fbpx

Blog da Inove Sua Obra

Acesse materiais inovadores: "Como Assentar Piso" até vídeos de clientes satisfeitos sobre nivelador de piso, porcelanato, amarração de ferro, entre outros conteúdos de alto valor.

Novidades na Construção Civil

A construção civil é um setor em plena expansão. Um dos motivos para isso é o desenvolvimento de novas tecnologias, as quais facilitam o trabalho, ao passo que cortam custos.

Unindo as tecnologias modernas e os materiais de construção de qualidade, é possível criar obras impressionantes.

Atualmente, há uma enorme preocupação quanto ao clima mundial. Dessa forma, essa preocupação afeta todos os setores, inclusive o da construção civil. É por isso que construções verdes e tijolos ecológicos estão nesta lista.

Feita essa pequena introdução, vamos às novidades do mercado!

Bioconcreto na construção civil

Um dos materiais mais sofisticados que temos à nossa disposição é o bioconcreto. Ele recebe esse nome porque leva organismos vivos em sua composição.

Em resumo, estamos falando de concreto com Bacillus pseudofirmus, mistura esta que confere propriedades regenerativas ao concreto. Dessa forma, ele consegue fechar rachaduras por conta própria, sem intervenção humana.

O segredo está nas reações químicas que ocorrem quando a bactéria entra em contato com oxigênio e água, a qual libera uma espécie de calcário.

Impressão 3D

A impressão 3D merece destaque especial. Essa tecnologia vem revolucionando todas as áreas importantes, desde a medicina até a construção civil.

A característica mais importante é sua capacidade de produzir peças sob demanda. Dessa forma, é possível criar as peças na obra, reduzindo diversos custos e evitando desperdícios.

Ela ainda está alinhada à ideia de preservação ambiental, dado que polui muito pouco.

Construções verdes

As construções verdes, também conhecidas como green building, representam uma tendência na construção civil.

Como foi dito no início deste conteúdo, há uma imensa preocupação com a poluição ambiental, e as construções verdes ajudam a solucionar uma parte desse problema.

A ideia é construir visando poluir o mínimo possível, ao passo que elementos verdes são usados na obra. O resultado são prédios e casas com vegetações, algo que está cada dia mais comum nas grandes cidades.

Internet das coisas

A internet das coisas, também chamada de IoT, representa um grande passo adiante na construção civil. Quer dizer, ela não está atrelada ao canteiro de obra, mas sim aos sistemas que integram o imóvel.

Em resumo, a IoT diz respeito a como as tecnologias do imóvel conversam entre si. Portanto, os equipamentos do ambiente se autorregulam, economizando recursos e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Uso de autonivelantes

Os autonivelantes, como os produzidos pela Protec, estão permitindo obras mais rápidas e de maior qualidade.

No caso, o material é fluido, facilitando seu escoamento pelo contrapiso. Assim, temos um nivelamento perfeito e fino, que seca mais rápido que os materiais convencionais.

Tijolos ecológicos

Por fim, temos os tijolos ecológicos, os quais ajudam a diminuir o impacto dos resíduos e dejetos na natureza. 

Esses tijolos são feitos de restos, que podem vir de siderúrgicas, borracharias, restos de cimentos e muitas outras fontes de materiais – inclusive compostos orgânicos.

Devido à tecnologia empregada neles, são peças perfeitamente utilizáveis e de alta qualidade. Sem dúvidas, vão se tornar cada dia mais comuns nas obras.

E aí, gostou das novidades na construção civil? Aproveite mais conteúdos como este em nosso blog!


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: