Pisos de Grandes Formatos: Quais Ferramentas Usar?

Existe uma tendência que ganha cada dia mais força no Brasil: os pisos de grandes formatos. Se você é pedreiro ou de qualquer outra posição que atue na construção civil, com certeza precisa ficar por dentro das novidades.

Para os trabalhadores do setor, essa moda traz desafios que podem se mostrar bastante complexos. Afinal, essas peças são bem maiores que as convencionais, sendo mais pesadas e exigindo cuidados extras no canteiro de obras.

Se você está um pouco perdido, fique tranquilo: neste conteúdo vamos apresentar diversas informações interessantes sobre essa tendência. Continue lendo!

Grandes formatos como tendência

As obras tendem a seguir os designs modernos, e isso implica, para o trabalhador, em se adaptar às novas tecnologias e formas de construir. 

A tendência dos grandes formatos surgiu na Itália e na Espanha, por volta do início dos anos 2000. O primeiro grande formato apresentado ao mercado foram os porcelanatos de 1,20 x 0,60, criados pela Portinari em 2001.

Logo em seguida, a primeira comercialização ocorreu através da empresa Eliane em 2005, com a venda dos porcelanatos de 1,20 x 1,20, que fizeram muito sucesso na época.

Essas peças só eram comercializadas em boutiques e varejistas especializadas, mas hoje podem ser encontradas em diversos pontos de venda.

Os benefícios dos pisos de grandes formatos

Como você deve imaginar, o benefício dos pisos de grande formato é puramente estético. De fato, como eles cobrem muito mais metros quadrados do que as peças tradicionais, acabam por reduzir a quantidade de rejuntes, dando um novo aspecto ao ambiente.

Outro ponto interessante é que a maioria dos pisos dessa categoria são slim, ou seja, tem uma espessura bastante pequena, entre 3 mm e 7 mm. Porém, embora isso ajude em alguns aspectos, também é motivo de reclamações em outros. 

A fineza facilita o manuseio da peça, mas pode dificultar o transporte, pois ela pode ser quebrar ao menor impacto.

Principais ferramentas para pisos de grandes formatos

Boa parte das ferramentas comumente utilizadas pelos pedreiros e azulejistas continuam válidas. A questão da angulação entre o solo e a parede, antes da aplicação da massa, é válida independentemente do tipo de peça utilizada no projeto.

No entanto, como os pisos de grandes dimensões fazem parte de uma categoria especial, eles precisam de ferramentas próprias, que normalmente não são usadas quando se trabalha com as peças tradicionais.

Nesta seção, separamos as principais ferramentas para você trabalhar com esses pisos sem ter dores de cabeça.

Esquadro

Os esquadros são, de longe, uma das ferramentas mais empregadas na construção civil. Um dos motivos disso é que os ângulos de 90º e 45º são extremamente importantes para um projeto impecável.

Em geral, esse equipamento é feito de madeira ou metal, servindo para mensurar o ângulo que as paredes fazem com o solo. Para medir o quão reto o ângulo está, basta fixar o esquadro no ângulo, fazendo coincidir o “bico” do esquadro com a quina da parede.

Se você consegue ver luz através das bordas do esquadro, então a parede não está em um ângulo de 90º ideal.

Serra Mármore

A serra mármore tem se mostrado cada vez mais indispensável para a construção civil. O motivo disso é que a personalização é uma tendência que não pode ser deixada de lado, e ter o equipamento certo para cortar material é indispensável.

Essa serra é capaz de cortar mármore, granito, cerâmica e vários outros materiais. Outra enorme vantagem é que alguns modelos são capazes de cortar os materiais em ângulos precisos de 45º.

Quando falamos em pisos de grandes formatos, com certeza ter uma serra mármore à disposição traz um diferencial enorme para sua equipe de construção.

Sistema de carregamento Slab Heavy Duty

Por fim, quando falamos em pisos de grandes formatos pesados, é essencial trabalhar com o equipamento certo – que nesse caso é o sistema de carregamento Slab Heavy Duty.

Esse equipamento é capaz de transportar e posicionar peças de até 3,60 x 1,60, seja de superfície lisa ou rugosa.

Um de seus diferenciais em relação aos outros sistema de carregamento é sua capacidade. De fato, ele consegue carregar peças de até 140 kg, possuindo 6 ventosas de 20 cm cada, perfeitas para garantir a segurança no translado.

Em caso de necessidade, o sistema pode expandir sua quantidade de ventosas, permitindo ainda mais aderência e precisão de movimentos.

Porém, para que tudo saia como esperado, o sistema precisa estar limpo e seco, dado que é somente nesse estado que ele apresenta seu potencial máximo de uso.

Com um equipamento desses, sua equipe conseguirá movimentar e posicionar peças de porcelanato com extrema precisão e segurança. Com certeza vale o investimento! Já pensou o prejuízo que você pode ter se quebrar ou lascar uma peça por não ter o equipamento ideal para movimentá-la?

Nivel a laser

Quando falamos em instrumentos de alta tecnologia, não podemos deixar o nível a laser de fora. 

Esse instrumento é muito utilizado na construção civil, tendo a capacidade de substituir o esquadro, além de ajudar a aumentar a precisão das tarefas feitas na obra.

Em suma, o nível a laser é um aparelho que emite um feixe laser que, ao ser refletido pela parede e capturado pelo próprio aparelho, traz informações sobre o quão retas as paredes estão.

Aliás, ele costuma vir com um suporte de chão, essencial para realizar medidas de angulação, quando bem aplicado.

Nivela piso FLEX 

Se você quer pisos bem nivelados, um elemento importante para atingir esse resultado são os niveladores, em especial o Nivela Piso FLEX.

Além de ajudar a nivelar os pisos, esse produto também mantém uma distância adequada entre as peças, garantindo um serviço profissional.

Para usar o produto, siga as instruções:

  1. após aplicar a argamassa, insira o nivelador embaixo do piso, nos quatro cantos da peça;
  2. insira a cunha no nivelador. Esse elemento garantirá que o piso esteja nivelado de acordo com o esperado;
  3. se alguma peça estiver desnivelada, utilize um alicate para ajudar na hora de firmar a peça ao solo;
  4. após a argamassa seca, remova o nivelador com um martelo de borracha, sempre seguindo a linha do rejunte.

Torqueses para corte e furo

Todo bom profissional da construção civil deve andar com um torquês sempre à mão, de tão útil que essa ferramenta é no canteiro de obras.

Ao que se refere aos pisos de grandes formatos, esse equipamento permite cortar e furar peças de porcelanato e cerâmica, assim como pastilhas. Entretanto, como as peças grandes costumam ser mais finas, deve-se tomar cuidado durante essas tarefas, dado que rachaduras podem ocorrer com facilidade.

Desempenadeiras dentadas

As desempenadeiras dentadas são extremamente comuns no canteiro de obras. Afinal, essas ferramentas servem para distribuir a argamassa nos locais onde as peças serão assentadas.

Os dentes da desempenadeira criam um padrão de distribuição de argamassa que ajuda na hora de fixar a peça. No caso, o padrão de “sulcos” permite que, ao comprimir a peça contra a argamassa, a segunda se espalhe, trazendo uma ótima aderência.

Aqui vale uma nota: existem desempenadeiras para todos os tipos de serviços. Portanto, escolha o modelo certo para os pisos de grandes formatos, dado que nem sempre a convencional é capaz de resolver o problema.

Cortador flash line FL3 

Um dos equipamentos indispensáveis para grandes formatos é o cortador flash. 

Como dissemos na introdução deste conteúdo, a moda de grandes formatos surgiu na Europa, mais precisamente na Itália e na Espanha. É por isso que os melhores equipamentos para trabalhar com esse padrão vêm de lá.

O cortador flash lime FL3 foi projetado e produzido na Itália, sendo capaz de cortar até 3,40 metros de uma vez, com espessura de até 1 cm.

Além disso, ele possui um sistema antiderrapante, que garante maior precisão durante o trabalho, evitando acidentes e facilitando um corte limpo. Sua lubrificação integrada e conexão rápida também agregam muito valor, sendo seus principais diferenciais.

O kit vem com 3 guias de 120 cm, 1 alicate separador, 1 bolsa para transporte e 1 carrinho com rodel cortante.

Martelo de borracha

O martelo de borracha é outro grande conhecido dos trabalhadores da construção civil. A principal ideia por trás de seu uso é causar um impacto moderado, sem correr o risco de danificar a peça que se deseja fixar.

Além disso, esse martelo pode ser empregado em diversas outras áreas do canteiro de obra, por isso é indispensável.

Sistema de carregamento Superlift 

Se o projeto contar com peças de grandes formatos, sem dúvidas será necessário investir em um sistema de carregamento.

Em resumo, esse sistema é próprio para peças grandes, sendo totalmente equipado para fornecer uma boa experiência durante o trabalho, minimizando erros e tornando a obra mais veloz.

O sistema atua através de ventosas que, quando conectadas à peça, trazem bastante segurança na hora da manipulação, sendo capazes de suportar até 80 kg. Além disso, o sistema é adaptável, garantindo que qualquer formato de piso seja atendido.

E aí, sua equipe tem trabalhado com pisos de grandes formatos recentemente? Se ainda não têm esse tipo de demanda, não vai demorar muito para ela aparecer. Adquira os equipamentos o quanto antes!

Veja mais equipamentos de qualidade em nosso site!


Deixe uma resposta