Saiba como trabalhar com Mosaico

Trabalhar com mosaico pode ser uma boa forma de aproveitar aqueles pisos coloridos que sobraram da obra, podendo se tornar verdadeiras obras de arte. Por isso, criamos um conteúdo para você que quer saber como trabalhar com mosaico.

Dessa forma, seja como hobby ou como forma de complementar sua renda, você vai poder fazer mosaicos como parte do seu trabalho como azulejista. Além disso, a grande vantagem é que, muito provavelmente, você já vai ter todos os materiais necessários para isso.

Quer saber um pouco mais sobre como trabalhar com mosaico? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você.

Lista de materiais para trabalhar com mosaico

Para você começar a trabalhar com mosaico, é preciso de itens como:

  • Pastilhas e azulejos, é importante que todos tenham a mesma altura, para não deixar a superfície do seu mosaico irregular;
  • Torquês, há versões com roldanas e sem roldanas, as com roldanas são a melhor opção pois permitem um corte muito mais preciso, sem danificar as peças. Você pode conferir alguns modelos aqui e aqui. Já pensou em usar as melhores Alicates Torquês disponíveis no mercado? Sim! As Alicates Torquês da Montolit, produto italiano, são muito resistentes e ergonômicas. Com elas você corta pequenos pedaços de cerâmica ou pastilha de vidro sem esforço.
  • Cola, para colar as peças do mosaico na base que você escolheu;
  • Rejunte, que vai ser usado para preencher os espaços entre as peças do mosaico;
  • Pote para mistura do rejunte, que precisa ser limpo para não sujar o rejunte do mosaico;
  • Espátula flexível, que vai ser utilizada para espalhar o rejunte sobre o mosaico;
  • Esponja, que vai ser utilizada para efetuar a limpeza das sobras de rejunte sobre o mosaico, dando acabamento na peça;
  • Verniz acrílico, que será utilizado para dar o acabamento final, protegendo a superfície do seu mosaico.

Começando o mosaico

Depois de cortar todas as pecinhas do azulejo ou das pastilhas de vidro com o torquês, está na hora de começar o mosaico. O primeiro passo é fazer um esboço do desenho que você quer para o seu mosaico, para depois começar a preencher os espaços na base escolhida.

Para isso, você pode usar um pincel para espalhar a cola pelas peças, e ir fixando cada uma delas com a ajuda de uma pinça. Agora, se você estiver trabalhando com um mosaico com peças de azulejo maiores, pode ir colocando cada uma delas até mesmo com a mão.

Depois de pronto, basta misturar o rejunte com água limpa, misturar bem e começar a aplicar por toda a superfície do seu mosaico. Porém, é sempre bom deixar as peças colarem bem na base antes de começar a passar o rejunte.

Tudo que você precisa fazer é espalhar o rejunte de forma que ele cubra todas as frestas entre os pisos do mosaico. Espere em torno de 10 minutos e comece a retirar todo o rejunte da superfície com ajuda da esponja, que pode ser umedecida em água.

Porém, lembre-se de usar uma esponja e água limpas, de forma a não manchar o rejunte. O último passo é esperar tudo secar e passar o verniz para dar o acabamento do seu mosaico.

Agora você já sabe como trabalhar com mosaico, então só precisa conferir no nosso site todos os materiais que você vai precisar para começar seus mosaicos.


Deixe uma resposta