Construção Civil 2022: Novidades e tendências

Sem dúvidas, a construção civil em 2022 promete bastante, ainda mais com as novas tecnologias se popularizando no mercado.

Uma das grandes questões de 2022 é a sustentabilidade, um tema em pauta no mundo todo. Além de ser bom para o meio ambiente, o custo de manutenção da obra é menor e a satisfação do cliente é maior.

Não podemos deixar de apontar o atendimento ao cliente como um grande diferencial para este ano. 

Quer descobrir mais algumas novidades e tendências? Leia este conteúdo por completo!

A construção civil 2022 focará em sustentabilidade

Existem diversas tecnologias voltadas para a sustentabilidade, e a construção civil, devido a sua imensa proporção, também passa por otimizações sustentáveis. No caso, são técnicas e tecnologias que tornam a obra ecológica, mas sem diminuir a qualidade.

As tendências confirmadas para este ano são os painéis solares e sistemas de reaproveitamento da água da chuva.

As tecnologias de realidade aumentada ficarão populares

A realidade aumentada já é bastante usada em diversas partes do mundo. Porém, devido ao seu alto custo, ela não é tão popular no Brasil.

Mas isso tende a mudar em 2022, ainda mais pelo grande sucesso dessa tecnologia ao redor do globo. Mesmo sendo um investimento salgado, a satisfação do cliente é quase garantida, podendo se tornar um ótimo diferencial para a construtora.

Veremos muito BIM na construção civil 2022

Na construção civil que estamos acostumados, os planejamentos 2D ainda dominam. Entretanto, o BIM está entrando de vez no mercado de construção brasileiro, possibilitando ao cliente detalhes sobre a obra antes da construção.

Em resumo, usar o BIM está para uma maquete da mesma forma que o desenho 2D está para um mapa.

Estruturas pré-fabricadas é uma tendência forte

As estruturas pré-fabricadas já são muito empregadas no dia a dia das construtoras. E essa frequência de uso só vai aumentar nos próximos anos.

A razão do sucesso dessas estruturas são seus benefícios: elas desperdiçam menos materiais, são rápidas de serem implementadas e ajudam a cortar custos na construção.

O uso da tecnologia digital twin será frequente

Durante o planejamento de uma obra, é comum o arquiteto ou engenheiro usar materiais físicos. Dessa forma, para fazer um bom uso do que foi feito, é interessante passar exatamente tudo o que está no físico para o digital.

As tecnologias digital twin trazem essa proposta, permitindo diversas vantagens para as construtoras.

Veremos a automação ganhar ainda mais espaço

A automação também chegou nos canteiros de obras. Sensores, robôs e sistemas inteligentes ajudam na hora de aumentar a produtividade, organizar o projeto e até a evitar acidentes de trabalho.

As novas tecnologias com inteligência artificial chegam, aos poucos, na construção civil em 2022.

Atendimento ao cliente como diferencial

Por fim, o atendimento ao cliente será um grande diferencial, seja para autônomos da área de construção ou para grandes construtoras.

Passar um senso de segurança e responsabilidade para o cliente é importante, e cumprir com o acordado vai te destacar no mercado de trabalho.

Essas são algumas tendências da construção civil em 2022. Existem diversas outras surgindo por aí, será que vamos ter ainda mais surpresas?!


Deixe uma resposta