O que você precisa saber sobre Medição na Construção Civil

Um dos elementos mais importantes na hora de construir um imóvel é a medição. De fato, a medição na construção civil tem um peso enorme tanto para o orçamento quanto para a qualidade do imóvel.

É através das medidas que sabemos se o projeto está sendo executado da forma correta, assim como temos certeza de que todas as partes da obra vão se encaixar. Em caso de problemas de medidas, tem-se desperdícios, atrasos e, quando não consertados, um resultado que pode decepcionar o cliente.

Neste conteúdo, vamos explorar a importância da medição na construção civil. Continue lendo!

O que é a medição na construção civil?

A medição nada mais é que o ato de medir. Embora seja uma tarefa simples e básica, medir de forma recorrente os elementos de uma obra pode evitar diversos problemas, tanto estéticos quanto financeiros.

Um dos equipamentos mais usados na hora é a trena. Com ela, pode-se medir diversos objetos, mas somente essa ferramenta não é suficiente para garantir uma excelente qualidade. Outra muito utilizada é o nível, que mede o nivelamento da parede.

Por que medir é tão importante no canteiro de obras?

Muitas estruturas presentes em uma obra requerem encaixe. Dessa forma, se uma das peças estiver fora dos padrões planejados, com certeza o conjunto não vai se encaixar perfeitamente. 

Além disso, pode-se erguer uma parede sem tomar consciência de que, desde sua base, ela está desnivelada. Esse erro só será percebido mais tarde na obra, tendo que desmanchar a parece e começar do zero.

Dados esses exemplos, fica claro que a medição na construção civil é fundamental!

Como assegurar um ótimo resultado com medição?

Há diversos caminhos que asseguram um ótimo resultado por intermédio da medição, mas o mais recomendado é ter um profissional somente para essa tarefa. Dessa forma, não há sobrecarga de trabalho nos demais colaboradores, permitindo um fluxo de trabalho otimizado.

O colaborador encarregado pela medição é denominado Fiscal de Medição. Ele precisa ter em mãos o projeto da obra, o orçamento, o planejamento e o cronograma da mesma.

Em resumo, o papel desse profissional é avaliar o andamento da obra. Portanto, ele vai registrar o consumo de materiais e o prazo de entrega de cada parte da obra. Todas essas informações, somadas às observações do profissional, devem ser organizadas em relatórios de medição.

É interessante deixar ferramentas para registros visuais de possíveis problemas. Dessa forma, a comunicação fica mais simples, permitindo solucionar o problema com mais rapidez.

Como a medição na construção impacta no orçamento?

Trabalhar com medição na construção civil traz muitas vantagens, dentre elas a redução e otimização dos orçamentos. De fato, ao saber como está o andamento da obra, é possível elaborar orçamentos precisos e sem desperdícios.

Além disso, não corre-se o risco de ter que desmanchar para fazer de novo – como pode acontecer nas situações onde a obra fica diferente do projeto proposto. Tudo isso tem um impacto enorme no orçamento e nos prazos.

Vale lembrar que usar produtos, equipamentos e ferramentas de qualidade durante a construção é fundamental para atingir um ótimo resultado. 

Veja algumas ofertas em nosso site!


Deixe uma resposta