Site icon Blog da Inove Sua Obra

10 dicas de decoração para imóveis pequenos

Imóveis menores e com economia de espaço são uma tendência no referente a decorações charmosas, modernas e sofisticadas. Muitas pessoas que buscam um apartamento no Itaim Bibi para viver, mesmo cientes de que se trata de uma região nobre da cidade, vêm optando por adquirir um imóvel menor, discreto e funcional.

De olho nisso, este artigo apresentará 10 dicas para você que, mesmo morando em um apartamento no Itaim Bibi com tamanho reduzido, não desiste de ter um espaço aconchegante e agradável de se viver. São dicas simples para tornar-se um ambiente tão particular e onde construímos nossa vida o mais harmônico possível.

1 – Escolha móveis fundamentais

Em primeiro lugar, ao resolver decorar seu apartamento no Itaim Bibi ou em qualquer outro local, é preciso priorizar quais são os móveis indispensáveis da casa, tais como:

 Estes, eventualmente, acabarão ocupando maior espaço. 

2 – Menos é mais

Em apartamentos menores, é preciso praticar o desapego. Muitas vezes, menos é mais. Isso não significa que seu apartamento precisa ser necessariamente minimalista, mas se você tiver que escolher entre um sofá ou uma poltrona como principal objeto decorativo da sala de estar, é preciso estabelecer uma prioridade, ao invés de ficar com os dois itens.

3 – Cores claras

As cores claras transmitem uma sensação de amplitude ao cérebro. Pense no seu apartamento no Itaim Bibi de 40 a 50 metros quadrados, por exemplo, que as cores claras serão muito bem-vindas e revolucionarão a atmosfera. Não é preciso investir somente no branco, mas em tons pastéis.

4 – Invista nas paredes

Em um imóvel menor, sem espaço suficiente no horizontal, pense em utilizar as paredes de forma funcional. Se existe algo que pode ser usado sem moderação, são móveis aéreos e prateleiras. 

5 – Espelhos são uma boa pedida

Uma peça de espelho grande em uma sala, por exemplo, ajuda na iluminação e influência na amplitude do espaço. Espelhos em imóveis pequenos são bons aliados.

6 – Ter uma boa iluminação é essencial

Ter apenas uma lâmpada fixa no centro do teto pode tornar o cômodo ainda menor e isso é uma regra que vale para ambientes de todos os tamanhos. No entanto, se torna ainda mais visível em apartamentos menores. Para evitar esse inconveniente, invista em um número maior de lâmpadas e na capacidade de iluminação. Isso deixa o ambiente mais sofisticado.

7 – Modernidade é o caminho

Não existe problema em gostar de móveis rústicos e você deve respeitar seu próprio gosto particular na hora de mobiliar seu apartamento no Itaim Bibi. Todavia, tente estruturar um equilíbrio em consonância com a modernidade. Móveis rústicos talvez não consigam harmonizar bem em espaços menores.

8 – Aposte em divisórias de ambientes

Uma dica é dividir os ambientes, mas mantê-los visíveis entre si, o que garante maior amplitude para a sua casa. Divisórias vazadas pode ser um ótimo toque de decoração e ainda traz a privacidade na medida certa.

9 – Portas de correr

Para uma decoração mais compacta, as portas de correr também podem simbolizar uma boa alternativa. Elas não ocupam espaço por serem abertas, o que permite que os móveis sejam distribuídos com maior facilidade.

10 – Marcenaria planejada

Investir em mobiliário feito sob medida garante uma otimização de espaço ainda melhor. Ter paredes bem aproveitadas é uma dica para liberar espaço no seu apartamento no Itaim Bibi, mesmo que ele possua um tamanho reduzido.

Sair da versão mobile