Dicas para utilizar Energia Solar

Com o custo crescente na conta de luz, a melhor forma de economizar é aproveitar a energia solar: uma fonte renovável, de baixo impacto e que pode diminuir muito as contas de energia elétrica de sua casa.

Neste conteúdo, vamos apresentar 7 dicas excelentes para economizar ao utilizar energia solar. Leia todo o material!

1. Faça um bom planeamento de energia solar

Se você pretende instalar painéis solares em sua casa, pense bem como será a distribuição dos mesmos. Em algumas situações, uma pequena alteração de posição pode tornar o sistema muito mais eficiente – e o inverso também é verdade.

Leve em conta o trajeto do sol e consulte especialistas da área para encontrar as melhores localizações para sua residência.

2. Aposte em sensores de movimento para economizar

A maioria dos painéis solares não consegue entregar tanta eletricidade quanto gostaríamos. Portanto, para aproveitar ao máximo essa tecnologia, você precisa praticar bons hábitos de economia; usar sensores de movimento é um grande avanço nessa direção.

Vale lembrar que os dimmers também são amigos de quem quer poupar. Afinal, nem sempre precisamos da força total de nossas lâmpadas.

3. Escolha equipamentos que consomem pouca energia

É importante ajustar seu consumo de energia elétrica para se adequar à quantidade que os painéis conseguem entregar. Nesse sentido, fazer uma escolha inteligente de equipamentos é uma ótima ideia.

Todos os produtos que necessitam de energia elétrica para operar possuem classificação de consumo. Dê preferência para aparelhos com o consumo em “A” no certificado da Procell.

4. Lâmpadas LED são fenomenais para economizar

As lâmpadas são um dos itens mais comuns nas casas, sendo responsáveis por boa parte do consumo elétrico da mesma. Pensando nisso, escolher as lâmpadas de LED ao invés de as com filamento é uma sábia decisão.

Como as lâmpadas LED funcionam em potências baixas, elas consomem menos energia, ajudando na hora de economizar.

5. Invista em um aquecedor de água solar

Fora os painéis solares, uma ótima estratégia para aproveitar a energia do sol são os aquecedores de água solar. No caso, eles aproveitam a elevação de temperatura em placas escuras, provocada pelo sol, para aquecer a água que será usada na residência.

Como o chuveiro elétrico representa um gasto enorme de energia, essa medida reduz bastante sua conta de luz.

6. Aproveite a iluminação natural

Uma forma de aproveitar a energia solar é através de janelas e telhas transparentes. Dessa forma, o uso de lâmpadas durante o dia pode ser extinto, trazendo mais conforto e menos gastos com eletricidade.

Existem estruturas que modulam a intensidade da energia solar, no caso de sua casa sofrer com excesso de luz.

7. Cores claras nas paredes ajudam muito

Por fim, uma ótima forma de aproveitar a energia solar, que soma bem com as janelas, são paredes de cores claras. Essas paredes conseguem refletir a luz natural no interior da casa, fazendo mais com menos.

Viu como é fácil aproveitar a energia solar em sua residência? Basta fazer algumas pequenas alterações na estrutura da mesma.


Deixe uma resposta