Como fazer o nivelamento do meu piso?

É possível fazer o nivelamento perfeito do seu piso com os produtos Protec. Afinal, essa marca facilita bastante para o pedreiro, tornando trabalhos duros em tarefas simples e práticas.

Neste conteúdo, vamos explicar como nivelar seu piso com facilidade. Confira!

Como preparar a base para nivelamento?

Um dos requerimentos para iniciar o nivelamento é ter uma base livre de impurezas – de qualquer natureza. Da mesma forma, cheque se a base não tem regiões ocas, dando leves pancadas nela.

Se houver possibilidade de umidade, esse problema precisa ser tratado rapidamente. O ideal é aplicar um impermeabilizante para evitar futuros problemas. Lembre-se de sempre usar materiais de construção de qualidade.

Deve-se ter cuidado redobrado com pedras, cerâmicas e porcelanato. Esses revestimentos precisam estar limpos, sem cera e demais resíduos. Se o piso for polido, deve-se lixar até remover o brilho do mesmo.

Vale a pena corrigir desgastes com argamassa Protec Rapniv ou Reparo Rápido antes do nivelamento.

Em caso de tráfego de veículos, é fundamental que a base seja feita de concreto, e que tenha resistência suficiente para aguentar o estresse do tráfego.

Qual é o melhor autonivelante para cada caso?

Existem 4 ótimos autonivelantes para alcançar um nível de nivelamento invejável em seu piso. No caso, são todos da linha Protec Autonivelante, sendo eles:

  • Base: o Protec Autonivelante Base é o produto mais simples da linha, mas que já dá conta do recado, na maioria dos casos. Ele alcança uma espessura de até 10 mm, é ideal para residências e comércio, sendo indicado para piso vinílico, cerâmico, laminado e pedras naturais. A liberação total de tráfego acontece 48 horas após a aplicação.
  • Fine: o Fine é mais resistente à compressão que o Base, suportando 5 MPa a mais (30 MPa). Ele serve para os mesmos propósitos que o Base, tendo um consumo maior (1,8 kg/m²) e secando na metade do tempo do anterior (24 horas).
  • Plus: o Protec Autonivelante Plus alcança uma espessura de até 20 mm, consumindo 1,9 kg/m². Sua resistência à compressão é de 35 MPa, secando em 24 horas. Tem as mesmas aplicações que os anteriores, somando-se pintura.
  • Ultra: como o próprio nome sugere, esse produto é bastante superior aos anteriores, sendo também recomendado para áreas industriais. Ele consegue aguentar tráfegos de veículos e máquinas, dada sua resistência à compressão de 55 MPa. São indicados revestimentos de alta resistência. Consome 2,0 kg/m² e seca em 24 horas.

Como aplicar o autonivelante?

A aplicação é bastante simples:

  • Despeje o produto no piso e, com o auxílio de um rodo dentado, espalhe-o de acordo com a espessura almejada.
  • Use um rodo fura bolhas após o espalhamento do produto.
  • Evite ultrapassar 15 minutos entre a aplicação e a movimentação.
  • Você pode lixar após secar, se for conveniente. O importante é manter uma limpeza impecável dessa superfície.
  • Caso sejam necessárias, pequenas correções podem ser feitas com Protec Basefin.
  • Se for necessária outra camada do produto, aplique-a após 24 horas de secura e um tratamento com Protec Primer 516.

Prosseguindo dessa forma, com certeza o nivelamento de seu piso vai ficar impecável!


Deixe uma resposta