fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Segurança na Construção Civil

As obras de construção civil precisam ser seguras, porque assim é possível evitar acidentes e proteger a saúde e o bem-estar de todos os profissionais que trabalham no canteiro.

Para tornar esse espaço seguro, é necessário adotar algumas práticas, mas nem todas as principais ações são conhecidas. Pensando nisso, vamos explicar nesse post como fazer a segurança na construção civil.

Então, continue lendo para saber como se proteger e cuidar de todos os profissionais de seus serviços!

Como ter uma obra segura

Existem várias ações e equipamentos que devem ser aplicados em uma obra para que ela seja mais segura, sendo que entre as principais atividades estão o uso de EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPIs (Equipamento de Proteção Individual).

Os equipamentos de proteção coletiva, como já diz o nome, são aqueles que protegem todos os trabalhadores que estão na construção. Alguns exemplos de EPCs são: placas de sinalização, correntes de segurança, cones, andaimes, escadas, alarmes de incêndio e corrimãos.

Já os equipamentos de proteção individual são acessórios de uso pessoal que protegem cada profissional de forma particular. Eles são obrigatórios por lei e a utilização dos EPIs é regulamentada pela NR-06 (Norma Regulamentadora nº 6).

Muitos profissionais acreditam que o uso de EPIs é necessário somente em grandes obras, mas eles também são fundamentais em projetos menores, como reformas, para garantir a integridade física e a saúde de todos.

EPIs que devem ser usados em uma obra

Como os EPIs são de uso individual e devem ser utilizados por todos em uma obra, é importante que você conheça quais são os principais equipamentos que os profissionais da construção civil têm que usar durante a realização do serviço.

Dessa forma, você sabe como se proteger em seus trabalhos. Os EPIs que não podem faltar em construções são:

·         Capacete: protege a cabeça contra quedas em altura, de objetos, choques elétricos e batidas.

·         Óculos de segurança: protegem os olhos contra produtos químicos, luz intensa, partículas e até radiação solar.

·         Protetores auditivos: obras que são feitas com equipamentos que emitem ruídos acima de 85 decibéis precisam fornecer protetores auditivos aos profissionais. Assim, é possível manter a integridade dos sistemas auditivos dos trabalhadores.

·         Luvas de segurança: são importantes para evitar acidentes durante o manuseio de máquinas, proteger contra produtos químicos, abrasivos, radiações, umidade e choques elétricos.

·         Máscaras e respiradores: as máscaras protegem os trabalhadores contra poeiras, vapores e gases, enquanto os respiradores são necessários em locais com grande liberação de gases.

·         Calçados e roupas adequados: as vestimentas também devem ser adequadas para que os profissionais evitem acidentes nos pés, braços e pernas. As camisetas, calças e os calçados têm que proteger contra produtos químicos, abrasivos, umidade e cortes. Por isso, as calças e camisas devem ser compridas. Já os calçados ainda têm que preservar os pés contra o impacto de quedas de objetos.

Se o serviço exigir trabalhos em alturas, é preciso utilizar mais alguns EPIs. São eles:

·         Cinto de segurança paraquedista: protege de quedas em altura.

·         Cinturão de segurança trava-queda: evita quedas enquanto o profissional está se movimentando na vertical ou horizontal.

·         Cinturão de segurança com talabarte: esse é um dispositivo conectado ao cinturão de segurança que também protege contra quedas.

Quando for fazer uma grande obra ou até mesmo um serviço menor, observe bem as tarefas que vão ser realizadas para garantir que você e os demais trabalhadores possuem todos os equipamentos de proteção individual necessários para ficarem seguros.

Assim, todos vão trabalhar com mais segurança e tranquilidade! Após descobrir como fazer a segurança na construção civil, que tal acessar o site da Inove Sua Obra para conferir mais dicas sobre trabalhos nessa área? 


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: