Como construir um muro

Os muros são uma das estruturas principais de qualquer obra. Portanto, saber como erguer um muro é obrigatório para todos os pedreiros. Embora a teoria seja simples, existem diversos fatores que interferem na qualidade final dessa estrutura.

Neste conteúdo, vamos elencar os principais componentes de um muro, como trabalhá-los durante a obra e demais detalhes importantes. Leia tudo!

Comece pela fundação na hora de construir um muro

A fundação dos muros costuma ser no estilo sapata corrida. Em resumo, se trata de uma estrutura de formato retangular desenhada para suportar e distribuir o estresse causado pelo muro, de forma linear.

Ela fica abaixo do nível do solo, percorrendo todo o comprimento das paredes.

É de suma importância que essa estrutura esteja adequadamente posicionada. Da mesma forma, as medidas precisam corresponder às utilizadas no projeto, para que tudo se encaixe sem problema algum.

Vale lembrar que as colunas de aço relacionadas aos pilaretes têm início na fundação. Verifique se elas estão perfeitamente eretas antes de dar continuidade na obra.

Estruture a alvenaria do muro

As paredes costumam ser feitas com blocos de concreto devido à construção de grautes sem a necessidade dos pilaretes – dado que são feitos no próprio bloco. Outro ponto positivo dos muros de blocos de concreto é que eles não precisam de revestimento, diminuindo os custos da obra.

A primeira fileira de blocos é a mais importante, segundo mestres de obras experientes. No caso, é ela quem vai dizer se o muro está alinhado ou não, podendo colocar tudo a perder.

Antes de colocar os blocos de concreto, certifique-se de impermeabilizar a fundação primeiro.

Use cintas de amarração se necessário

As cintas de amarração têm um papel parecido com o das vigas. No caso, são estruturas de concreto armado cuja principal função é resistir aos movimentos laterais do muro.

Em geral, são utilizados blocos canaletas com preenchimento de concreto e barras de aço, em muros com 2 metros ou mais de altura.

Para um muro resistente, é fundamental que as barras percorram todo o muro. Além disso, é uma prática comum preencher o interior dos blocos com uma fina camada de concreto antes de dispor o aço.

Verifique se há amarrações das barras de aço nos cantos do muro. Elas também precisam passar entre os pilaretes visando tornar a estrutura ainda mais firme. 

Feito o posicionamento das barras, os blocos são preenchidos com concreto.

Termine com os pilaretes

Os pilaretes são as colunas do muro, normalmente usados para muros acima de 3 metros de altura. Sua principal função é garantir resistência estrutural ao muro, sendo espaçados em vão de no máximo 2,8 metros.

Se você fizer tudo certo até o momento, terá barras fixadas na fundação, as quais serão as colunas de seu muro. Agora só resta esperar a secagem do muro e dar o acabamento à estrutura, como pintar ou chapiscar.

Ficou claro como você deve construir um muro bastante resistente? Veja mais materiais como este em nosso blog!

Precisando de ferramentas de qualidade para seus trabalhos, acesse nosso site.


Deixe uma resposta