
A precificação de uma obra deve ser muito bem-feita, porque assim é possível definir um orçamento adequado para ela e um preço de venda justo. Mas, realizar essa tarefa não é fácil, porque é preciso considerar tanto os custos diretos quanto os indiretos da construção.
Os gastos diretos são facilmente lembrados na hora de calcular o valor da obra, já os indiretos não. Uma forma bastante eficiente de não esquecê-los na conta é descobrir o BDI da edificação. Por isso, os profissionais da construção civil precisam conhecer o BDI.
Caso você ainda não saiba o que ele é, continue lendo este post para conhecê-lo e saber como calculá-lo!
O que é BDI na Construção Civil
BDI é uma sigla inglesa que significa Budget Difference Income e em português foi traduzida para Benefícios e Despesas Indiretas. Ou seja, o BDI é o valor total dos itens indiretos que devem ser considerados no cálculo do preço final da construção.
Para entender bem o BDI, é importante lembrar quais são os custos diretos e os indiretos nas obras. O primeiro tipo de custo é aquele relacionado à execução da construção, como contratação de mão de obra e compra de materiais.
Já os custos indiretos são necessários para a realização do planejamento e execução da obra, mas não estão ligados diretamente à parte prática do projeto.
Alguns exemplos de custos indiretos são: administração central da empresa, segurança do trabalho, a instalação e a manutenção do canteiro de obras.
No cálculo do BDI, não podem faltar os seguintes elementos:
· Administração Central (AC): são os custos relacionados à manutenção da sede da empresa contratada, como aluguel, comunicação, recursos humanos, entre outros. Em empresas grandes, geralmente a taxa de rateio fica em 8% enquanto nas pequenas pode ir de 10% a 20%;
· Custo Financeiro (CF): é quanto o capital colocado na obra renderia se ele estivesse investido no mercado financeiro;
· Seguros (S): é uma parte do valor total da obra que deve ser separada para cobrir o seguro básico;
· Garantias (G): são taxas que garantem o cumprimento do contrato, como de caução, fiança bancária, seguro garantia ou títulos da dívida pública;
· Margem de Incerteza (MI): são os custos com imprevistos que o seguro não cobre, como retrabalhos e problemas com mão de obra;
· Tributos Municipais (TM): taxa de tributos municipais, como o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
· Tributos Estaduais (TE): relacionado aos tributos estaduais, como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
· Tributos Federais (TF): relacionado às taxas federais, por exemplo, a contribuição para os Programas de Integração Social (PIS);
· Margem Bruta de Contribuição (MBC): é o lucro previsto para a construção.
Como calcular BDI
O valor do BDI não é o mesmo para todas as obras, porque os custos dos elementos mudam conforme as características de cada projeto. Então, é muito importante que você saiba como calcular o BDI.
Existe mais de uma forma de fazer essa conta, mas uma boa ideia é usar a fórmula sugerida pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC).
Ela é indicada para as empresas contratantes, mas os profissionais que estão realizando o serviço também podem usá-la. Nesse caso, só a margem de incerteza tem que ser retirada da conta. A fórmula do IBEC é:
· BDI = { [ (1 + AC + CF + S + MI) / (1 – TM – TE – TF – MBC – G) ] – 1} X 100
Em alguns casos, também não há taxas estaduais, então o tributo estadual pode ser eliminado do cálculo nesses projetos.
Após fazer essa conta, você tem que relacionar o resultado obtido aos custos diretos para descobrir o preço de venda. Esta é a fórmula que deve ser usada:
· Preço de venda: custo direto x (1 + BDI/100)
Dessa forma, você vai considerar todos os custos envolvidos no projeto, garantir um preço adequado para a construção e um lucro justo para o serviço.
Por isso, quando for começar um projeto, é muito importante que você ou a empresa responsável pelo trabalho faça o cálculo do BDI.E, para conferir mais dicas sobre construção civil, continue acessando o nosso site!
Olá Nelson!! Que bom que gostou do nosso post e que pudemos trazer alguma novidade para você. Fiamos muito felizes!! Continue nos acompanhando 🙂
Boa tarde a tds, não sabia o que era bdi, mais um aprendizado,vcs sempre nos ajudando com informações e ótimas ferramentas uma boa tarde a tds