Site icon Blog da Inove Sua Obra

Cimento queimado: o que é e como fazer

O cimento queimado voltou com tudo na decoração. Ele oferece um ambiente elegante, moderno e refinado, podendo ser usado em quase todos os estilos de decoração.

Portanto, os pedreiros precisam se preparar para essa demanda!

Por sorte, tanto a confecção quanto a aplicação são simples e rápidas. Para alcançar um resultado maravilhoso, basta apenas tomar alguns cuidados – que serão discutidos ao longo do texto.

Quer ficar por dentro dessa tendência? Leia todo este conteúdo!

Cimento queimado: o que é?

Embora o nome sugira temperaturas elevadas e complexidade no manuseio, na verdade essa técnica não usa fogo. O nome vem da cor resultante da aplicação do material, que em essência é cimento, só que mais escuro.

Em resumo, se trata de uma argamassa bastante simples que, nos casos mais complicados, leva algum aditivo para melhorar sua performance. 

A “queima” ocorre após a aplicação do produto, consistindo em jogar pó de cimento enquanto a massa ainda está fresca. Isso permite trabalhar com a desempenadeira, tornando a superfície lisa.

Como fazer cimento queimado?

Essa argamassa pode ser feita na própria obra, tendo como base o cimento da construção. Em suma, é composta de areia, cimento estrutural, água e, em alguns casos, resinas. 

A proporção ideal é de 1 parte de cimento para 4 de areia, adicionando água até atingir uma mistura cremosa.

No entanto, se você quer um resultado garantido, vale a pena investir no Protec Ambiance. Ele vem pronto para ser aplicado na obra, e comporta o melhor que temos à disposição no mercado, no sentido de tecnologia em construção civil.

O produto garante acabamento extra liso, e diversas cores de cimento queimado para você escolher. O desperdício é mínimo, e a aplicação é simplificada devido à natureza cremosa da massa.

Como aplicar esse material?

A aplicação do material é bastante simples, consistindo em:

Vamos aos detalhes de cada passo elencado em nossa lista.

Preparar a superfície

A superfície precisa estar limpa, sem gorduras e sujeiras. Da mesma forma, não pode ser muito lisa – nesse caso, deve-se chapiscar para mais aderência. 

É muito importante que a superfície esteja nivelada. Você também pode trabalhar com fita adesiva, impedindo que a mistura atinja áreas adjacentes.

Aplicar a argamassa

Com a massa pronta (1 parte de cimento para 4 de areia), está na hora de aplicar. Ele deve seguir um padrão de espessura de 3 centímetros, com juntas de dilatação a cada 2 metros.

Criar o efeito desejado

Se o produto for o Protec Ambiance, o efeito desejado será aplicado sem necessidade de trabalho adicional. Todavia, se você fez a massa na obra, vai ter que adicionar o efeito, podendo salpicar pó de cimento enquanto a massa ainda está úmida.

Dar o acabamento

Por fim, após deixar a massa secar de 3 a 5 dias, está na hora do acabamento. Um piso de cimento queimado pede uma boa lavagem com sabão de coco. Além disso, um produto selante é indispensável para um ótimo resultado – 5 aplicações de cera incolor já bastam.

Embora seja um método simples, com certeza é uma técnica elegante!

Sair da versão mobile