Saiba como preparar a argamassa passo a passo

Preparar uma argamassa de qualidade é o primeiro passo para conseguir um ótimo resultado em sua obra. No entanto, muitos profissionais da construção civil, mesmo os mais experientes, ainda cometem erros durante o preparo da argamassa.

A mistura precisa ser homogênea e sem bolhas para ser efetiva. Caso contrário, o resultado pode não agradar e, a depender da situação, não atender os requisitos mínimos para dar continuidade à obra.

Neste conteúdo, vamos ensinar a preparar argamassa, assim como vamos apresentar diversos detalhes sobre esse procedimento.

Confira!

O que é argamassa?

A argamassa é uma mistura muito empregada na construção civil, sendo constituída por areia, água e cal. 

Durante seu preparo, a mistura desses elementos deve ser feita com bastante cautela, dado que não pode haver bolhas na massa, as quais diminuem sua efetividade nas aplicações.

Se você é um profissional do ramo de construção, saber tudo sobre argamassa precisa ser um de seus objetivos, dada a vasta utilização desse elemento nas obras.

Em geral, esse material é usado para assentar tijolos, azulejos, blocos e ladrilhos, estando presente em quase todos os locais da obra. 

Quais são os tipos de argamassa existentes?

Os tipos de argamassa são os seguintes:

  • Alvenaria: a argamassa de alvenaria é feita através da mistura de uma parte de cimento e três de areia, podendo adicionar aditivos na mistura. Quando adicionado impermeabilizantes, temos a argamassa mais utilizada na obra por causa de seu poder anti-infiltração.
  • Emboço: o emboço é formado pela mistura de uma parte de cimento, duas de cal e 8 de areia. Essa argamassa é aplicada quando há desnível na parede, sendo usada para corrigir imperfeições.
  • Blocos de concreto: essa é uma das massas mais resistentes utilizada nas obras. Ela é composta por uma porção de cimento e 6 de areia.
  • Reboco: o reboco tem como característica ser fino, sendo constituído de uma porção de cimento, duas de cal e nove de areia. Ele é usado no acabamento das obras.
  • Colante: com alto poder de fixação, essa argamassa é indicada para fachadas grandes e obras altas.

Como preparar e aplicar argamassa?

Preparar argamassa é um procedimento de rotina nas obras de construção civil, contando com apenas dois passos, sendo eles:

  1. Misture as partes de cimento, cal e areia, de acordo com a argamassa pretendida, sem adição de água. Faça esse procedimento com a ajuda de uma enxada. Nota: se usar cal, jogue esse ingrediente por último, depois de ter misturado as partes de cimento e areia.
  2. Após realizar a mistura à seco, faça um montinho com a argamassa e cave um buraco em seu centro. Acrescente água até a mistura ficar pastosa, nem muito dura, nem muito mole.

Você pode usar ferramentas inteligentes para fazer argamassa, como é o caso do Misturador de Massa Elétrico RUBIMIX e os batedores Dimaestro. Nesse caso, basta misturar todos os ingredientes e usar o misturador com os batedores adequados. 

A massa estará pronta rapidinho!


Deixe uma resposta