Assentamento de Piso: Preciso fazer dupla colagem?

Se você quer saber mais sobre assentamento de piso e se é preciso fazer dupla colagem, nós podemos te ajudar. De forma geral, a dupla colagem nada mais é do que a aplicação da argamassa tanto no revestimento quanto no contrapiso ou na parede preparada.

São frequentes as discussões sobre dupla colagem ou colagem simples entre os profissionais que trabalham com revestimentos. Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o assunto para você saber de uma vez por todas se é preciso fazer dupla colagem nas suas obras.

Quer saber um pouco mais sobre a dupla colagem e quando ela é necessária nas suas obras? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

O que é dupla colagem

A dupla colagem é a aplicação de argamassa colante, tanto na base de assentamento, que pode ser a parede ou o piso, quanto no tardoz. O tardoz é conhecido como sendo a parte de trás do revestimento, seja ele cerâmico ou porcelanato.

Por outro lado, a colagem simples acontece com a aplicação da argamassa apenas na base de assentamento, seja do chão ou da parede. Ou seja, a dupla colagem acontece de forma dupla, tanto no piso quanto na base, dando origem a seu nome.

Quando usar a dupla colagem

Segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a utilização da dupla colagem é obrigatória quando:

  • Revestimento possuir garras no tardoz superiores a 1 milímetro de espessura;
  • Quando a área do revestimento for superior a 900 centímetros quadrados, ou seja, revestimentos de 30x30cm

Ou seja, se você está trabalhando com revestimentos que tenham mais de 30×30 ou que tenham garras maiores de 1 milímetro no tardoz, é obrigatório fazer a dupla colagem. O desplacamento é um dos principais problemas que ocorrem quando falamos em assentamento de revestimentos.

O desplacamento acontece quando as placas do revestimento começam a se soltar da base, tanto no piso quanto na parede. É um problema que ocorre não só pela falta da dupla colagem, mas também por não respeitar as juntas de movimentação e de dilatação de cada piso.

Por isso, é preciso fazer o assentamento do piso de acordo com as normas técnicas, de forma a entregar um serviço de melhor qualidade para seus clientes.

Vantagens da dupla colagem

São várias as vantagens da dupla colagem no assentamento de pisos na sua obra. A principal delas é evitar o desplacamento do revestimento, que além de criar gastos para seu cliente vai impactar de forma negativa a sua imagem profissional.

Além disso, fazer a dupla colagem garante que revestimentos empenados tenham uma colagem satisfatória. Outra vantagem da dupla colagem é impedir a criação de espaços ocos entre o revestimento e a base.

Agora você já sabe um pouco mais sobre onde é preciso fazer dupla colagem no assentamento de pisos. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é escolher a melhor opção para cada obra e sempre seguir as normas técnicas impostas para um melhor desempenho da sua obra. Para isso, você pode conferir os materiais mais indicados para cada obra no nosso site.


Um comentário sobre “Assentamento de Piso: Preciso fazer dupla colagem?

Deixe uma resposta