fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Guia para iniciantes na construção civil

Ser um profissional iniciante em um setor sempre é um desafio, já que é preciso conquistar serviços e entregar trabalhos de qualidade para crescer e se destacar em um mercado que possui diversos profissionais experientes.

Na área da construção civil, isso não é diferente. Mas, com algumas dicas, os profissionais podem iniciar suas jornadas mais preparados. Dessa forma, eles podem conseguir trabalho no campo e até fazer obras com excelentes resultados mais facilmente.

Por isso, resolvemos criar um guia para iniciantes na construção civil. Se você está começando a trabalhar como pedreiro, por exemplo, precisa ler esse post. Então, continue lendo e confira tudo sobre como começar a trabalhar nessa área!

Trabalhos autônomos e com construtoras

O primeiro passo para começar bem na construção civil é decidir de que forma você deseja trabalhar. Nesse setor, você pode trabalhar de forma independente ou em construtoras.

No primeiro caso, você tem que correr atrás de oportunidades, conquistar os clientes e, se necessário, até contratar outros profissionais para te ajudar no serviço. Para iniciantes, uma boa oportunidade é justamente ser contratado como um ajudante em uma obra que é responsabilidade de outro profissional experiente da área.

Para ser contratado por uma construtora, você também deve correr atrás de oportunidades. Porém, nesse caso, você tem que conquistar os profissionais da empresa e mostrar que pode ser uma boa adição na equipe que está sendo formada.

É importante deixar claro que você pode começar como um pedreiro autônomo, por exemplo, e depois trabalhar com construtoras ou vice-versa. Profissionais independentes também podem ser contratados por empresas da construção para fazer um serviço específico.

Mas, é bom saber o que você deseja nesse início de carreira para definir quais devem ser seus próximos passos. Isto é, se você precisa procurar clientes, outros profissionais para descobrir se eles necessitam de ajudantes ou ir direto procurar vagas em empresas.

Com esse foco, pode ser mais fácil conseguir serviço e fazer as tarefas adequadas para cada tipo de trabalho. Em ambos os casos, é fundamental que você mostre que é um profissional responsável, atencioso e educado. Assim, os clientes ou colaboradores da construtora vão sentir mais segurança em sua contratação.

Vale a pena se especializar em uma área?

É comum encontrar pessoas que até hoje acreditam que pedreiros e outros profissionais da construção civil não possuem estudos. Entretanto, a realidade não é essa, principalmente hoje em dia. Muitos trabalhadores da área se especializam em serviços de construção, como na instalação de azulejos, de acabamentos, trabalhos com janelas, portas ou alvenaria.

Independentemente da maneira que você deseja trabalhar, seja com construtoras ou autonomamente, se especializar pode ser uma ideia bastante interessante. Essa ação é vantajosa, porque ela pode te ajudar a conquistar empregos melhores e, consequentemente, remunerações mais altas.

Você pode fazer uma especialização antes de começar a procurar oportunidades ou até mesmo quando já estiver trabalhando na área. Afinal, esses estudos vão ser importantes para seus próximos serviços.

E o bom é que existe mais de uma forma de você se especializar. Você pode se matricular em um curso privado, fazer cursos gratuitos online e até aprender bastante com vídeos na internet, também sem precisar pagar nada.

Isso é ótimo, porque mesmo que você não tenha dinheiro para investir agora em um curso, consegue estudar e melhorar seu trabalho. Caso escolha assistir vídeos ou fazer cursos gratuitos na internet, é muito importante sempre pesquisar sobre a empresa ou pessoa que está fornecendo as dicas e aulas.

Dessa forma, você é capaz de saber se o responsável pelo material é realmente alguém experiente e que vai te dar bons ensinamentos sobre a construção civil. Para complementar seus estudos, você pode inclusive ler os posts aqui do nosso blog que sempre buscam ajudar os profissionais da área.

Como iniciar uma obra na construção civil

Agora que você já sabe que deve escolher de que forma quer trabalhar e que é importante se especializar, precisa descobrir também como iniciar uma obra. Assim, vai conseguir fazer um trabalho mais organizado e eficiente.

Então, confira abaixo os 8 passos que você tem que realizar para começar uma construção e ter certeza de que ela vai ter um bom resultado:

Converse com o cliente e demais profissionais (se houver)

O primeiro passo para realizar um serviço de qualidade é conversar com o cliente e/ou demais profissionais envolvidos na obra. Se você trabalhar de forma independente, é importante conversar bastante com o cliente e os outros profissionais, quando houver.

Essa comunicação é muito relevante, porque assim você consegue entender o que o cliente busca nessa construção ou reforma e tirar as dúvidas dele sobre prazos ou serviços. Falar com os demais trabalhadores também é importante para vocês discutirem detalhes da obra e se organizarem.

Já se você estiver trabalhando para uma construtora, essa conversa tem que acontecer com seus companheiros de serviço e chefes. É nesse momento que você também vai entender melhor a construção e saber qual é a sua função ali. Nesse encontro, você ainda pode conhecer sua equipe e já começar a criar um bom relacionamento com ela.

Estude o projeto

Em construções iniciadas do zero ou grandes reformas, sempre vai haver um projeto arquitetônico e até complementares, como o hidrossanitário e o elétrico. Você tem que analisar esse documento antes de começar seu serviço, porque ali vai conferir os objetivos, detalhes e o orçamento da obra.

Dependendo do trabalho que você vai realizar na construção, é importante ainda checar alguns dos projetos complementares para saber como fazer sua função da melhor forma. Se você tiver que participar da criação da estrutura da residência, por exemplo, tem que olhar o projeto estrutural. Assim, vai descobrir tudo sobre a estrutura da edificação.

Observar esses projetos também é interessante para avaliar se um não prejudica o outro e para conseguir montar um cronograma adequado para entregar um serviço seguro e de qualidade.

Monte um cronograma

Depois de saber tudo sobre o projeto, é a hora de montar seu cronograma. Essa atividade é fundamental, já que te ajuda a saber quanto tempo vai demorar cada etapa e a data de finalização da construção. Com isso, você pode fornecer uma data de entrega adequada para o cliente.

Se você trabalhar de maneira independente, não se esqueça de analisar bem cada serviço e se você vai ter outros profissionais te auxiliando no dia a dia. Dessa forma, é mais difícil errar no cálculo e passar uma data inadequada para o dono do imóvel.

Caso ele queira uma entrega muito antes do dia fornecido, lembre-se de explicar para o cliente o porquê não é possível finalizar a construção nessa época. Seja educado e tire todas as dúvidas dele. Assim, ele vai sentir mais confiança em seu trabalho e realmente entender a data que foi calculada.

Já se estiver trabalhando em uma construtora, provavelmente esse cronograma vai ser entregue pronto a você. Então, só é necessário analisá-lo para saber quais vão ser as etapas do serviço e suas durações.

Tenha ferramentas excelentes

Caso você seja funcionário de uma construtora, a empresa sempre vai te fornecer as ferramentas necessárias para cada trabalho. Mas, se você for autônomo e só realizar alguns serviços esporádicos para empresas, vai ter que investir em equipamentos para fazer as tarefas do dia a dia.

Afinal, com máquinas e ferramentas de qualidade, os resultados de seus serviços vão ser ótimos. Com isso, os clientes vão ficar bem satisfeitos com você e sua imagem vai melhorar no mercado. Então, conquistar outros serviços pode se tornar uma tarefa mais fácil no futuro.

Lembre-se também de que seus concorrentes provavelmente trabalham com boas ferramentas. Sendo assim, você precisa tê-las para não ficar para trás da concorrência.

Você pode investir em diversas ferramentas excelentes para fazer trabalhos melhores, como martelos, desempenadeiras, espátulas, furadeiras, niveladores de pisos e até grampos e alicates.

Ajude na decisão e compra dos materiais

Mesmo que seja iniciante na área da construção civil, você deve se lembrar sempre de que entende mais de obras do que o cliente que deseja construir uma casa ou fazer reformas. Por isso, é muito importante ajudá-lo na decisão e na compra dos materiais que vão ser usados no projeto.

Ele pode, por exemplo, querer usar um material que tenha um preço elevado, certas desvantagens ou até que não combine com outros elementos do ambiente. Então, é sua função explicar os benefícios e malefícios dos materiais para que o cliente tome uma decisão consciente.

Ainda, é essencial combinar quem vai fazer a compra dos materiais. Quando o cliente se responsabiliza por essa atividade, é bacana indicar lojas em que ele pode encontrar os itens buscados e com bons preços. Mas, é claro, que ele tem liberdade para escolher onde vai adquirir as peças.

Em uma construtora, a seleção de materiais costuma ser feita pelos chefes. Porém, se for uma decisão de equipe e você tiver abertura, também pode colaborar na escolha e informar lugares para comprar as peças.

Avise os responsáveis sobre qualquer problema

Durante a obra, se você perceber qualquer problema, não deixe de avisar rapidamente os responsáveis pelo imóvel sobre o que está acontecendo. Ou seja, você deve avisar os clientes ou seu superior na construtora.

Isso é muito relevante, porque pode impedir que complicações maiores apareçam, mostra seu profissionalismo e cuidado com o trabalho. Dependendo do problema, pode ser necessário refazer algumas atividades e, assim, a obra pode atrasar.

Então, quanto mais cedo você avisar, mais rápido a complicação vai se resolver e a construção ou reforma vai voltar para seu cronograma inicial. Sendo assim, não tenha vergonha ou medo de falar sobre problemas, ou até possíveis complicações que podem acontecer devido a elementos presentes no canteiro.

Mantenha sempre um bom relacionamento com outros profissionais

Outro passo muito importante para sua carreira é manter um bom relacionamento com os demais profissionais da construção civil que atuam em sua região. Isso é ótimo tanto para iniciantes quanto para os trabalhadores mais experientes, por mais de um motivo.

Se você foi contratado por uma construtora ou outro profissional autônomo, por exemplo, é bom ter uma boa relação com os demais funcionários para que o trabalho seja mais tranquilo e também tenha um bom resultado.

Afinal, quando os colaboradores se entendem, as chances de entrarem em sintonia na hora de fazer as tarefas é maior. Dessa forma, a construção acaba tendo uma qualidade mais elevada.

Além disso, cultivar um relacionamento bacana com pessoas da sua área é bom, porque assim você pode ser lembrado em outras oportunidades. O pessoal da construtora ou outros profissionais independentes com certeza vão se lembrar rapidamente de você quando virem um trabalho que tem a sua cara e podem te indicar ou te contratar.

Por isso, lembre-se sempre de dar valor para as relações construídas em outros serviços e cultivá-las.

Ajude na limpeza do pós-obra

Se você ainda estiver trabalhando na obra quando ela for finalizada, ajude na limpeza do local. Essa atitude é muito relevante, porque deixa os ambientes da construção mais limpos e atraentes. Ainda, ela permite que você ou outros profissionais percebam imperfeições no acabamento da obra.

Caso haja imperfeições, esse é o melhor momento para notá-las, pois você tem tempo para consertá-las. Dessa forma, consegue entregar a construção perfeita para o cliente e ele com certeza vai ficar contente com a aparência do serviço.

Já se você não se preocupar com essa limpeza, além de entregar o imóvel sujo, pode deixar defeitos na obra. Esse descuido é capaz de interferir consideravelmente na satisfação do cliente e, consequentemente, na sua imagem no mercado. 

Então, lembre-se de fazer a limpeza da obra com muito cuidado, se você ainda estiver participando dessa etapa da construção.

Começar a trabalhar na construção civil não é uma tarefa fácil, mas se você seguir nossas dicas, esse período vai ser um pouco mais simples. Logo, você pode conquistar melhores oportunidades e crescer na área. Sendo assim, decida como quer trabalhar, busque especializações e não se esqueça de nossas dicas para iniciar uma obra.

Agora que você conferiu nosso guia para iniciantes na construção civil e está mais preparado para essa jornada, veja mais conteúdos em nosso site para continuar se atualizando sobre a área e aprimorando seu serviço! 


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: