pode até analisar se esse é um mercado interessante para trabalhar. Então, continue lendo este post para descobrir quais são as principais vantagens e desvantagens das casas pré-fabricadas!

Vantagens

Agilidade na obra

Como foi dito, as casas pré-fabricadas ficam prontas muito mais rápido que uma residência tradicional. Isso acontece porque as peças estruturais são produzidas em fábricas e já chegam prontas no canteiro de obra.

Então, os profissionais conseguem “pular” essa etapa e adiantar bastante o trabalho. Essa é uma vantagem que atrai muitos clientes, principalmente os que precisam da construção pronta com urgência.

Canteiro mais limpo

Como os módulos da casa pré-fabricada não são produzidos no canteiro, ele fica muito mais limpo que um canteiro tradicional. Isso é ótimo, pois aumenta a organização no local e diminui o serviço de limpeza da equipe.

Sustentabilidade

A menor produção de entulhos na construção e maior produtividade na obra também são importantes, porque tornam todo o serviço mais sustentável. Essa vantagem é fundamental para o meio ambiente e para milhares de clientes, que se preocupam cada vez mais com os impactos que provocam na natureza.

Maior controle dos gastos

O valor do projeto de uma casa pré-fabricada sempre é pré-definido e, por isso, o cliente consegue controlar muito mais os gastos da construção. É claro que pode acontecer um imprevisto, mas nesse caso o cliente também sabe com antecedência qual será o custo do serviço.

Desvantagens

Pouca personalização

Em uma construção tradicional, o dono da casa e o arquiteto decidem juntos exatamente como será a residência. 

Já as casas pré-fabricadas não dão tanta liberdade de personalização para o dono da propriedade e para os profissionais envolvidos, porque os módulos são construídos com base em modelos específicos.

Alguns itens que o cliente pode mudar nesse estilo de residência são apenas, por exemplo, o tamanho, acessos e acabamentos.

Necessidade de um volume mínimo

Em alguns casos, pode ser necessário adquirir um volume mínimo de peças para que a construção da casa pré-fabricada seja viável financeiramente. Isso acontece porque dependendo da quantidade de módulos solicitados, os gastos com a fabricação e transporte não compensam o serviço.

Em obras médias e grandes isso geralmente não é um problema, porém construções pequenas podem ficar muito mais caras devido a esse volume mínimo. Sendo assim, elas podem acabar se tornando inviáveis para o cliente.

Transporte das peças

O transporte dos módulos é uma desvantagem, porque ele é feito de caminhão e tem um valor alto. Portanto, ele aumenta consideravelmente o custo de todo o projeto. Uma forma de diminuir esse valor é falar para o cliente procurar empresas que fabricam as peças em locais próximos da obra.

Mão-de-obra especializada

Outra desvantagem das casas pré-fabricadas é que elas demandam uma mão-de-obra especializada, já que é preciso conhecer técnicas específicas de construção para garantir que a residência seja segura e funcional.

Encontrar essa mão-de-obra especializada ainda não é tão simples no Brasil, então isso pode dificultar a realização do projeto.

Depois de conferir as principais vantagens e desvantagens das casas pré-fabricadas, você com certeza já sabe tirar as principais dúvidas de seus clientes sobre o assunto.

Além disso, como a mão-de-obra nesse ramo é pequena no Brasil, que tal considerar uma especialização na área? Dessa forma, você aumenta as suas possibilidades de trabalho.

Se quiser mais dicas sobre a construção civil para aprimorar seus serviços, veja mais posts no blog do Inove Sua Obra

Sair da versão mobile