fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Quando usar o espaçador de ferragem?

Uma construção precisa de bons profissionais, diversas matérias-primas, ferramentas e peças para ser de qualidade. Certas peças, inclusive, são indispensáveis para que a obra fique atraente e seja segura para os moradores, visitantes e até pedestres.

Entre os artigos indispensáveis para a segurança de uma construção está o espaçador de ferragem. Então, todo profissional que trabalha com obras tem que conhecer esse item, saber o que ele é, em que momento usá-lo e quais modelos escolher para um projeto.

Para te ajudar nessa tarefa, vamos explicar aqui tudo sobre o espaçador de ferragem, qual é a sua importância, quais são os principais tipos dessa ferramenta e como selecionar a melhor para o seu trabalho. Confira!

Por que usar o espaçador de ferragem

Também conhecido como distanciador, o espaçador de ferragem é uma peça que serve para fixar as armaduras e fôrmas da obra em uma distância adequada. Dessa maneira, o espaçador centraliza as armaduras e é possível garantir que elas vão ser cobertas da forma correta pela camada de concreto que as protege.

É muito importante que essa cobertura de concreto cubra todas as armaduras, porque assim as barras e fios de aço que fazem parte das armaduras ficam bem protegidos contra corrosões, oxidações e impactos que podem prejudicar a estrutura da construção.

Ou seja, usar o espaçador de ferragem é fundamental para garantir que a construção vai ter uma boa durabilidade. Como essa peça centraliza as ferragens no concreto, ela também melhora o acabamento da obra.

Então, o espaçador tem que ser utilizado em suas construções, porque ele permite que você e os demais profissionais envolvidos na edificação tenham certeza de que ela vai ser segura, bonita e durará bastante tempo.

E como você vai saber exatamente onde deve fixar os espaçadores nas barras e fios de aço? A distância entre as fôrmas e as armaduras geralmente é definida ainda no planejamento da obra e tem que estar no projeto. Sendo assim, você pode conferir o projeto da obra para verificar se está fazendo tudo certo.

Depois que as peças são colocadas nas barras e fios, elas ficam para sempre na estrutura da construção, garantindo uma distância adequada entre as armaduras, as fôrmas e o solo. Por isso, você tem que fazer essa aplicação com muito cuidado e ter a certeza de que elas estão no lugar correto.

É essencial ainda que você coloque todos os espaçadores da forma certa e use uma quantidade adequada deles na obra. Caso contrário, eles podem ficar sobrecarregados. Se isso acontecer, há grandes chances de as armaduras se deslocarem e prejudicarem a estrutura da edificação.

Materiais que são usados para fazer os espaçadores

Os distanciadores de ferragem podem ser feitos de vários materiais, sendo que entre os mais comuns estão os de plástico, concreto, aço, madeira e argamassa. Atualmente, o mais utilizado nas edificações é o espaçador de plástico.

Ele é bastante aplicado nas construções, porque tem um preço acessível, uma ótima precisão geométrica e já chega pronto na obra. Basta comprar os espaçadores de plástico em uma loja do ramo em um tamanho adequado para as barras e fios de aço que vão ser usados no projeto e colocá-los nas posições definidas.

Mesmo esse sendo o mais usado, lembre-se de que os demais também possuem suas vantagens e podem ser mais adequados para determinados serviços. Os exemplares de concreto ou aço, por exemplo, são excelentes para construções que precisam de peças mais resistentes.

Em alguns casos, os espaçadores devem ter medidas muito específicas e outras características que não são tão comuns nas peças vendidas nas lojas. Quando isso acontece, os distanciadores podem ser moldados no próprio canteiro de obra. É nesse cenário que os espaçadores de argamassa são criados.

Apesar de serem usados, eles podem apresentar certas desvantagens, como o fato de serem mais frágeis que outros modelos e não serem permeáveis. Sendo assim, esse tipo de peça tem mais chance de quebrar na estrutura da obra.

É importante ter isso em mente na hora de escolher as peças para seus trabalhos para garantir que você vai selecionar o mais adequado para cada serviço e não somente utilizar um exemplar que parece mais barato e prático. Afinal, a praticidade e o valor podem acabar prejudicando muito o seu trabalho.

Por isso, é fundamental ainda que essa moldagem, quando necessária, seja feita com muita atenção para que as peças tenham qualidade e consigam realizar suas funções.

Modelos de espaçador de ferragem

Além do material, os espaçadores de ferragem também podem se diferenciar por seus formatos. É possível encontrar essa ferramenta em várias formas e cada uma delas é indicada para uma situação específica.

Por isso, listamos aqui 10 dos principais tipos de espaçador de ferragem e um bônus para que você conheça as funções de cada um e saiba quando usá-los:

Circular universal

O espaçador circular universal é bastante conhecido, porque é útil em várias construções. Chamado também de circular aberto, ele é indicado para o uso em ferragens verticais, como em pilares, postes, lateral de vigas e colunas. O design da peça permite que ela se encaixe bem na ferragem, fique firme e evite a movimentação dos ferros.

Circular para parede de concreto

O espaçador circular para parede de concreto é bem semelhante ao universal, porém ele possui algumas particularidades para melhorar sua fixação nesse tipo de parede. A principal diferença é o encaixe no centro da peça. Dessa forma, ele consegue se encaixar de maneira exata na armadura e tem somente o mínimo de contato necessário com a fôrma.

De fôrma

O exemplar de fôrma também tem formato circular e é usado em paredes de concreto, mas o seu objetivo é distanciar as fôrmas da parede sem perder o alinhamento delas. Essa peça garante que as paredes tenham a espessura correta. Portanto, elas são capazes de interferir bastante na qualidade da obra.

Rolete Bipartido

O distanciador rolete bipartido tem um formato circular, assim como os outros já mencionados, porém ele tem uma espessura maior para que a armadura deslize sem afundar e mantenha um contato adequado com a terra.

Ele tem travamento manual e é indicado para tubulações, fundações, parede diafragma, estaca hélice e de concreto pré-moldado, postes e tubulões.

Dedal

Como já diz o nome, o espaçador de dedal tem um formato semelhante ao do aparelho que pode ser usado durante costuras para proteger os dedos. Essa peça é usada para apoiar as armaduras e, assim, cobrir as pontas das ferragens. Ela pode ser usada em ferragens horizontais, verticais e até nas paredes de concreto.

De pino ou cadeirinha

O espaçador de pino também é bastante conhecido como “cadeirinha” graças ao seu formato que lembra bem esse móvel. O seu uso é recomendado para várias ferragens horizontais. Alguns locais em que o espaçador cadeirinha pode ser usado são em: fundos de vigas, telas soldadas, pisos e lajes.

Além desse modelo, existem mais duas versões do espaçador cadeirinha: a super cadeirinha e a cadeirinha com garra. Esse primeiro distanciador tem o mesmo formato que o de pino, mas ele é mais resistente. Por isso, suporta armaduras mais pesadas.

Já a versão com garra possui os quatro pés de apoio, assim como o espaçador tradicional, e em cima deles há uma garra. Esse complemento permite que o distanciador se fixe na armadura sem precisar de pontos de arame e ainda faz com que ele aguente peças mais pesadas.

O espaçador cadeirinha com garra é recomendado para pré-moldados em que o visual do acabamento tem que ser excelente.

Apoio de ferro (centopeia)

O apoio de ferro tem vários nomes, sendo conhecido também como espaçador centopeia e multiapoio. Ele é chamado de centopeia, porque tem vários “pezinhos” e é mais comprido que outros modelos de distanciador.

Dessa forma, ele é capaz de suportar ferragens mais pesadas. Esse espaçador é indicado para armaduras horizontais com carga elevada, como fundo de vigas, pisos, lajes e pré-moldados.

Apoio com engate

O modelo de apoio com engate, como o nome já diz, tem uma ponta em um formato perfeito para enganchar aços. Esse espaçador é conhecido ainda como garra e seu uso é recomendado em locais de tráfego intenso, devido à sua resistência e encaixe excelente. Ele costuma ser usado em pisos industriais, fundos de vigas, lajes e pré-moldados em geral.

Carambola

O exemplar que tem um formato parecido com o de uma carambola é bem reforçado, porque ele é usado para centralizar barras de aço que são aplicadas em solo grampeado.

Bônus: Molfix

O Molfix é um sistema para aplicação em vigas e colunas que tem como objetivo amarrar o estribo ao vergalhão e, assim, eliminar o uso do arame recozido na construção. Mas, além disso, ele pode ser usado como distanciador em obras, já que consegue dar um espaçamento adequado entre peças.

Se escolher usar o Molfix como espaçador, você vai economizar tempo e dinheiro em seu trabalho. Afinal, não vai precisar comprar mais peças e nem criar os distanciadores no canteiro.

Como escolher os espaçadores para uma obra

Agora que você conhece os principais espaçadores que pode usar em sua construção, confira o passo a passo para selecionar as peças ideais para seus projetos:

Pense nas características da obra

A primeira coisa que você tem que fazer é pensar nas características da obra. É importante analisar, por exemplo, como serão as armaduras, as fôrmas, o tamanho das barras e fios de aço, se as peças vão ter uma carga elevada ou se serão mais leves.

Com essas informações na cabeça, você vai ter mais facilidade para analisar os espaçadores e escolher os melhores para o projeto. Ao verificar o tamanho das barras, fios e os detalhes do serviço, fica mais fácil também ter uma noção de quantas peças você vai precisar pedir para a loja e qual dimensão elas devem ter.

Analise qual material é o mais adequado

Depois de conhecer as principais características das armaduras, fôrmas e da construção em geral, é a hora de decidir qual material combina mais com as necessidades do serviço.

Digamos que você vai usar peças bem pesadas na obra. Nesse caso, o ideal é utilizar os espaçadores de concreto ou aço, que conseguem suportar altas cargas. Já se as peças são mais leves, e você só necessita de precisão na tarefa, os modelos de plástico são ótimas opções.

Lembre-se de que escolher o material correto é fundamental para que o trabalho seja bem-feito. Então, não pense só no orçamento da construção

Se for necessário comprar um espaçador com um valor mais alto, é melhor fazer esse investimento maior durante a obra do que ter retrabalhos lá na frente, quando a estrutura da edificação começar a dar problemas.

Escolha o melhor formato para as particularidades da obra

Além de selecionar o material, você tem que definir os formatos dos espaçadores que vai usar no projeto. Se precisar, reveja qual é a função de cada modelo e em quais casos eles são indicados antes de se decidir.

Não se esqueça ainda de anotar a quantidade que você vai ter que pedir de cada tipo de distanciador. Dessa forma, você não tem que atrasar a obra para esperar as peças corretas e não desperdiça uma parte do orçamento.

Procure marcas e lojas reconhecidas no mercado

Quando você souber exatamente quais espaçadores têm que comprar, pesquise quais são as marcas de qualidade nessa área para ter a certeza de que vai adquirir bons exemplares para seu trabalho. Isso é essencial para o resultado de seu serviço ser excelente e satisfazer os clientes.

Não se esqueça ainda de comprar os distanciadores em lojas que também sejam confiáveis. Assim, você sabe que os produtos vão ser entregues em bom estado e nas quantidades corretas.

Analisando esses pontos e as características de cada modelo de espaçador de ferragem, você vai encontrar os melhores para os seus serviços! Logo, os seus trabalhos vão ter uma alta qualidade e sua imagem vai ser ainda mais positiva no mercado. Então, não pule nenhuma dessas etapas e tenha cuidado na hora de escolher seus espaçadores.

Agora que você já sabe o que é o espaçador de ferragem e como selecionar os modelos certos para seus projetos, acesse nossa loja online para comprá-los! 


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: