Diferentes tipos de bancadas

As bancadas são elementos-chave em um projeto, afinal elas ocupam bastante espaço, fazendo com que chamem muita atenção. 

Em resumo, as bancadas podem ser utilizadas em duas áreas principais: na cozinha, servindo tanto para auxiliar no preparo de alimentos quanto na hora da refeição; e em áreas de lazer, geralmente acompanhando uma churrasqueira para fazer o corte da carne.

Neste conteúdo, vamos apresentar os principais materiais utilizados em bancadas. Confira!

Bancadas de mármore

O mármore deve ser usado com cautela na hora de produzir bancadas, pois ele é poroso e mancha com facilidade.

Quando falamos em cozinhas, ele não é o material mais indicado, exceto quando é revestido por alguma resina protetora, fechando seus poros.

No mais, ele confere glamour ao ambiente, fornecendo brilho e uma estética impecável.

Bancadas de granito

O granito é de longe o material mais empregado na fabricação de bancadas. A razão disso é que ele é extremamente resistente, fácil de limpar e bem mais barato que o mármore.

Dadas suas características, esse material serve tanto para bancada de cozinha quanto de área de lazer. 

O único cuidado que se deve ter em relação ao granito é a escolha do padrão da pedra: como ele é natural, existem várias combinações de tonalidades.

Bancadas de porcelanato

Da mesma forma como acontece com o granito, o porcelanato é bastante utilizado na produção de bancadas. Um dos motivos disso é sua imensa variedade de cores, permitindo criar ambientes maravilhosos.

Para trabalhar com esse material, sempre use um cortador de qualidade.

Bancadas de madeira

A madeira é bastante empregada na construção civil, mas nem sempre é conveniente trabalhar com esse material. No caso, mesmo revestida com verniz, ela ainda é sensível a lâminas, as quais podem causar estragos irreversíveis à bancada.

Além disso, seu custo é alto e sua resistência térmica não é das melhores. Por isso, pense bem antes de escolher esse material para sua bancada.

Bancadas de quartzo

Os quartzos, também conhecidos como Silestone, são materiais industriais feitos na junção entre granito e resinas. Eles são bastante famosos no mundo do design de interiores por causa de sua capacidade de compor ambientes.

Um de seus pontos fracos é justamente a resina, que limita sua capacidade térmica. 

Bancadas de corian

Seguindo o padrão do quartzo, o corian também é um material sintético bastante aclamado pelos designers de interiores. Ele é feito através da mistura entre resinas e hidróxido de alumínio, em uma proporção de 1:2.

Suas principais características são aguentar altas temperaturas e ser bastante moldável, facilitando na hora do acabamento.

Bancadas de cimento queimado

O cimento queimado nas bancadas é o símbolo da modernidade. Quando unido a eletrodomésticos metálicos, como liquidificadores e geladeiras em inox, o contraste das cores e brilhos cria uma composição maravilhosa no ambiente.

Porém, é preciso tratar o cimento queimado para que a água da pia não entre em contato direto com ele. E aí, já escolheu o melhor material para sua bancada? Aproveite e veja alguns equipamentos de alta qualidade para construção civil!


Deixe uma resposta