Onde atuar na Construção Civil?

Se você quer saber onde atuar na construção civil, nós podemos te ajudar. A construção civil é a maior área de atuação da Engenharia Civil, pois engloba tanto a gestão quanto a realização de obras. 

A construção civil é uma das áreas em maior crescimento no país, seja para na área de projeto quanto na área de execução. Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para você que é iniciante na construção civil, ou até para quem já trabalha na área e está pensando em trabalhar com partes diferentes da Construção . 

Dessa forma, você pode saber um pouco mais sobre cada uma das áreas de atuação e escolher qual a melhor opção para você.

Quer saber um pouco mais sobre onde atuar na construção civil e conhecer um pouco mais sobre essa área que está em constante crescimento? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

A construção civil

A construção civil pode ser resumida como todo o planejamento e execução de obras civis. É a área mais conhecida da engenharia civil e também a que mais movimenta a economia brasileira.

A construção civil é uma área muito ampla, que vai desde a construção de casas e edifícios até grandes obras de infraestrutura urbana. E é exatamente por ser uma área tão ampla que muitas pessoas ficam sem saber onde atuar nesse setor, com várias profissões da construção civil para escolher.

As principais áreas da construção civil

Se você tem dúvidas sobre onde atuar na construção civil, conhecer as principais áreas pode ser o que você precisa para decidir entrar no ramo. Muitas vezes, quem vê uma obra completa, mesmo que uma simples casa, não tem nem ideia sobre os profissionais envolvidos no processo.

Projeto

O projeto é a primeira etapa para a construção de uma obra. É no projeto que se define a viabilidade da obra, bem como os materiais que serão utilizados.

A parte de projeto envolve também os projetos hidráulicos, com detalhamento dos encanamentos de água e esgoto, e o elétrico e estrutural. O projeto estrutural diz respeito à estrutura em si, com detalhamento dos pilares e das vigas a serem utilizadas.

É um processo demorado e que precisa de muita atenção de todos os profissionais envolvidos.

Escavação para fundação

A escavação do terreno é a primeira etapa quando se inicia a construção no canteiro de obras. A escavação é feita para retirar a terra e dar início a construção da fundação, essencial para garantir a estabilidade da obra.

Alvenaria

A alvenaria nada mais é do que o conjunto de materiais utilizados para construir as paredes de uma estrutura, e existem dois tipos de alvenaria: estrutural e de vedação.

A alvenaria estrutural, como o próprio nome diz, é feita de forma que as paredes servem como apoio para outras estruturas, como vigas e laje. Já a alvenaria de vedação é feita quando toda a estrutura é feita de forma independente e as paredes são apenas para fechar os cômodos. 

Acabamento

Depois de pronta a construção, é hora de fazer o acabamento, que diz respeito à colocação dos revestimentos, pinturas das paredes e instalações diversas. É a parte final de uma obra, deixando a construção pronta para o uso.

Construção civil de projeto

A área da construção civil de projeto, como o próprio nome demonstra, é aquele setor onde os profissionais atuam fazendo o projeto das estruturas a serem construídas. Neste setor, algumas das profissões que o engenheiro civil pode assumir são:

  • Engenheiro civil projetista;
  • Engenheiro civil orçamentista;
  • Gerente de obras;
  • Coordenador de obras;
  • Engenheiro de segurança do trabalho.

Engenheiro civil projetista

O engenheiro civil projetista é o profissional responsável pelo desenho do projeto das edificações. Além disso, o engenheiro civil projetista pode ser responsável pelos cálculos da infraestrutura, da terraplanagem e até mesmo da drenagem do terreno.

Ou seja, o engenheiro civil projetista é responsável por toda a primeira etapa da criação de um projeto, que pode ser ou não acompanhado de um arquiteto.

Engenheiro civil orçamentista

O engenheiro civil orçamentista é aquele que estuda a viabilidade econômica da obra, ou seja, se a obra é viável de acordo com o orçamento disponível. O engenheiro orçamentista é responsável pelo cálculo dos materiais a serem utilizados, bem como de propor outras soluções de forma a tornar a obra viável.

Ou seja, é o engenheiro responsável por todo o cálculo do custo total da obra, além de ser responsável por encontrar soluções para diminuir o custo caso seja necessário.

Gerente de obras

O Gerente de obras é o engenheiro civil responsável por fazer o gerenciamento no local da obra. É o profissional responsável por conferir se o projeto está sendo seguido da maneira correta durante a construção e monitora o funcionamento geral da obra.

Além disso, é responsável por auxiliar durante a elaboração do orçamento e também na negociação com fornecedores de materiais de construção.

Coordenador de obras

O coordenador de obras acompanha e fiscaliza a obra in loco, prestando suporte ao gerente de obras. É o profissional responsável por analisar o funcionamento da obra e propor correções sempre que for necessário.

Além disso, é responsável por prestar suporte no acompanhamento dos custos, sugerindo mudanças no orçamento sempre que preciso.

Engenheiro de segurança do trabalho

O engenheiro de segurança do trabalho é responsável por analisar as condições de segurança e salubridade nos canteiros de obras. É um profissional que atua criando e implementando projetos que previnam acidentes de trabalho, garantindo maior segurança para todos os envolvidos na construção.

Construção civil de execução

A construção civil de execução é a área com maior número de opções de atuação. Isso porque envolve todos os profissionais que executam obras, como pedreiros, eletricistas, azulejistas, encanadores, entre tantos outros.

É na construção civil de execução que vemos o projeto saindo do papel, onde se iniciam as obras da construção civil. Entre alguns dos principais profissionais da construção civil de execução, temos:

  • Pedreiro;
  • Eletricista;
  • Encanador;
  • Azulejista;
  • Carpinteiro;
  • Serralheiro;
  • Instalador de piso vinílico;
  • Instalador de piso laminado;
  • Pintor;
  • Gesseiro;
  • Vidraceiro.

Pedreiro

O pedreiro é o profissional responsável por construir a estrutura como um todo, desde a fundação até o acabamento. Ou seja, é com o pedreiro que uma obra de construção civil realmente começa, pois sem ele não há como construir as estruturas.

Por isso, é essencial que o pedreiro tenha conhecimento sobre o uso dos materiais, das ferramentas e dos equipamentos, além das técnicas usadas na construção.

É uma área bastante ampla, pois há pedreiros que atuam apenas erguendo as estruturas, enquanto outros atuam até a fase do acabamento. Por isso, entre as principais habilidades que um pedreiro deve ter, podemos citar:

  • Construção de vigas e pilares;
  • Construção de paredes;
  • Conhecimentos gerais de revestimentos de piso e de paredes.

Outras habilidades de um pedreiro são: saber ler e interpretar projetos, ter noções básicas de instalação elétrica e hidráulica, entre outras.

Eletricista

O eletricista é o profissional da construção civil responsável pelas instalações elétricas. Ou seja, ele atua com a instalação, manutenção e reparo das redes elétricas em uma construção.

Além disso, o eletricista é responsável por instalar e reparar aparelhos elétricos, eletrônicos e até mesmo redes de distribuição de energia.

Encanador

O encanador é o profissional da construção civil responsável por instalar e dar a manutenção em sistemas hidráulicos, como encanamentos de água e esgoto. Algumas das habilidades de um encanador são:

  • Instalação de encanamentos e tubulações;
  • Instalação e manutenção de caixas d’água;
  • Instalação de torneiras, pias, vasos sanitários, caixas de esgoto, entre outros.

É uma área bastante diversa e fundamental para o bom funcionamento de uma estrutura. 

Azulejista

O azulejista é o profissional da construção civil responsável pela instalação de revestimentos em pisos, paredes, muros, entre outros. O azulejista trabalha com revestimentos cerâmicos, pastilhas e ladrilhos, dependendo da necessidade.

Porém, um azulejista pode se especializar em determinada área, como por exemplo azulejista de porcelanatos. Por ser um revestimento de instalação mais complexa, é uma área que tem se tornado destaque na construção civil. Esse profissional encontra todas as ferramentas de trabalho necessárias na Inove Sua Obra.

Carpinteiro

O carpinteiro é o profissional responsável por trabalhar com madeira bruta, que é preparada para o uso no canteiro de obras. É um profissional que prepara a madeira para ser utilizada em forros, assoalhos ou até mesmo para servir de sustentação para coberturas.

Além disso, o carpinteiro pode atuar também na construção de obras com estrutura em madeira, bem como na fabricação de portas e janelas.

Serralheiro

O serralheiro é o profissional que fabrica, instala e repara estruturas metálicas. Os principais materiais usados por serralheiros são:

  • Aço;
  • Alumínio;
  • Cobre;
  • Estanho;
  • Ferro galvanizado;
  • Latão;
  • Zinco.

O serralheiro trabalha fazendo recortes em chapas metálicas, modelando os materiais para a fabricação de portas, janelas, esquadrias, portões, entre outros.

Instalador de piso vinílico

O instalador de piso vinílico é uma profissão relativamente nova na área da construção civil. O instalador de piso vinílico é o profissional que faz a instalação, a manutenção e o reparo em pisos vinílicos.

Além disso, é um profissional que pode atuar tanto em obras novas como em reformas. Isso porque o piso vinílico é uma ótima solução para reformar sem precisar retirar o piso anterior.

Instalador de piso laminado

O instalador de piso laminado, como o próprio nome demonstra, é o profissional responsável pela instalação e manutenção de pisos laminados. É considerada uma profissão parceira do carpinteiro, uma vez que trabalha com um revestimento derivado da madeira.

Porém, o laminado tem custo mais acessível e é bastante utilizado em obras de reforma por possibilitar uma reforma mais prática e limpa..

Pintor

O pintor é o profissional da construção civil responsável por fazer a preparação e análise das tintas para a pintura das superfícies. Além disso, o pintor pode atuar também na aplicação de texturas na parede, como o grafiato. 

Gesseiro

O gesseiro é o profissional que trabalha com gesso, seja em revestimentos ou em decoração para obras da construção civil. O gesseiro atua instalando e dando manutenção em peças de gesso que são colocadas em paredes, forros, painéis, entre outros.

Ou seja, o gesseiro pode atuar tanto na parte estrutural, criando paredes e forros de gesso, quanto na parte decorativa, criando peças para decorar os ambientes.

Vidraceiro

O vidraceiro é um dos profissionais que atuam na parte final de uma obra da construção civil. O vidraceiro é responsável por cortar, montar e instalar vidros, que serão colocados em portas, janelas, vitrais, espelhos, entre outros.

Além disso, o vidraceiro pode atuar também com a fabricação e instalação de boxes de banheiro, bem como na manutenção dessas peças.

Bônus: as profissões auxiliares na construção civil

Além de todas as profissões já mencionadas, há várias profissões auxiliares na construção civil. Essas profissões não estão envolvidas diretamente com a obra em si mas são fundamentais, como os operadores de máquinas e os motoristas de caminhão.

O operador de máquinas atua na operação de máquinas de terraplanagem e fundações, sendo etapas fundamentais para o início de uma obra de construção civil. O motorista de caminhão trabalha fazendo o transporte dos materiais necessários para a construção, sendo outra profissão fundamental.

Ou seja, são várias as profissões envolvidas no processo de construção, algumas envolvidas diretamente, como o pedreiro e o engenheiro civil. Já outras, como o operador de máquinas e o motorista de caminhão, atuam indiretamente na construção civil, mas mesmo assim são indispensáveis.

Como escolher uma área de atuação na construção civil

Muitas coisas podem ser levadas em consideração na hora de escolher uma área de atuação na construção civil. Salário, carga horária, possibilidade de abrir seu próprio negócio, tudo isso precisa ser levado em consideração.

Porém, levar em consideração os seus gostos e suas habilidades também é algo muito importante na hora de escolher uma área de atuação no ramo. Por ser um mercado muito amplo, a construção civil é uma das áreas que mais crescem, ou seja, que mais possuem oportunidades de emprego.

Por isso, você pode escolher qual profissão mais se adequa a você e qual delas te deixa mais realizado profissionalmente.

Agora você já sabe um pouco mais sobre onde atuar na construção civil e também como começar a decidir sobre uma das áreas para atuar. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é escolher qual das profissões na área da construção civil mais se adequa ao seu estilo.


Deixe uma resposta