fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Já ouviu falar na construção civil 4.0?

Se você trabalha na área de construção, já deve ter ouvido falar na construção civil 4.0, não é mesmo? 

Esse termo está em alta e tanto as empresas quanto os profissionais do setor estão buscando entender o que ele é para se adequarem a essa nova realidade. Dessa forma, podem aprimorar os seus serviços.

Para que você entenda o que ele é e como se ajustar a esse novo momento, vamos explicar neste post o que é a construção civil 4.0. Confira!

O que é a construção civil 4.0

A construção civil 4.0 é uma evolução dos sistemas produtivos desse setor. Ou seja, é o momento em que ele passa a utilizar a tecnologia disponível a seu favor para simplificar trabalhos, aumentar a produtividade e reduzir custos dos projetos.

A evolução dos sistemas recebeu esse nome, porque faz referência à Indústria 4.0, que nada mais é do que a Quarta Revolução Industrial. 

Nas demais revoluções, os sistemas produtivos sempre foram aprimorados graças a alguma inovação, como a invenção da máquina a vapor, as linhas de montagem de produção em massa, a informática e a automação de processos.

Na quarta revolução, é principalmente a internet que ajuda a melhorar a indústria. E a construção civil 4.0 é apenas um braço da Indústria 4.0 que foi destacado para evidenciar a mudança nesse setor.

O que é preciso para se adequar a essa construção

Os negócios e profissionais da construção estão correndo para se adequarem à essa nova fase para melhorarem a produtividade e eficiência de seus serviços.

Então, veja agora 4 das principais ações que você e os demais trabalhadores da área precisam fazer para se ajustarem ao novo momento da construção:

Passar por uma transformação digital

Digitalizar as informações de uma obra é muito importante para diminuir erros no projeto, custos, prazos e, consequentemente, fazer um serviço de alta qualidade. Por isso, várias ferramentas tecnológicas estão sendo usadas em edificações.

Um grande exemplo é o BIM (Modelagem de Informações da Construção), que representa digitalmente todas as características de uma obra e vem sendo muito utilizado por conseguir fornecer os benefícios citados aos responsáveis pela construção.

Aumentar a colaboração entre profissionais

A colaboração entre os profissionais do canteiro de obra e do escritório responsável pelo projeto precisa ser bastante frequente. Dessa forma, é possível reduzir erros e garantir que a edificação vai ficar exatamente como foi planejada.

Então, esse é mais um aspecto que é melhorado na construção civil 4.0 com a ajuda da internet. Ferramentas de comunicação e de armazenamento de dados, por exemplo, são fundamentais para que esses trabalhadores mantenham contato mesmo a distância e troquem informações relevantes sobre a obra.

Aproveitar novos materiais que auxiliam em construções

A tecnologia permitiu a criação de vários materiais que são muito úteis para agilizar construções, melhorar a segurança e o resultado das obras. Na construção civil 4.0, esses equipamentos são usados diariamente para aumentar a eficiência e produtividade no canteiro.

Alguns exemplos desses materiais são: impressão 3D, drones, casas pré-fabricadas e sensores vestíveis, que avisam se houver algum acidente com o trabalhador que está usando o equipamento.

Analisar dados

Analisar dados é mais uma atividade que deve se tornar rotina nessa nova construção, já que ela ajuda os responsáveis a terem uma visão melhor dos projetos. 

Sendo assim, a análise de dados faz com que os profissionais tomem decisões melhores na criação do projeto, nas escolhas financeiras e em questões práticas do canteiro.

Como você pode notar, a construção civil 4.0 é uma evolução do setor que busca aprimorar os serviços realizados na área. Portanto, todos devem se adequar a ela o mais rápido possível!Depois de descobrir o que é essa nova construção, acesse nosso site para conferir mais dicas e novidades sobre esse setor. 


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: