fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Como calcular a ferragem para a obra

A união da ferragem com o concreto é fundamental para uma obra, porque é ela que sustenta toda a construção. Mas, para que esse concreto armado seja de qualidade, as ferragens precisam ter o tamanho certo e os estribos devem ser bem instalados no local correto.

Então, todo profissional da construção civil tem que saber como fazer o cálculo da ferragem da obra. Por isso, vamos ensinar neste post como calcular a ferragem de sua obra para que seu serviço seja impecável. Confira!

Quando calcular a ferragem

Nem sempre é necessário calcular a ferragem da obra. Portanto, antes de aprender a fazer esse cálculo, você tem que saber quando é preciso calcular a quantidade de ferragem que vai ser usada na construção.

Existem 3 formas de você comprar a ferragem de seu serviço:

·         De acordo com o projeto estrutural: o cálculo é feito pelo engenheiro responsável pelo projeto estrutural da obra. Por isso, nesse caso, você só precisa levar o projeto para a loja e dizer qual é o diâmetro e o peso do aço.

·         Armação pronta: o serviço pode ser feito com armações prontas, que possuem medidas padronizadas. Isso economiza tempo e dinheiro na construção, mas é importante lembrar que o projeto tem que ser adequado para esses padrões para ficar bom.

·         Montagem das barras de aço na obra: aqui, o cálculo tem que ser feito, porque as barras são vendidas no tamanho padrão de 12 metros. Então, você precisa fazer o cálculo para cortar as peças no tamanho certo, dobrá-las e amarrá-las na obra.

Como fazer o cálculo

Calcular a ferragem da obra não é uma tarefa complicada. Você só precisa descobrir quantas barras vai usar na construção. Para isso, você tem que calcular a metragem linear por tipo, diâmetro e, depois, dividir por 12 (que é o tamanho padrão em que as barras de aço são vendidas).

Digamos que você vai fazer uma obra com 15 colunas, por exemplo, que medem 3 metros de altura e 10 mm de largura. Já os estribos têm 10×20 cm e um espaçamento de 15 cm. Nesse caso, você deve fazer a seguinte conta:

 Metragem linear da coluna = altura da coluna x quantidade de barras

Ou seja, 3 x 15 = 45 m.

Agora, para achar a metragem total da obra basta multiplicar o resultado pela quantidade das colunas:

Metragem linear total = metragem da coluna x nº de colunas

45 x 15 = 675

E, para encontrar o número de barras que vão ser usadas na obra, você deve fazer essa conta:

Quantidade de barras = metragem linear total / 12

675 / 12 = 56,25.

Já para calcular o aço do estribo, primeiro você precisa descobrir a quantidade de estribos de cada coluna. Então, você tem que dividir a altura da coluna pelo espaçamento dos estribos. No exemplo acima, seria:

300 (3 m) / 15 = 20.

Em seguida, é preciso somar o perímetro do estribo e multiplicar esse valor pelo número total de estribos usados em cada coluna:

10 + 20 + 10 + 20 = 60 cm (0,6 m)

0,6 x 20 = 12 m.

No fim, é só multiplicar a metragem de cada estribo pela quantidade de colunas para saber quanto aço vai usar nos estribos:

12 x 15 colunas = 180 m de aço.

E a amarração de ferro?

Depois de calcular a ferragem e cortar suas barras de aço, é o momento de aplicá-las na obra. A amarração tem que ser feita com muito cuidado para que todas as peças fiquem no local correto e o resultado do serviço seja excelente.

Uma forma de garantir que a amarração vai ser perfeita é usar os fixadores Molfix, que são espaçadores e também substituem o arame cozido na construção. Eles dão agilidade para o trabalho, são fáceis de usar e evitam o aparecimento de rachaduras e infiltrações na estrutura da obra.

Por isso, não deixe de comprar essas peças para aprimorar o seu serviço. Agora que você já sabe como calcular a ferragem da obra, é só acessar nossa loja online para adquirir os fixadores da Molfix que vão garantir uma amarração de qualidade nesse material! 


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: