
O cimento queimado voltou com tudo na decoração. Ele oferece um ambiente elegante, moderno e refinado, podendo ser usado em quase todos os estilos de decoração.
Portanto, os pedreiros precisam se preparar para essa demanda!
Por sorte, tanto a confecção quanto a aplicação são simples e rápidas. Para alcançar um resultado maravilhoso, basta apenas tomar alguns cuidados – que serão discutidos ao longo do texto.
Quer ficar por dentro dessa tendência? Leia todo este conteúdo!
Cimento queimado: o que é?
Embora o nome sugira temperaturas elevadas e complexidade no manuseio, na verdade essa técnica não usa fogo. O nome vem da cor resultante da aplicação do material, que em essência é cimento, só que mais escuro.
Em resumo, se trata de uma argamassa bastante simples que, nos casos mais complicados, leva algum aditivo para melhorar sua performance.
A “queima” ocorre após a aplicação do produto, consistindo em jogar pó de cimento enquanto a massa ainda está fresca. Isso permite trabalhar com a desempenadeira, tornando a superfície lisa.
Como fazer cimento queimado?
Essa argamassa pode ser feita na própria obra, tendo como base o cimento da construção. Em suma, é composta de areia, cimento estrutural, água e, em alguns casos, resinas.
A proporção ideal é de 1 parte de cimento para 4 de areia, adicionando água até atingir uma mistura cremosa.
No entanto, se você quer um resultado garantido, vale a pena investir no Protec Ambiance. Ele vem pronto para ser aplicado na obra, e comporta o melhor que temos à disposição no mercado, no sentido de tecnologia em construção civil.
O produto garante acabamento extra liso, e diversas cores de cimento queimado para você escolher. O desperdício é mínimo, e a aplicação é simplificada devido à natureza cremosa da massa.
Como aplicar esse material?
A aplicação do material é bastante simples, consistindo em:
- Preparar a superfície.
- Aplicar a argamassa.
- Criar o efeito desejado.
- Dar o acabamento.
Vamos aos detalhes de cada passo elencado em nossa lista.
Preparar a superfície
A superfície precisa estar limpa, sem gorduras e sujeiras. Da mesma forma, não pode ser muito lisa – nesse caso, deve-se chapiscar para mais aderência.
É muito importante que a superfície esteja nivelada. Você também pode trabalhar com fita adesiva, impedindo que a mistura atinja áreas adjacentes.
Aplicar a argamassa
Com a massa pronta (1 parte de cimento para 4 de areia), está na hora de aplicar. Ele deve seguir um padrão de espessura de 3 centímetros, com juntas de dilatação a cada 2 metros.
Criar o efeito desejado
Se o produto for o Protec Ambiance, o efeito desejado será aplicado sem necessidade de trabalho adicional. Todavia, se você fez a massa na obra, vai ter que adicionar o efeito, podendo salpicar pó de cimento enquanto a massa ainda está úmida.
Dar o acabamento
Por fim, após deixar a massa secar de 3 a 5 dias, está na hora do acabamento. Um piso de cimento queimado pede uma boa lavagem com sabão de coco. Além disso, um produto selante é indispensável para um ótimo resultado – 5 aplicações de cera incolor já bastam.
Embora seja um método simples, com certeza é uma técnica elegante!