fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Verga e contraverga: o que são e quais as funções?

Você sabia que um dos maiores problemas da construção civil são as rachaduras? No caso, algumas delas são causadas pela falta de verga e contraverga na obra – um erro bastante amador, diga-se de passagem.

As rachaduras, depois que aparecem, tendem a evoluir rapidamente. O ideal, portanto, é evitá-las ao máximo – e é justamente esse o trabalho das vergas.

Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse assunto. Não deixe de ler até o final.

O que são verga e contraverga?

Uma das partes mais importantes de uma obra são as portas e janelas. Elas fazem a transição entre os espaços do projeto, e uma característica desses pontos é a “falta de material”. Ou seja, o peso sobre a parte de cima da porta é o mesmo que dos demais pontos da parede na mesma altura – com o agravante do formato, dado que não há sustentação no meio dessa formação.

Por serem pontos de grande importância, damos nomes diferentes para essa parte: verga. 

A contraverga diz respeito às janelas, e faz referência à parte debaixo dessa abertura. Portas não têm contraverga, dado que o chão faz esse papel.

Para que essas estruturas servem?

A verga e contraverga servem para reforçar o projeto como um todo, impedindo que certos pontos críticos fiquem sem assistência.

No caso, se elas não forem usadas da forma correta, é esperado haver rachaduras, as quais podem tomar a parede toda. No caso, a depender da estrutura da obra, danos mais graves podem acontecer ao longo do tempo.

Em geral, as rachaduras vão de fora a fora na parede onde não há verga e contraverga. Se a construção for precária, isso pode causar até a queda da parede – ou da casa como um todo, em projetos menores.

Para dar mais sustentação à obra, é válido aplicar eco grampos. Com esse incremento, com certeza sua construção ficará bem mais segura.

Como a verga e contraverga devem ser posicionadas?

A verga deve ser colocada na parte superior das portas e janelas, como um suporte nessas regiões. Portanto, parte da força que seria direcionada ao centro passa a ser distribuída ao resto da parede.

Já a contraverga faz a mesma coisa, mas na parte de baixo das janelas: a força que iria para as laterais dessa abertura é distribuída ao longo da parte inferior da parede.

Vamos comentar sobre as dimensões das vergas e contravergas logo a seguir:

Dimensões utilizadas

A verga e contraverga devem ultrapassar, idealmente, o vão da porta ou janela em 20% do tamanho da abertura. Isso é fundamental para ocorrer um rearranjo das forças envolvidas nessas regiões.

Se a abertura tiver 2 metros, são esperados 40 centímetros, além do vão, de cada lado.

Já quanto à altura da verga, o recomendado é utilizar 10% da dimensão do vão. Essa proporção segue o mesmo princípio da quantidade excedente à extremidade do vão: serve para distribuir (e até resistir) melhor às forças nessa região.

Portanto, um vão de 2 metros requer uma verga que passe 40 cm de cada lado, com 20 cm de altura.Gostou destas informações? Aproveite para ver mais dicas em nosso blog!


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: