Conhecendo a Viga Baldrame

Para uma boa execução dos projetos, são necessários alguns elementos importantes principalmente relacionados à fundação, da qual a Viga Baldrame faz parte. No caso, essa viga, mesmo em contato com o solo, não é um elemento da fundação propriamente dito, pois ela transmite as cargas para as estruturas, ao invés de para o solo.

Neste conteúdo, vamos entender como a baldrame funciona, quais são seus principais tipos e como ela é empregada nos projetos. Leia tudo!

Viga Baldrame: o que é?

Em primeiro lugar, devemos dizer que a Viga Baldrame é uma estrutura de concreto armado, que segue o mesmo estilo das vigas de concreto armado. A baldrame é disposta de forma horizontal no chão, servindo para receber as cargas vindas das paredes.

Esse elemento precisa estar no Projeto Estrutural da obra, ou então no Projeto de Fundação, dada sua importância. Vale lembrar que usar bons materiais de construção faz muita diferença no resultado da obra.

Como ela transmite cargas para as estruturas da fundação e não ao solo, é incorreto afirmar que ela faz parte da fundação, mesmo tocando a terra.

Se o projeto prever cargas leves, então a Viga Baldrame pode ser substituída por sapatas corridas. Atenção, não devemos confundir estas duas estruturas que, apesar de semelhantes, têm características diferentes.

Quais são os tipos de Viga Baldrame?

Existem apenas três tipos de Viga Baldrame disponíveis para usar em projetos de construção civil, sendo eles:

  • Viga em loco.
  • Baldrame pré-moldado.
  • Viga em U.

Cada tipo traz vantagens e desvantagens para o projetos, por isso vamos apresentar cada um deles separadamente nas próximas seções.

Viga in loco

A viga in loco é bastante comum nos projetos de construção civil, mesmo sendo o tipo mais trabalhoso, quando comparada aos demais.

No caso, abre-se valas no solo de modo a comportar as vigas, as quais são encaixadas no chão, geralmente sobre uma base de brita, e posteriormente cobertas com concreto.

Baldrame pré-moldado

Já o baldrame pré-moldado faz uso das estruturas prontas para conseguir agilizar a obra. Ou seja, essa solução não requer nem de acabamento final, nem de desformar.

Esse tipo de viga traz diversas vantagens, as quais incluem necessidade de menos mão de obra, economia de materiais e mais simplicidade na hora de construir.

No entanto, tenha certeza que seu projeto pode receber essa estrutura, dado que cada caso precisa ser analisado atentamente, principalmente em relação à segurança.

Viga em U

Nos tipos de Viga Baldrame anteriores tínhamos o uso de caixas, mas isso muda quando falamos em vigas em U. Nesse caso, usamos blocos em formato de U, de modo a comportar as estruturas metálicas em seu interior, facilitando diversos pontos da construção.

Como fazer baldrame?

Para a Viga Baldrame in loco, temos:

  1. Abra valas que caibam as Vigas Baldrame com pelo menos 10 cm de folga.
  2. Monte as formas laterais capazes de receber o concreto.
  3. Cubra o fundo com um material capaz de regular o nivelamento, como a brita. 
  4. Inclua as armaduras de baldrame.
  5. Cubra tudo com concreto.
  6. Impermeabilize o baldrame após a cura do concreto.

Gostou deste conteúdo? Temos diversos outros como este em nosso blog!


Deixe uma resposta